TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos adm

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Gabriela Clara Oliveira R.A: 9902002966 Cursos: Ciências Contábeis- 3ºSem.

Gerentes da Eaton concentram-se em influenciar pessoas

São 07:30 da manhã, hora da “seção perguntas” na fábrica da Eaton. Dez operários sindicalizados, representando equipes de trabalho, sentam-se em volta de uma mesa de reuniões. “Como foram nossas vendas ontem?”, pergunta um supervisor na ponta da mesa. Um funcionário, olhando para uma folha impressa de computador, responde que foram 625.725 dólares. “E no mês?” De outro operário vem a resposta: 6.172.666 dólares. A Eaton pode não ser um nome famoso, e seus produtos – incluindo engrenagens, válvulas para motor, eixos de caminhão e interruptores de circuito – não são atraentes, mas seu sucesso no aumento da produtividade e na redução de custos lança muita dúvida sobre o que se tem escrito recentemente a respeito de trabalhadores norte-americanos desmotivados de corporações norte-americanas fracas.

Fazer as pessoas pensarem por si mesmas – e trabalhar em equipes – é importante para a Eaton. A empresa começa contratando gerentes que não sejam autocráticos e treinando-os para aceitar interferências em sua autoridade. Os gerentes que se adaptam, no entanto, tendem a ficar em uma fábrica por muito tempo. A mesma pessoa é gerente de fábrica em Lincoln desde 1980. Em Kearney, onde os operários trabalham em meio ao ruído e ao calor da fundição, as bonificações são baseadas no desempenho geral da fábrica comparado ao do ano anterior.

        No primeiro trimestre, por exemplo, a fábrica de Kearney superou o lucro e os critérios de custo no mesmo período do ano anterior em 7 por cento – e os operários receberam bonificações trimestrais de cerca de 500 dólares cada um. Os funcionários de Kearney têm recebido regularmente uma bonificação a cada trimestre desde que o sistema foi introduzido.

        Há outra forma de reconhecimento não relacionada a pagamento. Em comemoração, a fábrica em Kearney fez recentemente um churrasco na hora do almoço para marcar o 365º dia consecutivo do primeiro turno sem qualquer  acidente de trabalho.

        A gerência da Eaton está satisfeita com o desempenho de sua fábrica em Kearney. Como indicação de seu desempenho, a Ford Motor Company tem dado prêmios de qualidade à Eaton pela alta qualidade dos componentes automotivos que ela fornece.

Em decorrência  do sucesso da fábrica de Kearney, a Eaton recentemente abriu outra fábrica perto de Hastings, Nebraska. A gerência quer contratar em Hastings o mesmo tipo de pessoas de Kearney. Um porta-voz da empresa disse que as pessoas contratadas em Hastings estão fazendo jus à reputação estabelecida pelos 800 associados da Eaton na fábrica em Kearney. Se as pessoas fossem gerenciadas na fábrica de Hastings de maneira semelhante à gerenciada na fábrica em Kearney, a fábrica de Hastings obterá tanto sucesso quanto a de Kearney.

De acordo com o caso, responda:

  1. Enumere três problemas que poderiam acontecer por falta de comunicação na Eaton.

Pode ocorrer desorganização, pelo fato de não ter comunicações internas entre setores na empresa ou então uma comunicação direta entre coordenador e supervisor.

Ocorrência da ausência de feedback, ou seja, não há um acompanhamento junto a equipe de fatos ocorridos na empresa.

Comunicações paralelas, as famosas “rádio- peão”. No caso delas podem gerar assuntos errados e destorcidos.

Diminuir concentração de serviço e motivação, já que não há um colaborar que faça esse tipo de comunicação com os funcionários.

  1. A Eaton contrata gerentes não autocráticos para trabalharem na empresa. Que tipo de gerentes são esses?

São gerentes que não possuem características como serem lideres autocráticos, esses causam desvantagens quando há liderança em equipes organizacionais.

São lideres com autoridades, opiniões fortes, e focado apenas em sua tarefa. Tomam decisões individuais sem precisarem de opiniões de outros lideres, além de não se importarem com o que seus funcionários pensam.  É o tipo de gestores que ordenam e impõe suas decisões, desestimulando inovações organizacionais.

Assim a Eaton contrata gerentes não autocráticos pelos mesmos possuírem características contrárias e positivas em relação ao líder autocrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com