TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual 4 semestre

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Noções de atuaria

É uma área de conhecimento que analisa os riscos e as expectativas financeiras e econômicas, é o profissional responsável pela análise e quantificação de riscos atuariais, desenvolvendo o conhecimento em matemática e estatísticas para avaliar aplicações financeiras de futuros eventos. Para definir as obrigações o atuário junta todas as hipóteses atuariais que tem relação direta com o plano de custo e seu equilíbrio. A profissão de atuário está crescendo muito, o profissional exerce suas atividades em várias áreas mas se relaciona principalmente à previdência, e se destaca na área de investimentos, doenças/invalidez, lançamentos de probabilidades, programas governamentais.

Existem classificações de atuação desse profissional de acordo com o objeto de trabalho e atual no ramo de atuário vida, que é aquele que desenvolve atividade com o foco voltado para as atividades de seguros de vida e planos de previdência social; O atuário não vida, com o foco voltado para atividades de seguros de danos gerais e o atuário financeiro que desenvolve atividades financeiras.

Segundo o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) o atuário deve mensurar a administrar riscos, nos casos específicos de seguros, o que o atuário calcula é a probabilidade de ocorrência dos sinistros que gerarão as indenizações aos contratantes de seguro.

Foi a partir do século XX, que a área de seguros expandiu e com ela o estudo atuarial, as empresas de seguros e pensão no mercado financeiro. Dessa forma foi necessário um crescimento igualitário e foi neste embalo que essa ciência se especializou ainda mais, principalmente nos campos econômicos e financeiros. As organizações que investem num profissional competente tendem a obter maiores ganhos e menores riscos. A continuidade das empresas necessita de ter um bom planejamentos, mas para isso a peça chave é o atuário capacitado e habilitado, onde possa fazer o planejamento da sua empresa utilizando ferramentas nas informações geradas por sua própria administração, que irá permitir executar seus planos traçados e se eventualmente encontrar encontra alguma mudança no decorrer do caminho.

Apesar de ainda ser praticamente desconhecida entre os jovens, essa é uma profissão que deve ganhar espaço no país. As empresas desse setor são uma das maiores fontes de emprego para a categoria, a profissão atuarial tem se desenvolvendo de forma significativa e marcante, reconhecimento da importância do trabalho atuarial pelos Órgãos Governamentais de Fiscalização e controle das atividades econômicas onde o atuário exerce a sua profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com