TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Controladoria Pronto

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.208 Palavras (21 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 21
  1. Controladoria e Gestão Empresarial.

De acordo com Oliveira, Perez Jr. E Silva a controladoria e sua gestão tem por objetivo a influência no processo decisório nas informações de planejamento e controle. Assim, sua missão é otimizar resultado econômicos através das informações do processo de gestão.

Segundo Sandra Figueiredo e Paulo César Caggiano a controladoria pode ser dividida em 3 (três) estruturas que seguem, com maiores percepções nos itens e abaixo e no anexo 1 p.

Dentro destes conceitos observamos que o planejamento na empresa é fundamental, portanto a empresa estudada será um escritório contábil muito conhecido e bem conceituado no mercado, que tem por sócio-diretor Victor Domingos Galloro ex-presidente de Conselho Regional de Contabilidade – CRC e atual presidente da empresa Galloro e Associados Gestão de Contabilidade e Serviços Integrados S/C Ltda. Logo para a execução das atividades a serem desenvolvidas na empresa o planejamento estratégico tem de ser bem elaborado, sempre visando agilidade e confiabilidade na execução do mesmo para que seja evitado retrabalho. E, assim são realizadas as atividades internas da Galloro, com um cronograma bem elaborado e a confiabilidade de que cada colaborador irá executa-lo de maneira útil e, visando outras oportunidades para aperfeiçoamento do planejamento. Vemos então a execução das operações e o fazer e executar de forma a otimizar os objetivos da empresa, estendendo a estratégia para o ambiente interno rumo a captação de clientes.

  1.  Estrutura para planejamento e controle;

Na visão de Figueiredo e Caggiano "Enfoca a necessidade de o controle possuir amplos conhecimentos não só da área contábil, como também de outras disciplinas para desempenho e suas funções". (Figueiredo e Caggiano, 2°ed. P 18).

Para Oliveira “... caracteriza o aspecto moderno das funções e atividades da Controladoria. Neste segmento devem estar incorporadas as atribuições concernentes à gestão do negócio,...” (Oliveira, Perez Jr. E Silva, P 7). anexo p.

A melhor forma de compreender a funcionalidade da Galloro é pelo anexo p. , pois a metodologia de trabalho, agrupada ao desenvolvimento estratégico se define em sua projeções e orçamentos, a contabilidade num todo, o acompanhamento da execução do planejamento, sua escriturações contábeis e fiscal evidenciando o sistema de informações gerenciais para a analise de sua estrutura.

  1. Planejamento;

De acordo com Figueiredo e Caggiano planejamento “... Faz Se uma análise, com relativo nível de detalhes, do processo de planejamento, começando com uma discussão de planejamento de longo prazo com o objetivo de estabelecer as metas de e longo prazo da organização." (Figueiredo e Caggiano, 2°ed. P 19).

De acordo com Oliveira “Assessora a direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos;”. (Oliveira, Perez Jr. E Silva, P 9)

Um planejamento bom precisa de acompanhamento durante seu desenvolvimento, seja ele em curto ou longo prazo. Para isso é necessário a atenção do controller para apontar os pontos críticos e alertar caso alguma estratégia esteja se d”desviando” do planejamento. Portanto nesta etapa a empresa precisa da assessoria e discutir o planejamento, se necessário, para que as metas e os objetivos sejam alcançados.

  1. Controle;

De acordo com Figueiredo e Caggiano "... Relacionando controle com planejamento, estabelecendo que o propósito do controle seja assegurar que as atividades da firma estão de acordo como planejado." (Figueiredo e Caggiano, 2°ed. P 19).

De acordo com Oliveira trata-se do acompanhamento “verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos.” (Oliveira, Perez Jr. E Silva, P 9).

Controlar aquilo que já esta elaborada. Logo a empresa não pode deixar suas estratégias somente nas primeiras etapas, simplesmente, planejar, elaborar e executar. E necessário uma análise pós-planejamento para verificar se existe “falha” que possam prejudicar toda a estratégia, assim buscando corrigir as possíveis falhas, ou até mesmo revisar todo o planejamento visando a maior redução de riscos possível. O maior propósito neste controle é evitar que os planos traçados e objetivos sejam prejudicados para não afetar a visão e a missão da empresa.

  1. Visão Sistêmica da Empresa.

De acordo com Figueiredo e Caggiano entende-se por empresa uma sociedade criada para o bem da sociedade, ou seja, quando uma entidade é aberta, seu objetivo, é o bem estar da sociedade, pois está empresa proporcionará produtos e/ou serviços para o consumidor, além de oferecer emprego, recursos materiais, humanos e tecnológicos a sociedade.  (Figueiredo e Caggiano, 2°ed. P 24).

Para Padoveze estes sistemas abertos das empresas interagem com a sociedade, e é esta interação que provoca influência nas pessoas. Assim, os recursos que as empresas disponibilizam aumentam o padrão de vida e o desenvolvimento da sociedade com seus produtos e serviços. (Padoveze, Clovis Luiz. Controladora estratégica e operacional. São Paulo. Thomson, 2003, p. 13).

Em sua visão sistêmica a Galloro e Associados nasceu com o objetivo de prestar assessoria contábil, fiscal, administrativos, financeiros, e outros para um melhor desenvolvimento empresarial e a sociedade, a fim de que o crescimento econômico seja com uma amplitude a fornecer melhor qualidade à sociedade. Analisa-se que toda entidade, seja capital aberto ou fechado, filantrópica ou privada, concorrente direta ou indireta, todos têm um objetivo em comum, oferecer um bem estar para a sociedade. Para que estas organizações sobrevivam em meio à economia é necessário "agradar" o publico, pois uma empresa em que seu objetivo não for oferecer serviços ou produtor aos consumidores a tendência é o negocio desaparecer em meio à economia competitiva.

  1. Missão e Subsistemas Empresariais.
  1. Missão da empresa.

Segundo Figueiredo e Caggiano a missão significa sua finalidade, objetivo ou propósito básico e permanente de sua existência, onde a empresa oferece produtos ou serviços para a satisfação ou necessidade do consumidor. (Figueiredo e Caggiano, 2°ed. P. 24. Controladoria).

Já para Padoveze a missão é uma declaração onde à empresa mostra seu propósito, o que faz e o que não faz. E busca mostrado mercado que quer atingir, quais os produtos me serviços que irá fornecer e as principais conquistas que a empresa quer atingir.  (Padoveze, p. 25). Anexo 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (920.7 Kb)   docx (708.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com