TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.507 Palavras (35 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 35

ALIFE DA SILVA DE MOURA

OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

IBIMIRIM

2022

ALIFE DA SILVA DE MOURA

OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

                                  Relatório apresentado à Universidade Norte

                                                       do Paraná (UNOPAR) como requisito parcial

                                                      para o aproveitamento da disciplina projeto de ensino em Educação física.

IBIMIRIM

2022

        

                          Relatório apresentado à Universidade Norte

                                                       do Paraná (UNOPAR) como requisito parcial

                                                      para o aproveitamento da disciplina projeto de ensino em Educação física.

IBIMIRIM

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        10

8        CRONOGRAMA        11

9        RECURSOS        12

10        AVALIAÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

      A obesidade é um problema que afeta várias sociedades e está relacionada ao excesso de gordura em relação à massa magra que compõe o corpo do indivíduo. Ela afeta cerca de 42 milhões de crianças (até 2010) em todo mundo e é considerada pela Organização Mundial de Saúde – OMS – um

dos problemas mais graves do século XXI.

      Durante séculos a alimentação foi vista como símbolo de prosperidade e posição social, sendo capaz de expressar carinho e fraternidade. As crianças “gordinhas” eram vistas como bem cuidadas e por isso estavam dentro da normalidade (Dâmaso 2003).

       

     Entende-se que crianças obesas tendem a desenvolver problemas psicológicos, pois as mesmas, muitas vezes, acabam sendo isoladas pelos grupos sociais de seu convívio, sua autoestima é baixa, elas são menos incluídas em atividades físicas (já que são considerados lentos, menos hábeis, dentre outros estereótipos). Alguns autores acreditam que a discriminação social sofrida pelos obesos faz com eles passem a não gostar de si mesmos (esse desagrado já é observado em crianças da pré-escola).

      Segundo a OMS, apesar de ser um problema muito antigo, o sobrepeso tornou-se epidêmico há pouco tempo.  Observa-se que as mudanças globais influenciaram para que isso acontecesse.  A tecnologia é uma das principais vilãs nesta história. O desenvolvimento dos computadores, tablets, aparelhos de televisão, vídeos-games, dentre outros aparelhos eletrônicos, contribuem para o sedentarismo.  Os alimentos industrializados também influenciam de forma marcante no balanço energético.

       De acordo com DÂMASO (2003), a obesidade deixou de ser um problema de classe social e tornou-se um problema nutricional presente em todas as classes sociais, sendo necessários maiores diversidades de conhecimentos relacionados à obesidade.

       É consenso entre os especialistas que se tivessem sido estimulados a hábitos saudáveis e a prática de atividade física quando eram crianças, a realidade da obesidade poderia ser bem diferente. Neste sentido, a Educação Física escolar pode contribuir para a saúde do indivíduo, influenciando de forma positiva na criação de hábitos saudáveis, principalmente no que se refere às práticas corporais, já que “a prática sistemática da atividade física desempenha papel de grande importância para a saúde” (MONTEIRO, 1996, p. 44).

     

                                                                                                                                  

1. Tema

 A obesidade infantil pensada muito além do peso a partir do enfoque das relações interpessoais no contexto escolar.

2. Participação

Promover a saúde de crianças do ensino infantil com sobrepeso envolvendo a comunidade escolar.

  1. Justificativa

A obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por diversos fatores, sendo definida como a presença de excesso do tecido adiposo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um fator de risco para outras doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbios respiratórios, entre outros. Além disso, a obesidade pode causar sofrimentos psicológicos como depressão, ansiedade e compulsão, trazendo comportamentos de vergonha, culpa e baixa autoestima.

Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma a cada três crianças com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no país. Sabendo disso, é notável que a obesidade infantil cresce cada dia mais no Brasil. Devido à alta incidência da obesidade infantil, é necessário ter um olhar atento e preventivo junto às crianças.

Os aspectos psicológicos envolvidos no período escolar podem afetar diretamente o desenvolvimento das crianças que estão acima do peso. Prevenir a obesidade e conhecer os aspectos psicológicos dessa condição, permite realizar reflexões que auxiliam no desenvolvimento e prevenção durante a infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com