TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Relacionamento        

2.1        O Conflito de Relacionamentos        

2.2        Quando o conflito se torna uma questão pessoal        

2.3        A Dinâmica dos Temas Quentes        

2.4        Os Segredos do Comportamento Produtivo        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade discutir a existência e as conseqüências dos conflitos e as formas de minimizá-los. Apesar de nos comunicarmos diariamente com todas as pessoas nem sempre nos damos conta dos problemas que podem ocorrer, e nunca paramos para refletir sobre sua importância.

No decorrer da vida todas as pessoas estabelecem numerosas relações, entre pais e filhos, amigos, e na maior parte do tempo com colegas de trabalho, que passamos a compartilhar formas de ver a vida, suas necessidades, interesses e hábitos. Na verdade ao começarmos um relacionamento nunca nos damos conta dos conflitos que acompanham essas relações.

Conflitos de tarefas que são fáceis de serem resolvidos, pois abrangem apenas as diferentes opiniões referentes a trabalho ou aos negócios, e os conflitos de relacionamentos que são mais complexos, pois se referem a diferenças de personalidades, ataques pessoais e confrontos emocionais, que contribui para um trabalho cooperativo em equipe.


  1. Relacionamento

Através da conjugação de esforços e energias, conhecimentos e experiências, conjugando sinergias em torno de um objetivo comum, ao se tornar conflituoso, podemos criar um estado de entropia no sistema levando à desintegração total ou parcial do grupo, pela desagregação de esforços e energias.  

  1. O Conflito de Relacionamentos

O homem é um ser complexo, cada um com sua personalidade, maneira de pensar e agir, isso os faz únicos no universo. Porém com a capacidade que cada um tem de pensar pode gerar conflitos de relacionamentos, já que cada um pensa e age de maneira diferente.

É inevitável o conflito em nossas vidas, seja na vida pessoal ou profissional. Podemos analisá-lo de forma positiva ou negativa. De forma positiva quando se trabalha em equipe em uma organização é necessário um conflito, dosado é claro, pois cada um expondo suas idéias e conhecimentos e sendo bem gerenciado chega-se a uma tomada de decisão com qualidade. Já no caso da parte negativa é quando algum individuo do grupo tenta maneiras que prejudiquem o próximo ou mesmo a organização para alcançar seus objetivos.

É necessário que os gerentes tenham uma percepção desses conflitos e saibam como lidar com eles. Robbins (2002) define conflito como “um processo que tem inicio quando uma das partes percebe que a outra parte afeta ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante”.

  1. Quando o conflito se torna uma questão pessoal

Conflitos pessoais nada mais são do que aqueles conflitos que temos dentro de nós. Esses conflitos estão interagindo entre o desejo e a vontade. Precisamos saber lidar bem com esses conflitos pessoais, para que não atrapalhem o andamento do trabalho da organização, para isso é preciso saber controlar as emoções e aprender a trabalhar em equipe sabendo lidar com as diferenças e ter consciência que o desenvolver do trabalho não deve ser importante apenas para si próprio, mas também de maior importância para a organização.

Esse tipo de conflito surge nas organizações onde existe mais participação voltada para o individualismo. É importante que aja um gerenciamento democrático, respeitando-se as diferenças de cada individuo.

Algumas ações podem ser empregadas na administração ou na eliminação de conflitos, como: melhorar o recrutamento e a seleção dos novos funcionários, aplicar o estudo das relações humanas no treinamento, treinar a gerencia em relações humanas e negociação, desenvolver uma avaliação de desempenho focada na melhoria continua, estabelecer reuniões informais de melhoria do relacionamento entre liderança e funcionário, criar canais de comunicação eficaz entre todos, encorajar a participação do funcionário nas ações sociais da organização e estabelecer a cultura da transparência para toda a empresa.

  1. A Dinâmica dos Temas Quentes

Os temas quentes são aqueles para os quais os valores, sistemas de crença ou interesses diferentes ajustam os pontos de vista das pessoas. Inseguranças relevantes que cercam o tema ou decisão não podem ser reduzidas por uma revisão dos acontecimentos disponíveis. O conflito de relacionamentos tem o hábito incomodo de aparecer sem ser convidado apesar dos melhores esforços dos gestores em evitá-lo. Isso acontece por causa da forma pela qual a mente humana funciona.

Quanto aos modelos que ocorrem quando equipes debatem temas quentes, pode-se perceber no início pontos e argumentos repetidos, ao passo que vão surgindo impasses, fazendo com que as discussões se direcionem para o lado pessoal. Sendo assim, cada indivíduo culpa de maneira dissimulada o outro pelo impasse da equipe dando espaço assim as emoções uma vez que um conflito desencadeia atribuições interpessoais negativas e como conseqüência as pessoas podem abertamente culpar os colegas pelos fracassos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com