TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orcamento público

Por:   •  22/8/2017  •  Artigo  •  5.603 Palavras (23 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 23

LIVRO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

U1 | Seção 2

Orçamento público


Atribuições econômicas do Estado

Mauricio Soares de Carvalho


© 2017 por Editora e Distribuidora Educacional S.A.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia, gravação ou qualquer outro tipo de sistema de armazenamento e transmissão de informação, sem prévia autorização, por escrito, da Editora e Distribuidora Educacional S.A.

2017

Editora e Distribuidora Educacional S.A. Avenida Paris, 675 – Parque Residencial João Piza

CEP: 86041-100 — Londrina — PR

e-mail: editora.educacional@kroton.com.br Homepage: http://www.kroton.com.br/


         Sumário        

Unidade 1 | O Estado na economia[pic 9]

Seção 1.2 - Atribuições econômicas do Estado        4


         Seção 1.2        

Atribuições econômicas do Estado

  Diálogo aberto        

Caro(a) aluno(a)

Nesta seção será abordada as atribuições econômicas do Estado em relação aos aspectos legais, à função alocativa, à função distributiva e à função estabilizadora. Lembre-se de que o contexto se refere a dois personagens (Ana e Lúcio), estudantes que acabaram de integrar a equipe de trabalho em um órgão público e discutem diversos aspectos quanto ao papel do Estado na sociedade como um todo. Agora, para alcançar as competências necessárias e atender aos objetivos proposta para esta seção, propomos a você a atividade a seguir.

Na terça-feira Ana e Lúcio debatiam a respeito do trabalho que Júlia lhes havia solicitado: alocar recursos públicos em infraestrutura  e destinar recursos por meio da função distributiva. Lembraram-se   do vizinho seu Carlos e daquele fatídico dia em que as ruas estavam alagadas pela falta de canalização adequada e do fato de ele não entender para onde iam os recursos da prefeitura. Ana ponderou: “Lúcio, não é somente na infraestrutura das ruas que precisa ter investimento, você não se lembra de quando a mãe da Aninha nos falou daquelas duas fábricas da metrópole de Maré Alta que querem contratar serviços da Cooperativa de Costura de Serra da Esperança (CCSE), mas a cooperativa municipal não tem infraestrutura material, nem mão de obra especializada para atender as gigantes Tudalina e Bela Rosa?” E concluiu: “Lúcio, você viu que existem muitas demandas para serem atendidas; será que vai ter recursos para tudo isso?”. Foi então que Lúcio lembrou: “Ana, quando formos distribuir os recursos na função alocativa e na função distributiva, nós iremos utilizar a tabela com o elenco de prioridades decididas pelo povo na última audiência pública no Ginásio de Esportes Municipal”. E concluiu: “Você se lembre de que isso foi promessa de campanha do prefeito Augusto César?”.

Nesse contexto, você ajudará Ana e Lúcio no planejamento da função  alocativa  e da função  distributiva  para o município  de Serra

4        U1 - O Estado na economia


da Esperança. Pelos levantamentos deles, o ingresso de recursos (impostos, repasses, convênios) para o próximo exercício é de 6 milhões de reais (R$ 6.000.000,00).

Desses recursos, a metade está comprometida com despesas correntes (gasto com pessoal, energia, juros da dívida, manutenção de equipamentos etc.). Pelo fato de o último prefeito ter onerado muito as despesas do município, sobram apenas 3 milhões para investimento, que devem ser muito bem empregados para atender parte das demandas sociais.

Cumprindo compromisso de campanha de que abriria o orçamento para a população, o atual prefeito, Augusto César, realizou sua primeira audiência no plenário da Câmara Municipal no início de janeiro deste ano. Em votação popular decidiu-se que do orçamento seriam destinados 44,5% para a função distributiva e 55,5% para a função alocativa.

Tabela 1.3 | Prioridades aprovadas pela população esperancense foram as seguintes:

Gasto

%

Gasto

%

1º) Construção do posto de saúde da zona norte

15%

5º) Destinação de subsídios (recursos) ao programa Nossa Casa Nossa Vida, de Serra da Esperança

16%

2º) Implementação do renda mínima de Serra da Esperança para atender pessoas pobres

10%

6º) Reforma da Praça da Paz

20%

3º) Custeio de curso superior para 50 jovens de Serra da Esperança, que terão que

se deslocar até a cidade de Maré Alta para estudar

6%

7º) Programa de doação de medicamentos para pessoas carentes

5%

4º) Construção de academia para a terceira idade

12%

8º) Substituição dos dez pedalinhos para a represa municipal de Serra da Esperança

0,5%

9º) Recursos para substituição da massa asfáltica – operação tapa- buraco

8%

10º) Recursos para a equipe de natação de Serra da Esperança

1%

11º) Incentivo à Cooperativa das Costureiras de Serra da Esperança

6,5%

U1 - O Estado na economia        5


De acordo com os dados informados, Júlia determinou que identificassem os gastos de acordo com suas funções – gasto alocativo e gasto distributivo. Ponderou que os percentuais deveriam ser calculados sobre o total de investimento disponível, ainda, salientou que devem ser aplicados os percentuais destinados a cada prioridade de acordo com o percentual consumido de recurso por cada programa, como informado na audiência  pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (509.8 Kb)   docx (407.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com