TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCA - Pesquisa de campo Chinelo de Borracha

Por:   •  29/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS


Empreendedorismo Sustentável

CHINELO: Borracha e tinta

Duque de Caxias – RJ

Abril, 2018

                           Empreendedorismo Sustentável

                               CHINELO: Borracha e tinta

Duque de Caxias – RJ

2018

RESUMO

           Estamos inseridos no meio ambiente e a todo instante interagimos com ele, sua preservação é uma garantia de bem-estar e de uma vida saudável para todos os seres vivos.  Todavia, vivemos em uma era contaminada pelo consumismo exagerado e inconsciente, onde a busca pelo “ter” gera a exploração exagerada dos recursos naturais, desencadeando prejuízos ambientais e sociais, e colocando em risco o planeta e a população. Deste modo, é de suma importância medidas que tenha o objetivo de reverter esse quadro, transformando as atitudes da sociedade, empresas e do governo, visando uma vida ecologicamente correta e um meio ambiente equilibrado. Esta pesquisa destaca a importância da sustentabilidade com foco nos chinelos de borrachas e suas matérias primas. A pesquisa buscou respostas para as seguintes questões: De que forma a fabricação dos chinelos impacta e o que pode ser feito para atenuar seus efeitos no meio ambiente? E nesse trabalho apresentarei a criação de chinelos de borracha sustentáveis como forma de empreendedorismo sustentável.

Palavras - chaves: chinelos de borracha, reciclagem, meio ambiente, sustentabilidade, impactos ambientais, consumo, empreendedorismo.

  1. SUMÁRIO

1        INTRodUção        7

2        informações do produto        8

2.1        FUNCIONALIDADE        10

2.1.2        Características Inovadoras        11

2.2        Público Alvo        11

2.2.1        Estratégias de Marketing para Público Alvo        12

3        Considerações finais        12

Referências        15


  1. INTRodUção

 Os Chinelos ou sandálias são produtos que todo mundo usa, do mais rico ao mais pobre. Crianças, adultos e adolescentes. Este é um dos motivos para este tipo de negócio seja altamente lucrativo. Podemos observar os dados revelados sobre Havaianas a maior empresa brasileira no ramo, de acordo com site Wikipédia ela comercializa cerca de 210 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% se destinam para mais de 100 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1 700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "havaianas" por ano. Esses dados incentivam a novos empreendedores a investir no ramo.

Os chinelos de borracha tradicionais são fabricados a partir da borracha E.V.A pois são de baixo custo e grande versatilidade, e é obtida através da mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. Entretanto esse material é altamente prejudicial ao meio ambiente. O E.V.A é um derivado de petróleo, não degradável, cuja destruição só é possível a 150°, transformando-se em pó que não é absorvido pela terra, nem solúvel. A queima deste material libera gás carbônico, poluente aérico que contamina a atmosfera. Ele é um polímero de lenta decomposição ao contrário dos materiais termoplásticos, que podem ser amolecidos e endurecidos repetidas vezes, os polímeros termo fixos como o E.V.A solidificam-se através de uma reação química não reversível por calor, sendo, portanto difícil o reprocessamento depois de moldado não pode ser reprocessado. O descarte de resíduos de E.V.A constituem em sério problema ambiental pois ele tem uma massa unitária baixa, o volume gerado é muito grande e as áreas para a sua armazenagem (aterros sanitários) começam a ficar escassas. Além disso, o E.V.A não é biodegradável e leva de 250 a 400 anos para se decompor. Uso de E.V.A como matéria prima para produção de chinelo colabora para a reversão de um grande dano ambiental. Pensando nisso surgiu à idéia em fabricar chinelos ecológicos com materiais 100% ecológicos e pigmentação com tinta orgânica.

Os chinelos ecológicos são fabricados a partir das borrachas recicladas ou biodegradáveis. A borracha reciclada demora cerca de 500 anos para se decompor e pode ser reutilizada diversas vezes e se obter um novo chinelo, e a com material biodegradável tendo como fonte principal do solado o látex natural, proveniente das seringueiras se degrada em cinco anos. A biodegradável precisa ser descartada em um ambiente com água, gás carbônico e terra para se decompor, tipo um aterro sanitário. Apesar de toda a preocupação com a sustentabilidade, precisamos fugir do estigma de “eco-chato”, e, para isso, é necessário investir em cores, adornos e estampas modernas para alcançar todos os públicos.

Quanto às cores para fabricação dos chinelos há três tipos de tintas não tóxicas: as tintas naturais, aquelas que contêm zero COV (Compostos Orgânicos Voláteis) e as que contêm baixo COV. Pra você entender um pouco mais, as fabricações destas tintas geram emissões poluentes no ar durante anos. Devido a isto, os níveis permitidos de COV (Compostos Orgânicos Voláteis) têm sofrido novos regulamentos ambientais, que forçam os fabricantes desenvolverem tintas e acabamentos com pouco teor de COV ou com zero COV.

A pigmentação ecológica obtém-se de matéria-prima não industrializada – solvente à base de água, e pigmentos provenientes de minerais, vegetais e insumos animais – as tintas ecológicas não evaporam substâncias tóxicas à saúde humana, conhecidas como COVs (compostos orgânicos voláteis). Estas não poluem o meio ambiente diferente

Outra vantagem que a tinta natural tem em relação às tintas convencionais é ser mais resistente à umidade. Por não utilizar ingredientes industrializados, a opção orgânica permite que os pés respirem melhor, evitando formação de mofo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com