TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE E ORÇAMENTO DE CUSTO

Wesley Vitor

Elisvanda Souza Ferro

Cintia Kelem F. de Jesus

Eliene Alves Hernandes

Professor- Tutor Externo: Gildeir Israel da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB0424) – Prática do Módulo V

14/06/2019

RESUMO

Atualmente as pessoas estão se conscientizando e colocando em prática as formas de gastos no papel, onde o planejamento dos objetivos está regulado, e orçamentando seus custos para se ter controle no empreendimento. Esse orçamento de custo serve para que os empresários e administradores possam ter uma visão do amplo e ter a certeza que obterá lucros esperados do próprio comércio. Nem todos orçamentos se farão certos, mas o empreendedor deve se buscar estar atentos as mudanças e aproveitar as oportunidades para se manter em um resultado esperado.O empreendedor e o administrador devem-se estar juntos avaliando cada projeto concluído e analisando se seus objetivos foram alcançados. A contabilidade em si proporcionasse balanço em gastos e custos de todo empreendimento e está presente desde o surgimento das civilizações, pois todo indivíduo tem a necessidade de controlar seus bens, e ela auxilia no controle para que todopatrimônio de cunho econômico de qualquer ente, seja de pessoa física, entidade de finalidade não lucrativa, empresas, ou mesmo pessoas de Direito Público, tais como: Estado, Município, União, Autarquia, etc. possa ter bons resultados em seus projetos esquematizado.

Palavras-chave:Patrimônio.Contabilidade. Orçamento de Custo.

1. INTRODUÇÃO

A necessidade que o ser humano tem de não perder seus bens por quaisquer desvios inesperados em seus negócios, pôs o empreendedor com mais cumplicidade e cautela em investir e em manter seus negócios.

É de saber que o empreendimento só sobrevive se tiver organização e planejamento, estratégicas básicas para a evolução, utilizando os recursos para o aumento do negócio, aproveitando assim as oportunidades para a realização que deseja do projeto exposto, sendo concretizado e com lucro.

E com essa visão relatarei a seguir sobre a contabilidade que está presente na vida de qualquer indivíduo e que com a função de auxiliar no controle de manejar seus bens, dando assim um suporte para a área operacional e financeira, visando harmonia nos objetivos, avaliando emelhorando recursos para um novo orçamento de custos e benefícios.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma das ciências mais antiga, está presente desde os primórdios da civilização e manifestou-se em função da necessidade de indivíduo ter controle sobre seu patrimônio, ou seja, os seus bens, direitos e obrigações.

Segundo Iudícibus (1994),a Contabilidade na qualidade de metodologia, em particular constituída para absorver, tomar nota, aglomerar, resumir e interpretar as ocorrências que afetam as situações patrimoniais de cunho econômico de qualquer ente, seja esta pessoa física, entidade de finalidade não lucrativa, empresas, ou mesmo pessoas de Direito Público, tais como: Estado, Município, União, Autarquia, etc.

A suma e irrefutável  importância em conhecer a Contabilidade é baseada  no fato de que além das pessoas físicas, todas as entidades sejam elas, de cunho financeiro ou finalidade não lucrativa, empresas particulares, empresas públicas, sociedade de economia mista, ou mesmo pessoas de Direito Público, tais como: Estado, Município, União e entre outros, devem prestar informações contábeis.

Observe o que relata Ávila (2006). A contabilidade constitui um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, e surgiu em função da necessidade que o ser humano tem de controlar suas posses e riquezas, ou seja, o seu patrimônio. É tão antiga quanto à própria humanidade. Há inclusive, hipóteses de que a contabilidade tenha surgido antes mesmo da escrita e até que tenha sido base para o surgimento desta.

A contabilidade perpassa os séculos, existem achados da pré-história onde as pessoas registravam seus bens em tábuas feitas de barro, já na Idade Média, entre os anos 1202 a 1494, vários estudiosos se dedicaram à pesquisa sobre os métodos e técnicas de controle, o que possibilitou à Contabilidade passar a ser vista como ciência. Nesse período, obras como as de Líber e de Leonardo Fibonacci recebeu destaque.

Já na Idade Moderna, o matemático e frei franciscano Luca Pacioli publicou a obra: La Summa de Aritmética, Geometria, proporcione et Proportionalitá, onde relatou o método das partidas dobradas, onde passa a ser um marco da evolução da contabilidade. Esse mesmo autor é tido como pai da contabilidade.

No Brasil, os primórdios fazeres que frisam a evolução da utilização das técnicas contábeis datam de 1808, quando os contadores da Fazenda Real passaram a utilizar o método das partidas dobradas.

Na atualidade conforme afirma Trindade; Brondani(2005) A pessoa a que atua como contabilista lida e viabiliza diretamente o desenvolvimento socioeconômico da humanidade. Ao mesmo tempo em que evolui sua capacidade, aumenta cada vez mais onde o mesmo atua. Atualmente, esse ser profissional não pode mais ser visto apenas como o elo entre os números, e sim um especialista que agrega valor, espírito investigativo, consciência crítica e sensibilidade ética. Isso se explica pelo surgimento de um mercado mais global e mais concorrente que a todo instante cobra mais conhecimento dos profissionais,pois é o contabilistaque tem como principal finalidade executar o levantamento de dados em geral e fornecer informações econômicas, ou seja,é responsável pela saúde econômica de uma entidade seja qual for a mesma.

Ressalta-sevariados itens pertinentes a compreensão do conceito de responsabilidade social em sua totalidade:

Segundo Bernardo, (2006). O primeiro deles seria a ampliação do alcance da responsabilidade social, que não mais se restringiria ao interior da empresa, visando somente o lucro. O segundo seria ir alémdas suas obrigações legais optando uma política pautada na moral e ética. Por último, a adoção de políticas diferenciadas, de acordo a comunidade em o meio na qual a empresa está localizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com