TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVIDENCIA PRIVADA

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

PREVIDÊNCIA PRIVADA

É um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período que deseja parar de trabalhar. Antigamente era vista como uma poupança extra, além da previdência oficial, mas como o benefício do governo tende a ficar cada vez menor, muitos optam pelo plano como forma de garantir uma renda razoável ao fim de sua carreira profissional.

Existe hoje no Brasil dois tipos de previdência privada, que são a aberta e fechada.

Fechada:  é destinada aos profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe. Neste tipo de previdência o trabalhador contribui com uma parte mensal do salário e a empresa banca o restante, valor que normalmente é dividido em partes iguais, algumas empresas bancam toda contribuição, mas são raras.

Uma vantagem imediata é a possibilidade de se deduzir 12% da renda bruta na declaração anual do Imposto de Renda.

Aberta: essa é oferecida por bancos ou seguradoras. Um dos principais benefícios dos planos abertos é a sua liquidez, já que os depósitos podem ser sacados a cada dois meses.

Opções de Previdência Fechada

PGBL – PLANO GERADOR DE BENEFICIO LIVRE

E o mais vantajoso para que faz declaração do imposto de renda pelo formulário completo, é uma aplicação que incide risco, já que não há garantia de rentabilidade, que poderá ser negativa, mas em acaso de ganho, ele é repassado integralmente para o participante.

O resgate pode ser feito no prazo de 60 dias de duas formas: de uma única vez, ou transformado em parcelas mensais. Também pode ser abatido até 12% da renda bruta anual do Imposto de Renda e tem taxa de carregamento de 5%. É comercializado por seguradora.

Uma das vantagens está na possibilidade de se optar, quando da adesão ao plano, pela idade de quando se começara a receber o rendimento investido.

Esse investimento poderá ser sacado em única parcela ou então em quantias mensais. Pode-se também contribuir com quantias variáveis, o valor acumulado pelo participante poderá ser sacado a qualquer momento.

VGBL – VIDA GERADOR DE BENEFICIO LIVRE

Esse plano é aconselhável para as pessoas que não tem renda tributável, já que não é dedutível do Imposto de Renda.

Nesse tipo de plano também não temos nenhuma garantia de rentabilidade. O primeiro resgate poderá ser feito no prazo de dois meses a dois anos, a partir dos dois anos poderá ser feito a cada dois meses. Possui taxa de carregamento de 5%, e é comercializado por seguradoras.

PLANO TRADICIONAL DE PREVIDENCIA

Neste plano o contribuinte já conta com uma rentabilidade mínima e correção monetária no período da aplicação. No mercado aplica-se a variação do IGP-M acrescido por juro de 6%.

Pode-se abater até 12% da renda bruta na declaração do Imposto de Renda, os rendimentos são repassados em partes que variam entre 50 a 85% do total conseguido. Tem taxa de carregamento de até 10%. É comercializado por meio de seguradoras.

 FAPI -  FUNDO DE APOSENTADORIA PROGRAMADA INDIVIDUAL

Esse plano é aconselhável para quem declara Imposto de Renda usando o formulário simplificado, atualmente quase não mais usado. Não existe garantia de rentabilidade mínima.

Todos os rendimentos são passados integralmente para o participante e pode-se abater até 12% da renda bruta na declaração de Imposto de Renda. Também não possui taxa de carregamento, se o resgate for feito em um intervalo menor do que doze meses, haverá incidência de IOF. É vendido por seguradoras e bancos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com