TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Circulação Simples

Artigo: Processo de Circulação Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Artigo  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

1-

M-D-M

Esse processo se chama Circulação Simples.

Ele se inicia com a VENDA de uma mercadoria sendo que o dinheiro é o mediador desse processo. Eu vendo a mercadoria transformando-a em dinheiro e utilizo esse dinheiro para comprar outra mercadoria que pode ter o mesmo valor da primeira que fora vendida. O dinheiro aqui além de mediar o processo é gasto em função da outra mercadoria e assim o ciclo termina; sua finalidade é o consumo, portanto, o valor de uso da mercadoria trocada, ou seja, finalidade se encontra fora da esfera da circulação, se encontra na esfera do consumo.

D-M -D

Esse processo pode ser chamado de Circulação Capitalista e os dinheiros iniciais e finais não podem ter o mesmo valor. A mercadoria aparece como mediadora do processo de circulação e o dinheiro é o começo e o final do processo. Esse dinheiro inicial é adiantado para ser recuperado no final, sendo um ciclo ininterrupto aonde a finalidade é o dinheiro, portanto, o valor de troca da mercadoria é o eixo central desse processo. Ele é um processo tautológico dado que o dinheiro inicial e final são iguais em forma (qualitativamente iguais), são ambos dinheiro, apenas diferindo em sua quantidade. Nesse processo o valor inicialmente adiantado se mantém na circulação e nela, altera sua grandeza de valor adquirindo Mais-Valia (mais-valor) ou se valorizando; esse processo levará em sua transformação em capital. O objetivo desse processo está na circulação porque é nela que o dinheiro se valoriza (valorização do valor).

2- Não, para Marx a força produtiva é dos homens, que são os agentes no processo de produção.

3-O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.

4-Letra D. O capitalismo mercantil criou inicialmente uma forma comercial mais aberta à concorrência, pautando nestes princípios as políticas nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com