TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL “Contabilidade Empresarial ”

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.165 Palavras (17 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTABÉIS

ANA PAULA DE OLIVEIRA RIOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Contabilidade Empresarial ”

[pic 2]

Jacobina/BA

2014

ANA PAULA DE OLIVEIRA RIOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Contabiidade Empresarial ”

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Contabilidade Empresarial e Trabalhista, Noções de Direito, Matemática Financeira, Metodologia Cientifica, Seminário Interdisciplinar II, do  2º Semestre.

Prof.(as) Alcides José da Costa Filho, Valdeci da Silva Araujo, Carla Patricia Rodrigues Ramos, Merris Mozer, Marilucia Ricieri e Marcelo Caldeira Viegas.

Jacobina/BA

2014

SUMÁRIO        

1 - INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------- 4

2 - DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------- 5

2.1 – A Contabilidade Empresarial --------------------------------------------------------- 5

2.2 – EIRELI X Sociedade Limitada -------------------------------------------------------- 6

2.3 – Abertura das Empresas ---------------------------------------------------------------- 9

3.0 – Contrato Social -------------------------------------------------------------------------- 12

5 – CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------ 16

6 -  REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------------- 17



1 – INTRODUÇÃO

O objetivo desse portfólio é conhecer os tipos de empresas existentes no nosso país, tendo como objetivo de estudo a EIRELI – Empresa de Responsabilidade Limitada e A Empresa de Sociedade Limitada com dois sócios, conhecer suas definições, diferenças e fundamentações legais. Além disso, o conteúdo aborda e esclarece os passos para constituição de uma empresa, e conhecer os orgãos competentes Junta Comercial, Receita Federal do Brasil e Prefeitura, responsavéis pelo arquivamento das empresas.

Os temas abordados serão esboçados de forma clara e com boa consistência, para que possamos interpretar de forma objetiva, o conceito desse dois tipos de empresa que são fundamentais para a vida do grande e pequeno empresário.

Diante do exposto, este trabalho tem a finalidade de aprimorar conhecimentes, a respeito da Contabilidade Empresarial, os tipos de empresas existentes e os passos a serem seguidos para constituição de uma empresa, de forma clara e objetiva, com o intuito de auxiliar na jornada de estudos.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – A Contabilidade Empresarial

A Contabilidade Empresarial, é fundamental para a vida das empresas, pois é através dela que o empresário passa a planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela entidade, em direção ao alcance dos seus objetivos, mesmo diante das dificuldades encontradas ao longo do caminho.

A contabilidade abrangem diversos setores, pois cuida da vida das empresas, destacando-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contabéis, a auditória e análise de balanços na contabilidade, que são fundamentais para os registros dos fatos praticados pela organização e sistematização dos fatos em forma de demonstrações contabéis que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultados. O patrímonio de uma empresa não é composto apenas por bens tangíveis, ele engloba tudo aquilo que a organização possui, ou seja, seus bens, seus direitos e obrigações, sendo que a contabilidade aplicando suas técnicas e procedimentos, provê o controle desse patrimônio, registrando todos os fatos possíveis.

A contabilidade tem um campo de atuação muito amplo, abrange instituições com finalidade lucrativas ou não, atua sobre o patrímonio das entidades e possibilita aos seus usuários informações sobre mudanças tributárias ocorridas. Para os administradores o interesse nos dados contabéis é fundamental, bem como com mais frequência do que para os demais usuários, pois são eles os responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada organização a que pertencem. Além de gerar informações, a contabilidade permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar ánalises, controlar e também prever situações futuras, entre tantas outras funções.

A contabilidade empresarial vem passando por constantes transformações, cada dia o governo cria novas mudanças que acabam dificultando o trabalho dos contadores e complicando a mente dos empresários, por isso, o papel do controle da contabilidade dentro do processo orçamentario vem ganhando espaço nas tomadas de decisões empresariais, fornecendo subsídios e segurança para a correta aplicação das informações decisórias. Diante disso, a contabilidade pode ser classificada como um componete fundamental na gestão das empresas, pois quando utilizada de maneira de maneira correta, por profissionais responsáveis e capacitados, traz como consequência, maior segurança, redução de riscos na tomada de decisões e melhor desempenho na utilização dos recursos empresarias e o capital investido.

 

2.2 – EIRELI X Sociedade Limitada

        A Constituição Brasileira, possui diversos tipos de formação de empresas, porém vamos destacar as Empresas de Natureza Jurídica Ltda, com dois sócios, e Empresa de Natureza Jurídica Ltda com um único sócio – EIRELI, ambas com características diferentes. Criada pela Lei 12.441/2011, as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada EIRELI, garante ao seu titular uma separação entre o seu patrímonio particular com o da empresa, é uma pessoa jurídica unipessoal, sendo composta apenas por um titular, sem a participação dos sócios, o que a diferencia das demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com