TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação e situação atual da mulher no mercado de trabalho

Por:   •  9/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

 Erik Giovane Acosta de Gonçalves RA: 1741037

POLO

Sant’Ana do Livramento

2017

Participação e situação atual da mulher no mercado de trabalho

Atualmente a presença da mulher no mercado de trabalho vem sendo muito discutido ao redor do mundo, pois ainda existem percepções equivocadas de que as mulheres são menos capazes de ocuparem cargos de chefia, mesmo com seu nível de escolaridade sendo maiores que os de diversos homens.

A participação feminina em cargos de prestígio é restrita principalmente para as mulheres negras, que são discriminadas por ser mulher e também por sua raça, por isso se enquadram entre as que tem menos estudos, as mais pobres e as que trabalham em situações mais precárias. Ao redor do mundo existem pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza sendo a maioria compostas por mulheres.

Hoje em dia são poucas as organizações que disponibilizam oportunidades de buscarem uma carreira promissora, devido ao fato de que a maioria das mulheres sonha apenas subir mais um degrau na sua devida profissão. As dificuldades encontradas por elas de conseguirem um trabalho remunerado são as que enfrentam quando tem filhos pequenos, por dificultar seu acesso a uma ocupação, sendo de delimitar sua própria escolha de trabalho por ser um local mais próximo de sua residência ou por ter flexibilidade em suas cargas horarias. As mulheres a fim de serem contratadas no mercado de trabalho foram obrigadas a aceitar condições de trabalho e remuneração inferiores às dos homens, apesar das discriminações e barreiras sofridas por elas, cada vez mais as mulheres estão comprometendo o espaço no mercado assalariado masculino.

Promover a mulher no mundo do trabalho é importante para as empresas por que além de ajudar e qualificar a mulher, faz com que as empresas tenham mais lucros por ter um mercado consumidor maior assim dando efeitos positivos na economia do país. As mulheres estão evoluindo a cada ano, elas estão deixando de atuar no ambiente privado e se lançarem no mercado de trabalho. A renda dessas trabalhadoras também tem ganhado cada vez mais importância no sustento de suas famílias, os lares brasileiros estão sendo chefiados um pouco menos por mulheres, apesar dessas melhoras ainda ganham em média menos que os homens tendo mais estudo e qualificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com