TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio de Conclusão da Disciplina de: Psicologia Organizacional e do Trabalho

Tema:A importância da Psicologia para as Organizações

Prof. Gustavo Machado

Ciências Contábeis

UNIFRAN

2013

A psicologia organizacional e do trabalho vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Ela estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, tentando compreender e atuar nos processos realtivos ao trabalho observando situações e apresentando soluções para lidar com as pessoas, grupos e organizações. As empresas como um todo buscam cada vez mais um estado de equilíbrio , para enfrentar os desafios que o meio ambiente externo consegue trazer para dentro do ambiente interno de trabalho. A psicologia organizacional cada vez mais cumpre um papel importante e decisivo na formação de pessoas e de um ambiente organizacional favorável para lidar com as adversidades facilmente encontradas dentro das empresas. Tradicionalmente as principais áreas da psicologia organizacional são ligados a recrutamento, seleção de pessoal, treinamentos, diagnóstico organizacional e clima organizacional. Recrutamento e seleção de pessoal é uma parte importante que consiste em contratar o colaborador que seja mais adequado a vaga oferecida pela empresa. O treinamento consiste em elaborar e ministrar treinamentos individuais ou em grupos de acordo com as necessidades da equipe, esses treinamentos podem ser a fim de minimizar problemas, qualificação profissional, trabalho em equipe, motivação, relacionamento interpessoal etc. Através do diagnóstico organizacional é possível identificar  valores da organização, estilo de liderança, estruturas de poder, fontes de conflitos e desequilíbrios , pesquisa de clima entre outros.

Podemos citar aqui um exemplo em que a empresa RTBA, que recebeu uma proposta de compra de 30% de suas ações, por um grupo de investidores, com o intuito de divulgar as ações da empresa na bolsa de valores e que durante uma pesquisa de clima organizacional realizada pelo grupo de investidores foram diagnosticados alguns problemas: 1-) Elevado nível de estresse: 1 entre 5 funcionários já apresentou afastamento ou comportamento depressivo, nos últimos 6 meses. 2-) Falta de integração da equipe: não há cooperação entre os funcionários, há um elevado nível de fofoca fato que prejudica processos e relacionamentos.

Diante do cenário apresentado poderiam ser tomadas algumas medidas imediatas como por exemplo entrevistas individuais com os colaboradores e com os gestores de equipes, com a finalidade de se averiguar  mudanças comportamentais e dessa maneira filtrar a pesquisa e atuar diretamente com aqueles colaboradores que estão mais propícios a desenvolver um nível de estresse elevado. Poderia também  ser ministrados treinamentos de trabalho em equipe e treinamentos de comunicação porque normalmente os conflitos e fofocas são advindos da falha e falta de comunicação e o trabalho em equipe ajudaria os colaboradores a entender os outros colaboradores e a se colocarem no lugar de outros colaboradores também,.o que os ajudaria muito na cooperação entre os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com