TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO EM GRUPO 5º SEMESTRE GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  13/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.579 Palavras (11 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 RELATÓRIO EM FORMA DE TEXTO        4

4 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Economia globalizada, abertura de mercado, concorrência acirrada e consumidores exigentes, todas estas mudanças que ocorreram nos últimos anos refletem o atual cenário econômico. Estes fatores exigem que as indústrias se comportem de maneira diferente adequando-se a esta realidade. A inovação deve ser constante. O mercado não absorve mais as ineficiências da produção que anteriormente eram agregadas ao preço do produto. É necessário, portanto que as indústrias readaptem suas práticas de gestão assim como a gerência de custos. Métodos de gestão e apuração de custos que demonstrem os reais custos da indústria ajudam a tomada de decisões, avaliação de resultados e assim a sobrevivência neste mercado competitivo.

Dentre as tecnologias de gestão que podem ser adotadas pelas empresas, uma das principais é o sistema de gestão de custos. A principal vantagem é a capacidade de fornecer informações que auxiliam a tomada de decisões e o planejamento e controle dos recursos de produção, constituindo instrumento gerencial fundamental na busca da sustentação competitiva da organização, que pode ser traduzida, na atualidade, por aspectos que envolvem a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento da organização (SAKURAI, 1997).

Neste contexto, este trabalho analisa a Gestão Indústria com o intuito de identificar os sistemas de custos utilizados pela empresa do setor moveleiro. A entrevista foi feita em uma indústria situada na cidade de Januária – MG. Desta forma,  observarmos o controle e a tomada de decisão com relação à gestão de custos.


  1. DESENVOLVIMENTO

O objeto de estudo do presente trabalho consiste na fábrica de móveis Marcenaria e Carpintaria WB Ltda., localizada na Área Industrial no município de Januária, Minas Gerais, a WB Móveis atual na fabricação de móveis planejados, tendo especialidade à fabricação de cozinha, barzinhos e armários embutidos.

A empresa foi fundada no ano de dois mil e dois, sob a razão social MARCENARIA E CARPINTARIA WB LTDA. O quadro societário da empresa é formado por dois sócios, onde um é formado em administração e fica responsável pela parte administrativa da empresa e o outro trabalha com a parte de fabricação dos móveis.  Atualmente o quadro funcional é composto de dois marceneiros, um entregador e um montador. A administração das compras de matérias-primas, vendas e orçamento é realizada pelos proprietários.  A contabilidade da empresa é terceirizada.

3 RELATÓRIO “GESTÃO INDUSTRIAL”

A fábrica de móveis Marcenaria E Carpintaria WB, utiliza o método do Custeio por Absorção para apurar os custos de produção, onde segundo MARTINS (1990; p38), “consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção, todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos”.

O denominado PEPS é um dos métodos de valorização de estoques. Com base nesse método, a WB apura o custo em base histórica: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS).  À medida que ocorrem as saídas, a baixa no estoque é realizada a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que consumimos primeiro as primeiras unidades adquiridas/produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção ou a ser vendida.

Os custos diretos são lançados aos custos dos produtos/serviços com base nos custos que efetivamente ocorreram na produção. Como os custos indiretos de fabricação não são identificáveis diretamente aos produtos/serviços, estes são lançados aos produtos através da rateio, assim a empresa WB utiliza-se do método direto de rateio, onde os custos gerados em cada departamento são rateados entre eles.

Para tornar-se cada vez mais competitiva no mercado, as pequenas indústrias moveleiras têm adotado o uso de ferramentas de gestão da produção, visando reduzir custos, e aumentar sua produtividade em todo o processo de produtivo. O uso de ferramentas voltadas para gestão de materiais, programação e controle da produção e desenvolvimento de processos, visando então, gerar credibilidade e maior valor agregado ao produto.

Segundo Corrêa (2012, p 17) “planejar é projetar um futuro que é diferente do passado, por causas sobre as quais se tem controle”, portanto, é de fundamental importância o uso da gestão no processo de planejamento e controle da produção para gestor obter uma visão a respeito do futuro para que hoje o mesmo possa tomar alguma decisão. Desse a empresa entrevista, utiliza-se dos demonstrativos advindos da contabilidade como forma de planejar o futuro e avaliar o presente da organização, sabendo que os mesmo são confiáveis e idôneos. Desde modo o profissional contábil não pode mais ser visto como apenas como guarda livros ou emissor de guias tributária, pois atualmente o prestador de serviços contábeis constitui-se num prestador de informações visto que está inserido na saúde econômica da empresa.

As principais ferramentas utilizadas pela a empresa WB são: Planejamento, mercado e finanças.

Planejamento: O objetivo deste item é apresentar as ferramentas relacionadas a planejamento utilizadas no Projeto Negócio a Negócio. Nesta área estão relacionadas cinco ferramentas denominadas: planilha norteadora, análise de mercado, informações da concorrência, matriz meu negócio e a concorrência e ações para neutralizar os concorrentes.

Mercado: No item mercado foram trabalhas oito ferramentas: cadastro de clientes, cadastro de fornecedores, cálculo da produtividade, check-list do ponto de venda e roteiro para ações de marketing, matriz fidelização de clientes, informações trabalhistas, análise da qualidade e gerenciamento da equipe de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com