TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.043 Palavras (25 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CLEONICE ROCHA DOS SANTOS

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA AS MICROS E

PEQUENAS EMPRESAS

São Paulo

 2016


CLEONICE ROCHA DOS SANTOS

PLANEJAMENTOS TRIBUTARIO:

IMPORTANCIAS DO PLANEJAMENTO TRIBUTARIO PARA AS MICROS E

PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de conclusão de curso de Pós Graduação em Controladoria e Finanças,  apresentado com o objetivo de aprovação em disciplina MBA em Controladoria e Finanças à UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL,  sob orientação do Prof. Ms. Maurício Lopes da Cunha.

São Paulo

Ano 2016

SUMÁRIO

RESUMO

As Micros e Pequenas empresas (MPE) têm um papel importante na economia brasileira, ambas participam consideravelmente na empregabilidade e no PIB (Produto Interno Bruto), mas com o aumento da competitividade e com a elevada carga tributária do país enfrentam grandes dificuldades para se manterem ativas no mercado. O Planejamento tributário surge como uma ferramenta de extrema importância na tentativa de reduzir o ônus com impostos e na otimização dos lucros dessas empresas. Nessa perspectiva este trabalho consistirá em demonstrar que o planejamento tributário é de suma importância para as micros e pequenas empresas, através da comparação fiscal e análise entre o Simples Nacional e o Lucro Presumido, utilizando métodos e procedimentos técnicos que permitem apresentar  entre a Lei do Simples Nacional e a Lei que embasa o Lucro Presumido, através de uma simulação de dados contábeis, tais como: faturamento, tributação imposta, gastos com folha de pagamento, dentre outros. Desta forma consistirá em uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso. E também uma  pesquisa exploratória e levantamento bibliográfico, com o objetivo de facilitar a compreensão e escolha da melhor forma de tributação.

Palavras Chave: Micro e Pequeno Porte, Planejamento Tributário, Simples Nacional e Lucro Presumido.

1 INTRODUÇÃO

 As Micro e Pequenas Empresas são de grande importância para a economia nacional, nesse contexto, essas empresas passaram a ser vistas como instrumentos do próprio desenvolvimento nacional, bem como geradoras de empregos e distribuição de renda.

Os impactos das micros e pequenas empresas no cenário econômico estão relacionadas à capacidade favoráveis e realizar mudanças rápidas de rumo para se adaptar a nova realidade.

É nesse sentido que o Planejamento Tributário é de suma importância para a sobrevivência dessas e de qualquer outra empresa, uma vez que sua função principal é a diminuição dos pagamentos dos impostos, que representam boa parte do faturamento dessas empresas.

Considerando as diferentes taxas, impostos e contribuições existentes, a alta carga tributária, contribui significativamente em seus resultados econômicos. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, grande parte das micro e pequenas empresas, com a intenção de se estabilizar nesse mercado procuram benefícios, diminuição desses impostos, para que possam aumentar sua capacidade financeira e de lucratividade.

As Pessoas Jurídicas, por opção ou por determinação legal, são tributadas por uma das seguintes formas: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, escolhendo a que melhor se adequar a sua atividade. A partir desta, surge a necessidade de planejar o pagamento dos tributos, com a intenção de uma menor incidência tributária, desde que essa economia se fundamente em mecanismos lícitos que determinam a tributação.

Qual a importância do Planejamento Tributário para as Micro e Pequenas Empresas?

E para atender esta expectativa a presente pesquisa foi realizada através de metodologia bibliográfica, descritiva, exploratória e estudo de caso. A metodologia bibliográfica foi feita através de pesquisas em livros, artigos e textos, pelos quais obtive fontes de dados importantes para assim apresentar o que está sendo abordado.

O estudo de caso desenvolveu-se para demonstrar através de uma simulação de dados, apresentando como é feito o cálculo para serem apurados os tributos de uma empresa no ramo de atividade comercial, comparando entre a tributação no Simples Nacional e no Lucro Presumido, desta forma tendo argumento para uma analise, partindo da opção por um dos regimes optando pelo  menos oneroso para a empresa.

O presente trabalho apresentará dados referente à tributação do Lucro Presumido (PIS/COFINS/ICMS/IPI/IRPJ/CSLL/INSS) e do  Simples Nacional, através de uma simulação como o Faturamento, despesas e outros, possibilitando um estudo da legislação com o planejamento tributário.

Neste cenário terá informações que evidência a importância do planejamento Tributário para as micros e pequenas empresas, permitindo a análise e opção pela melhor forma de tributação para minimizar os gastos com estes impostos podendo otimizar seus lucros.

Com Objetivos específicos de:

a) Demonstrar as formas de tributações existentes na Legislação Brasileira  em que as ME e EPP possam optar;

b) Proceder os cálculos das formas de tributação;

c) Realizar análises e comparações, verificando qual a forma mais econômica de Tributação.

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do Planejamento Tributário para as micros e pequenas empresas. E tornar claro a sua importância para optar pela melhor forma de tributação a ser aplicada, demonstrando o impacto desses impostos na econômica financeira dessas empresas.

2  DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

2.1  CONCEITO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Existem várias definições para micro pequenas empresas, relativamente na  sua caracterização e definição, devido não existir uma definição universalmente aceita, dado os critérios utilizados para nortear essa definição. Desta forma o que normalmente ocorre é considerar o conceito de micro e pequena empresa (MPE) em consonância com as condições gerais de cada país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (360.8 Kb)   docx (182.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com