TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pericia contabil

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

1- O ERRO é ato não-intencional quando do registro dos fatos administrativos, da elaboração das Demonstrações Contábeis e que resulte em incorreções.  A FRAUDE por sua vez é ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e de documentos, de registros e/ou de Demonstrações Contábeis.


2- O Laudo Pericial Contábil deve conter, no mínimo, os seguintes itens:

 

a)   identificação do processo e das partes;

 

b)   síntese do objeto da perícia;

 

c)    metodologia adotada para os trabalhos periciais;

 

d)   identificação das diligências realizadas;

 

e)    transcrição dos quesitos;

 

f)     respostas aos quesitos;

 

g)   conclusão;

 

 

3- O trabalho de perito deve conter qualidades essenciais , uma delas é a objetividade que é um principio que se baseia no preceito acolhido pelas ciências , qual seja, a execução do julgamento “pessoal” ou “subjetivo”. O perito ao opinar não se deve basear em suposição mas nos conhecimentos científicos adquiridos em sua especialidades.

4- A plena satisfação da finalidade é o resultado do trabalho está coerente com os motivos que o encorajam.

5- Fidelidade é caracterizada por não deixar se influenciar por terceiros nem por informes que não tenham materialidade e consistência competentes.

6- A Perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar a instancia decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou contratação de fato mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.

7- Adaptabilidade: Os Peritos deverão ajustar sua estratégia de tomada de decisão para se encaixar na situação cotidiana. Eles são responsáveis pela mudança de condições, conforme a situação do problema apresentada.
Responsabilidade: Os Peritos assumem uma responsabilidade, caso tenham ou não tenham acertado em seus exames.

Capacidade de decisão:  Um Perito deve ser capaz de tomar decisões rápidas, claras e eficientes.

8- Capacidade moral está alicerçada nas atitudes do profissional.
Independência se refere ao conforto de seu trabalho não permitido interferências que possa constrange-los ou qualquer fato ou efeito que possa comprometer sua independência.

9- As perícias podem ser classificadas em perícia judicial, e extrajudicial, arbitral, administrativa ou operacional.

10- As partes interessadas e o juiz.

11- O campo de atuação da perícia está relacionado a todas as situações contraditórias e de desequilíbrio que envolver uma discussão na sociedade.

12- A perícia é classificada em (voluntária) por vontade ou consentimento do proprietário, ou ordem judiciária (perícia judicial)

13- A perícia contábil divide-se em quatro formas de atuação, são elas:  Perícia Judicial,  Perícia Semijudicial, Perícia Extrajudicial ,  Perícia Arbitral .

14- A perícia, todavia, pode ser “parcial” ou “total“ no exame de contas, demonstrações, documentos ou fatos. Dependendo do que se pretende, fixa-se o objeto a examinar e sua extensão.

15- A perícia judicial é aquela realizada dentro dos procedimentos processuais do poder judiciário, nascida da necessidade do órgão.
auxiliar nos litígios originados nos órgãos fazendários, exceto os referentes a questões tributárias, envolvendo fatos contábeis relacionados com autarquias ou fundações e o pessoal da administração direta ou indireta;

16- Para planejar o trabalho pericial é necessário conhecer a facilidade ou dificuldade que se pode para chegar até os dados que são objetos de exames, assim como a qualidade para a leitura e manuseio dos elementos.

17- Para melhor evidenciar o seu trabalho, devem elaborar papéis de trabalho com os elementos obtidos pelos referidos, conservando-os no mínimo pelo prazo de três anos contados da data da apresentação do laudo respectivo, salvo se o processo encerrar-se antes desse prazo, quando ficará a seu critério conservar ou não por aquele prazo ou por mais tempo todos os papéis de trabalho ou apenas os que considerar indispensáveis.

18- Toda perícia envolve uma questão, ou seja, um pedido de opinião ou informação de quem é competente para a dar. Se a questão está em litígio, em Juízo, existem partes que se conflitam – é inequívoco; o autor reclama direitos e o réu defende-se com seus argumentos. Os fatos são ocorrências que não se confundem com as razões que motivaram uma perícia, mas é preciso conhecer ambos para trabalhar.

19- para planejar o trabalho pericial é necessário conhecer a facilidade ou dificuldade que se pode para chegar até os dados que são objeto de exames, assim como a qualidade para a leitura e manuseio dos elementos.

20- É importante para manter o zelo profissional do perito-contador e do perito-contador assistente.

21- Isso evita que o juiz, por falta de legitimidade , acabe abritando um valor que não seja suficiente para cobrir os custos diretos e indiretos do trabalho pericial. E para ser bem elaborado tem que seguir etapas, onde o perito tem que ter conhecimento do fatos, processos, verificar a relevância e valor das causas  Esse conhecimento, somado à experiência do especialista a uma leitura minuciosa dos autos e, principalmente, dos quesitos, possibilitará prever com precisão os procedimentos que deverão ser adotados para obtenção da prova pericial e, consequentemente, apresentar uma proposta de honorários que contemple todos os gastos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com