TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissões do Futuro: O que são, Principais e Áreas em alta

Por:   •  11/10/2021  •  Resenha  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

Aluna : Brena Mascarenhas

Mat. 01256396

Profissões do Futuro: O que são, Principais e Áreas em alta

        Ao projetar a carreira, um erro comum é pensar em ocupações com grande demanda no momento, em vez de voltar a atenção para as profissões do futuro.

Demora algum tempo para que o profissional adquira conhecimento e experiência prática para se destacar na função escolhida.

Por conta disso, entre a decisão de se dedicar àquela profissão e o momento de colher os frutos com um bom emprego ou empreendendo no setor, muita coisa pode acontecer. O que antes era promissor pode rapidamente virar obsoleto. As profissões do futuro são tendências ou ocupações já existentes, mas que serão mais valorizadas no mercado de trabalho, pois estão alinhadas com as tecnologias e as demandas de desenvolvimento em suas áreas de atuação.

Quais são as principais profissões do futuro no Brasil?

Analista de Big Data

O volume crescente de dados nas empresas e no mercado é indiscutível e, claro, pode ser convertido em resultados, se for tratado e analisado estrategicamente. É aí que entra o analista de Big Data!

Além de conhecer as melhores ferramentas de gerenciamento de dados, esse profissional é capaz de segmentar, tratar e analisar tais elementos, transformando-os em informações estruturadas para a tomada de decisão dos negócios.

Gestor de informação

As informações transitam na empresa, em e-commerces e nos sistemas de diferentes maneiras. Logo, o gestor de informação é o responsável por gerenciar essa dinâmica e fazer com que ela seja otimizada, eficiente e, claro, segura.

Esse cargo é de nível gerencial, mas também pode coordenar equipes de TI e outros profissionais a fim de garantir a sistematização dos fluxos de informação de uma organização. Por esse motivo, cursos de Sistemas da Informação e de Engenharia de Controle e Automação são boas opções de formação.

Cientista de dados

O cientista de dados tem uma visão generalizada do negócio, capaz de desenvolver modelos e mecanismos de aprendizados que geram informações estratégicas à empresa. Ele usa técnicas de programação e de matemáticas avançadas para encontrar soluções passíveis de serem executadas no mercado ou no campo científico.

Ou seja, ele analisa a demanda, considera as possíveis resoluções e aponta aquela que será mais eficiente no contexto. As graduações em Engenharia da Computação e em Ciência da Computação são boas opções a quem deseja investir nessa carreira.

Data Protection Officer (DPO)

Novidade no mercado, essa função é fundamental para os negócios, sobretudo no que diz respeito aos requisitos legais. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse é o responsável máximo pela sua implantação em uma empresa.

O DPO é quem define estratégias, implementa e fiscaliza a efetividade quanto à proteção de dados em uma organização. Sua formação começa, por exemplo, com cursos de Sistemas de Informação ou de Rede de Computadores.

Analista de Machine Learning

O especialista em Machine Learning também está entre as principais profissões do futuro. Resumidamente, é o profissional responsável por programar, desenvolver e “treinar” máquinas com capacidade de aprenderem de forma autônoma. O Machine Learning — ou aprendizado de máquina — permite que um sistema aprenda a cada interação que promove. Contudo, sem o analista que o programa para captar as informações exatas, ele não conseguirá os resultados esperados. Empresas que estão em busca de tais profissionais anunciam vagas solicitando graduações em Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, Estatísticas e áreas similares.

Desenvolvedor de aplicativos

     Os programadores de aplicativos dominam diversos programas e integrações para o desenvolvimento de soluções a clientes finais e a empresas. Eles recebem a demanda de quais funcionalidades os aplicativos devem oferecer e criam suas conexões.

Além disso, preocupam-se com a experiência do usuário (UX) e a interface de Desenvolvimento Mobile, ou seja, a forma como os clientes enxergam a ferramenta no celular.

Formações na área de TI são as mais comuns, mas graduandos em Marketing e em Administração mais engajados com especializações em tais ferramentas de desenvolvimento também têm grandes chances de sucesso.

 Especialista em Telemedicina

O campo da saúde também teve fortes impactos tecnológicos, fazendo com que a Medicina pudesse acontecer de maneira remota. A prática foi ainda mais intensificada com a pandemia do novo coronavírus, já que o atendimento virtual se tornou uma das únicas alternativas em determinados casos de isolamento e distanciamento social.

Logo, há uma crescente demanda por profissionais com especialização em Telemedicina. Eles examinam, diagnosticam e administram os tratamentos mais apropriados aos pacientes com o auxílio de médicos acessíveis e, claro, da tecnologia remota. Formações em Enfermagem ou em Gestão Hospitalar, por exemplo, são bem-vindas.

Consultor em Biomimética

Esse profissional trabalha com o que é considerado uma das principais ferramentas de inovação. Trata-se da inspiração na natureza para solucionar os desafios humanos, sobretudo em empresas, produtos e serviços, de um jeito sustentável e escalável.

Forbes, inclusive, chama a área de Biomimética de “próxima grande tendência tecnológica”. E não é para menos, afinal, a ideia é buscar o progresso com o meio ambiente — e não às suas custas, como ocorreu até hoje.

Assim, é possível criar embalagens sustentáveis, utilizar melhor os materiais e atuar com eficiência energética. Esse profissional pode vir de diversas áreas, mas, normalmente, desponta das Ciências Biológicas somadas às áreas tecnológicas e até mesmo à Arquitetura e Urbanismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (286.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com