TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Atributos e Funções

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

Atributos e Funções

O principal atributo do administrador do sistema de custos é definir os conceitos de acumulação, mensuração e formatos de cálculo dos valores a serem incorporados e organizados pelo sistema.

Estes custos operacionais também incluem custos diferentes dos de fabricação:

vendas, entrega, custos de administração, entre outros. Nos sistemas tradicionais de custos, esses itens, geralmente, são incorporados como uma porcentagem dos custos de

manufatura.

A análise dos custos das atividades operacionais permite a identificação das

atividades que se relacionam com cada atributo. Por exemplo, o quadro abaixo exibe a relação entre os atributos dos produtos e suas respectivas atividades operacionais.

Atividades operacionais

  • Comprar;
  • Projetar;
  • Programar;
  • Receber pedidos;
  • Produzir;
  • Armazenar e entregar;
  • Pós venda

Atributo dos produtos

  • Durabilidade;                                            
  • Responsabilidade;                                                                            
  • Flexibilidade;                                                      
  • Serviço ao cliente;                                    
  • Confiabilidade;                                          
  • Disponibilidade;                                            
  • Serviço de apoio                                        

Atributos dos produtos x Atividades operacionais

O ABCII utiliza a abordagem do ABC tradicional para custear os atributos dos

produtos, através de cost drivers e de taxas dos custos. Geralmente, estes cálculos são

realizados em linha reta quando existe uma relação um a um entre a atividade e um atributo do produto. Algumas proporções serão necessárias quando duas ou mais atividades sejam requeridas para determinar um atributo de um produto; ou se uma atividade determina dois ou mais atributos do produto ou se há várias atividades na forma de cadeia de valor.

Da mesma forma, os atributos podem envolver notas, pontos ou graus para as atividades, através de escalas de altas versus baixas atividades que adicionam valor. A idéia é identificar aquelas atividades que não adicionam valor e, portanto, eliminá-las e,

contrariamente, investir e otimizar aquelas que adicionam valor.

O aspecto positivo desse enfoque reside em que permite ver aos gestores como seu trabalho está afetando a organização, já que eles podem identificar que atividades

efetivamente estão favorecendo aos clientes e quais não. Outra maneira por meio da qual os atributos designam pontos ou notas, é analisando como cada atividade é desempenhada. Assim por exemplo, a análise pode focalizar se a atividade excede as expectativas dos clientes, ou é justamente o que o cliente quer, ou está por abaixo das expectativas do cliente. Esse tipo de avaliação está relacionada diretamente com o nível de desempenho. Esta metodologia permite que muitas atividades possam ser simultaneamente organizadas nessas classificações a partir de dois ou mais diferentes atributos.

Segundo Cokins (2000) usando-se dois atributos diferentes em todo o processo

permite ao gerente identificar, por exemplo, se eles estão muito, muito bem em coisas que eles tinham julgado como não tão importantes e, conseqüentemente, se eles estão gastando dinheiro fazendo aquelas tarefas não importantes.

Custos Por Ordem ou Processo

Primeiramente, em função do sistema produtivo e dos produtos fabricados, escolher o sistema de acumulação básico, entre:

  1. Sistema de acumulação de custos por ordem de fabricação;
  2. Sistema de acumulação de custos por processo ou produção contínua.

O sistema por ordem é efetuado normalmente para produtos não seriado, sob encomenda, e a base de acumulação são os custos reais da encomenda ou lote de encomenda.

O sistema por processo é efetuado para produtos em linha de montagem ou produção contínua, e a base de acumulação são os gastos departamentais por onde passam os produtos fabricados em série ou em processo contínuo.

Custeio por Absorção ou Custeio Variável

Com relação ao método, há que se definir se a empresa usará o método de custeamento unitário dos produtos, que pode ser:

  1. O sistema de custeio por absorção apropria todos os custos da área de fabricação. Os custos diretos são apropriados mediante apontamento de forma objetiva e os custos indiretos são apropriados através de rateio, entre os critérios mais utilizados temos a proporcionalidade ao valor da matéria-prima insumida, ao valor da mão-de-obra direta, número de horas-homem, horas-máquinas.
    A principal distinção existente no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nos estoques destes produtos. Nesse sentido reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação entre receita e despesa, na apuração do resultado. Por este motivo é aceito pelo fisco brasileiro. O método de custeamento por atividades enquadra-se como custeio por absorção;

  1.  Custeio variável ou direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. È o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa. Este sistema só agrega os custos variáveis aos produtos, considerando os custos fixos como despesas. O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o que pode gerar o uso da arbitrariedade.
    O sistema de custeio variável procura as distorções existentes nos critérios de rateios exigidos no sistema de custeio por absorção. No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado nesse método, enquadra-se o custeio variável oriundo da teoria das Restrições.

A diminuição da necessidade de rateio deve-se ao fato de que no sistema de custeio variável, são alocados aos produtos e/ou serviços, somente os custos variáveis e, como na maioria dos casos, os custos variáveis também são diretos, ex purgam-se assim os rateios dos custos indiretos.
A margem de contribuição é uma ferramenta utilizada neste sistema, a qual faz parte do preço de venda de um produto e serve para cobertura dos custos indiretos e para formação do lucro. Antes de determinar a margem de contribuição de qualquer segmento, atividade ou produto, é necessário identificar seus custos diretos e eleger o parâmetro representativo e classificar os custos fixos e variáveis diante deste parâmetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com