TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Por:   •  16/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Autoria: Irone Wink

Resumo: Este presente estágio busca enfatizar a importância dos sistemas de informações gerencias existentes em uma empresa, trabalhando o tema em uma Agencia dos Correios de pequeno porte. Esta unidade esta localizada no Rio Grande do Sul, conta com nove empregados, presta  serviços de Banco Postal e de correios no segmento comercial(vendas) e operacional(distribuição), tendo três colaboradores no atendimento e vendas quatro na distribuição, um no apoio interno e o da unidade. Os Correios são uma empresa pública que visa sua sustentabilidade e a transparência de suas atividades precisa se evidenciar em cada colaborador e para garantir que todos  se envolvam são inúmeros os sistemas de controle e gestão que são alimentados e observados, gerando as informações em tempo real e para que estas tenham validades devem também ser utilizadas de forma rápida e correta tanto na manutenção mas principalmente na maximização dos resultados.

Para alcançar o objetivo proposto far-se-á observações em dois dos sistemas mais utilizados.

  1. Introdução:

Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos gestor mais diversos segmentos e para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas que visam na otimização no gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa.

Uma das ferramentas que pode ser usada para essa finalidade são os sistemas de informações gerencias - SIG.

Este tema é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, o cenário político é incerto, etc. Todos esses fatores adicionados a uma má gestão geram decisões equivocadas que levam ao insucesso de uma empresa. Portanto é de extrema valia implantar tal sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mas sim algo sólido e no final se tornará um dos pilares para o sucesso da empresa. Lembrando que em relação à necessidade de informações mais depuradas e que segundo Oliveira (2008, p. 73) “...a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enormes quantidades de dados e informações que não são trabalhados e utilizados”.

Tais ferramentas segundo Oliveira (2008) permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias para embasar as decisões que norteiam as empresas, sejam em questões administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores.

A globalização força cada vez mais para que as empresas para que tenham informações precisas e em tempo real disponíveis de forma clara, concisa e objetiva para isso é indispensável implementar sistemas de informações confiáveis que ajudem a atingir as metas e objetivos propostos e que possibilitem acompanhar todos os processos.

2        Descrição do Problema:

Como Sistemas Informações Gerenciais são essências em uma empresa? Neste tópico busca se a colocação real dos SIGs dentro da empresa; onde esta sendo usado, como as informações são sendo coletadas, tratadas, a quem elas estão disponíveis e como estão sendo usadas para o bem da empresa.

3        Objetivo Geral:

Demonstrar que os sistemas inseridos na empresa podem ser considerados verdadeiros pilares base para uma administração saudável e equilibrada, visto que são através destes que são reunidas as informações das mais diversas etapas e áreas de atuação da instituição e que esses são infinitamente uteis na melhoria de postura tanto empresarial quanto se individualizarmos em ações internas de feedback fazendo uso do que os SIGs nos fornecem.

Os SIGs em questão contabilizam as atividades desenvolvidas na área operacional (distribuição) o SGDO controla recebe a partir da chegada do colaborador(carteiro) sua entrada, tempo de serviço interno, subdividindo-se em diversas atividades pormenorizadas que este desenvolve dentro da unidade. Em sequencia são registrado quando o profissional da sua saída para atividade externa (entrega propriamente dita) com os detalhes do que esta sendo entregue o carteiro para entrega (peso da sacola, quantidade de objetos qualificados, etc) e por final são feitos os registros de retorno, registra-se o que não foi entregue e confere-se o que retornou (prestação de contas). No SARC a contabilização e diferenciada pois ele se utiliza do sistema de atendimento que esta em operação nos guichês de vendas dos Correios, desta forma a alimentação se dá fielmente pelo que acontece sem possibilidades de erro por parte do operador no momento de lançamento.

4        Objetivo Específico:

Este trabalho tem o objetivo de avaliar a importância dos sistemas de informações gerencias em uma unidade de pequeno porte integrante de uma das maiores empresas públicas brasileiras.

O estudo apresenta a observância de dois sistemas que os Correios utilizam interligados em sua intranet com propósito de subsidiar decisões locais e usuais do gestor da unidade, bem como proporcionar o controle em seus diversos níveis hierárquicos, apresentando ao presidente da empresa, por exemplo, a situação global.

Os programas escolhidos são denominados SGDO (Sistema de Gerenciamento de Desempenho Operacional) e o SARC (Sistema de Avaliação de Resultados Comerciais).

Neste estágio , em consonância com a matéria estudada, será descrito de forma sutil o que são os Correios, com seus sistemas e controles e ficará evidente que analisar-se-á apenas partes de uma gigantesca empresa com dezenas de programas complexos que visam a compor subsídios bastante confiáveis ao seus executivos.

Os SIGs em questão contabilizam as atividades desenvolvidas na área operacional (distribuição) o SGDO controla recebe a partir da chegada do colaborador(carteiro) sua entrada, tempo de serviço interno, subdividindo-se em diversas atividades pormenorizadas que este desenvolve dentro da unidade. Em sequencia são registrado quando o profissional da sua saída para atividade externa (entrega propriamente dita) com os detalhes do que esta sendo entregue o carteiro para entrega (peso da sacola, quantidade de objetos qualificados, etc) e por final são feitos os registros de retorno, registra-se o que não foi entregue e confere-se o que retornou (prestação de contas). Já na área comercial (vendas) no SARC a contabilização e diferenciada pois ele se utiliza do sistema de atendimento que esta em operação nos guichês de vendas dos Correios, desta forma a alimentação se dá fielmente pele venda ou prestação do serviço que acontece. Este sistema por sua vez é bastante informativo para os envolvidos, pois disponibiliza de forma detalhada vendas dando ao usuário diversas possibilidades de escolha e detalhamentos completos, de venda por dias,mês, ano, ou período escolhido,, guichê com detalhe de matricula do vendedor, itens comercializados, receitas nas diferentes esferas partindo da unidade, regional de vendas, estado e nacional e este compara com a meta preestabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com