TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TOPICOS AVANÇADOS

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

//////////

///

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO NO AMBITO SUSTENTABILIDADE _        

3 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO ....................................................... 6

3.1 A SUSTENTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR ............................................... 7

3.2 A SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS E OS INCENTIVOS FISCAIS ...........8

4 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

REFERENCIAS .........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

A situação na qual o nosso ambiente se encontra é preocupação mundial. E a situação se agrava ainda mais pela desordenada exploração e extração dos recursos naturais em prol do desenvolvimento econômico. Esse trabalho vai trazer a importância mais uma vez, da contabilidade em todas as áreas e como ela pode auxiliar nessa questão ambiental e social.

Esse trabalho tem o intuito de mostrar o que está sendo feito para reverter essa situação e quem são as pessoas responsáveis pela situação ter chegado a esse ponto. O trabalho irá abordar o papel de cada setor (setor público, setor privado e terceiro setor) nessa luta pela sustentabilidade. Quais são as medidas que o setor público encontrou para incentivar os empresários a aderir nas suas empresas nos seus produtos, um padrão sustentável.


  1. contabilidade aplicada ao setor publico no ambito sustentabilidade

Para falarmos de contabilidade voltada para a sustentabilidade dentro do setor público, irei primeiramente explicar o que é a contabilidade aplicada ao setor público. Ela representa o principal instrumento de controle e acompanhamento das ações e políticas públicas, materializadas na correta aplicação dos recursos públicos, na condução ética da gestão e na obrigação dos gestores públicos de prestar contas, uma vez que a elaboração de demonstrações contábeis que representem uma visão justa e adequada da movimentação e aplicação de recursos públicos, bem como dos resultados alcançados, é fundamental para alinhar as ações dos gestores e a compreensão dos cidadãos, em consonância com as boas práticas da governança pública.

Como sistema de informações específico, ela vem incorporando novas metodologias e recuperando seu papel, adotando parâmetros de boa governança, demonstrando a importância de um sistema que forneça o apoio necessário à integração das informações macroeconômicas do setor público e à consolidação das contas nacionais. É inquestionável que todo o processo de acompanhamento e controle do patrimônio público deve partir do estudo dos fenômenos e transações que o afetam, além de profissionais que saibam destacar seu devido papel e importância. Consequentemente, deve existir a necessária integração e harmonização na interpretação dos atos e fatos administrativos.

[...] a Contabilidade Pública é o ramo da Ciência Contábil que aplica na Administração Pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos, levando em conta as normas de Direito Financeiro (...), os princípios gerais de finanças públicas e os princípios da Contabilidade (Mota, 2009, p. 222).

Nessa perspectiva se aborda de que forma a contabilidade contribui para o ambiente global e de que maneira capta os inputs externos para processá-los e transformá-los em informações úteis ao processo de tomada de decisões. O ambiente interfere diretamente nas variações patrimoniais (públicas e privadas), que são registradas e estudadas pela contabilidade.

Recebendo e processando dados internos e externos, cabe à contabilidade pública cumprir sua responsabilidade social, informando a sociedade e demonstrando como as ações administrativas podem interferir no sistema global. A atuação da contabilidade aplicada ao setor público depende das ações do Estado numa filosofia de governança pública vinculada a ação política da governabilidade visando à sustentabilidade.


  1. sustentabilidade no setor publico

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vinculo da sustentabilidade no longo prazo, um “um longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. A sustentabilidade deve estar fundamentada no desenvolvimento econômico, preservação ambiental e na responsabilidade social. Deve ser meta de todos os cidadãos brasileiros, dentro das suas diferentes áreas e setores de atuação, fazer com que o Brasil tenha um pleno desenvolvimento, para no futuro o país ser detentor de maior riqueza, onde todos tenham chances de usufruir um ambiente saudável.

A Lei nº. 6.938, de 31 de agosto de 1981 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, destacando a competência do Ministério Público em propor ação de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente e da Lei 9.605/98, que se refere aos crimes contra o Meio Ambiente.

De acordo com o artigo 225, § 1º, VII da Constituição Federal brasileira, “incumbe ao Poder Público proteger a flora e a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com