TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributário

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.607 Palavras (27 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 27

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PORTÃO

CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE

ADIELE MACHADO

ISABEL PEREIRA

THAÍS JESUS RITHER

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

ORIENTADOR: WALDIR NEVES

PORTÃO

JULHO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

3

2. ELEMENTOS

4

2.1 Elementos Pré-textuais

4

2.1.1 Capa

7

2.1.2 Sumário

7

2.2 Elementos textuais

7

2.2.1 Introdução

7

2.2.2. Desenvolvimento

8

2.2.3 Conclusão

8

2.3 Elementos Pós-textuais

9

2.3.1 Referências

9

3. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

11

4. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS

15

4.1 Caderno de Campo

15

4.2 Pôster

18

4.3 Apresentação Oral

20

5. REFERÊNCIAS

21

1. INTRODUÇÃO

Ao decidir abrir uma empresa, a maior dúvida do empresário é quanto terá que pagar de impostos. O empresário tem por objetivo de se estabilizar no mercado e enfrentar a concorrência, com isso procuram reduzir custos e obter lucros. Um bom Planejamento tributário vai influenciar e muito para o sucesso de um novo empreendimento, interferindo diretamente no resultado econômico da empresa, pois a carga tributária em nosso país é muito alta.

A tributação em si é bastante complexa, com inúmeras leis e constantes alterações, dificultando o entendimento dos empresários, sendo assim, carentes de bons contadores que supram as necessidades de esclarecer suas dúvidas, “tornando fundamental uma contabilidade de qualidade que priorize a informação correta”.

Com o auxílio do nosso orientador, Professor Neves, Waldir demonstraremos nesta pesquisa as diversas modalidades de enquadramento, trazendo as opções de uma melhor modalidade tributária para cada segmento, podendo desenvolver um planejamento estratégico que permite a avaliação de estratégias a partir da definição dos objetivos propostos e a possível diminuição da carga tributária dentro das determinações legais.

No primeiro capítulo deste trabalho, é apresentada a introdução descrevendo a relevância da pesquisa, com a descrição inicial do tema, apresentando os capítulos seguintes.

No segundo capítulo, temos o objetivo deste trabalho com as metas estipuladas para a realização da pesquisa; a seguir a justificativa demonstrando a importância e viabilidade do desenvolvimento da pesquisa, logo após o referencial. Em seguida apresenta-se a metodologia, ou seja, de que forma montamos este trabalho, com a descrição detalhada da natureza da pesquisa, no capítulo a seguir o embasamento teórico analisando os tipos de Regimes Tributários incidentes nas empresas brasileiras.

O Planejamento tributário, apresentado no sétimo capítulo, mostrando que é possível reduzir notavelmente a carga tributária de uma empresa se ela realizar um bom planejamento tributário, se optar pelo regime de apuração baseado na realidade de cada empresa, por fim a análise dos resultados feita pelo grupo, demonstrando os dados com as nossas conclusões e a bibliografia consultada.

2. OBJETIVOS

O objetivo do nosso projeto é apresentar qual a melhor modalidade de tributação para enquadrar uma empresa, para que a mesma gere mais lucro, demonstrando que através de pesquisas podemos reduzir custos.

Identificar qual a forma de tributação será mais viável, evidenciando as vantagens e desvantagens entre elas, realizando comparações, verificando assim, qual a forma mais econômica de tributação.

3. JUSTIFICATIVA

Uma das grandes causas de uma empresa não conseguir ficar com as portas abertas por mais de três anos, além de má gestão, é a elevada carga tributária, conforme pesquisa do IBGE, onde indicou que das 464,7 mil empresas abertas em 2007, 48,2% fecharam suas portas em 2010. Segundo o mesmo estudo 23,9% fecharam ainda no primeiro ano e 38,7% no segundo.

Portanto, se a empresa pretende diminuir os encargos tributários, deve fazer um planejamento tributário. O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir ao máximo o pagamento de tributos dentro de suas legalidades fiscais.

Através do planejamento tributário, poderá auxiliar a empresa a escolher dentre eles o mais vantajoso para ela, economizando, poderá utilizar mais recursos para expandir seu negócio. Os empresários e seus contadores deverão estar preparados e se planejar, diante de tanta concorrência.

[pic 1]

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 Contabilidade

Contabilidade é uma ciência que tem como objetivo manter um constante controle sobre o patrimônio da empresa, através de dados econômicos.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobre maneira para tomada de decisões. (MARION, 1998, p.23).

4.2 Planejamento fiscal e tributário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)   pdf (354.5 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com