TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Plurianual Participativo

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Jéssica de Oliveira Santos                       Matricula: 235935

Curso: Ciências Contábeis – V Período – Noite

Prof: Luís Silvério

PPA, LDO, LOA

Todos os gastos tem de estar previstos na lei, e sua gestão deve ser feita de forma para que não sejam utilizados recursos aonde não são necessários.

A PPA,LDO,LOA  definem 3 principais leis que devem ser seguidas na hora de fazer o orçamento da união,elas são aprovados no parlamento,cada uma é analisada previamente por senadores e deputados.

Orcamento da Uniao é votado anualmente no mês de Dezembro, serve para organizar tudo que será gasto e pago no ano seguinte com o dinheiro público.

PPA (Plano Plurianual) -  realiza o planejamento do governo para os próximos 4quatro anos, são definidos programas,ações ,objetivos e as metas da administração pública,no PPA são definidos quais as prioridades dos gastos

LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentárias) – Vale por um ano, define as metas e prioridade do governo para o ano seguinte, orienta como deve ser feita a lei orçamentária anual.

O próximo passo é aprovar a LOA (Lei Orçamentária Anual) também valida por um ano, ela estima a receita e fixa a despesa do ano seguinte,nela contém reajustes importantes como reajustes do salário mínimo, e o crescimento estimado do PIB (Produto Interno Bruto)

Orçamento participativo

 - Participação da população na realidade do país.

 - Saúde e educação precárias na Cidade Tiradentes

A comunidade diz como o dinheiro público deve ser administrado. O exemplo citado no vídeo refere se a Cidade Tiradentes na Zona Leste de São Paulo. São realizadas reuniões com os moradores e são apresentados todos os problemas do bairro na opinião dos moradores, dentre todos os problemas apontados são escolhidos os mais urgentes, nesse caso cobraram da prefeitura a construção do hospital da região que estava com a obra paralisada a 3 anos, depois de vários comícios e manifestações da população foi dado andamento na obra de construção e hoje o hospital esta funcionando com aproximadamente 80% de sua capacidade.

O vídeo nos conscientiza sobre a importância de reivindicar nossos diretos,e cobrar mais das pessoas que votamos nas eleições.

Orçamento Participativo – SBC

Algumas das ações realizadas e em andamento na Cidade de São Bernardo do Campo:

  • Modernização do Estádio Primeiro de Maio
  • Abertura do Novo Acesso para o Parque Selecta
  • Revitalização da Praça dos Trabalhadores
  • Revitalização da Estrada do Rio Acima
  • Córrego Capuava
  • Nova Praça Geraldo Capitâneo
  • Piscinão Vila Orlandina
  • Reforma e Ampliação da UBS Planalto e Baeta Neves.

A cidade de São Bernardo do Campo realiza também o PPA Participativo que é o planejamento com a população da cidade de São Bernardo,nele constam as ações que serão feitas na cidade a longo prazo,sendo assim a cidade é organizada em vinte regiões , cada região realiza uma reunião e definem 5 macro diretrizes que guiam as ações do governo para os próximos quatro anos,dentro de cada diretriz é apontado um programa que será feito para melhorar a vida na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com