TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador II - Roteiro de Atividades

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

                                   [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                                                   8º Semestre

RA: ead23537596

João Maicon Dubal da Silva

                                    PROJETO INTEGRADOR II

PLANO DE NEGÓCIOS E RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE FISCALIZAÇÃO, CONTROLE DE QUALIDADE E TRÁFEGO NA EMPRESA EXPRESSO SÃO PEDRO LTDA, COM O CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS, PESSOAL E VIATURAS.

Tutor EAD: Andreia Cuesta dos Santos

Santa Maria, RS, 20 de Setembro de 2019.

RESUMO

A EMPRESA

EXPRESSO SÃO PEDRO LTDA – CNPJ: 95.591.533/0001-00

Empresa familiar, de médio porte, com atuação há mais de 60 anos no ramo de transporte, com larga tradição na região centro-oeste do estado. Atualmente, conta com uma frota de 40 veículos e percorre aproximadamente 350 mil km/mês transportando em média 2800 passageiros/mês na linha interestadual e em média, 20000 passageiros/mês nas linhas estaduais.

Número de funcionário: 65

O negócio

Transporte coletivo intermunicipal e interestadual de passageiros.

Missão

Transportar pessoas com segurança e qualidade, integrando diversas cidade, gerando satisfação para clientes, colaboradores e sociedade.

Princípios

Primar pela honestidade e ética; Obter a satisfação do cliente; Valorizar o colaborador; Atuar em parceria com fornecedores; Respeitar o meio ambiente; Lucrar para desenvolver e prosperar; Interagir com a comunidade.

Localização e Contato:

Rodovia RS 509, nº 1805 – Santa Maria, RS, Brasil

Atendimento: (55) 3223-2327 - Site oficial: http://www.saopedrobus.com.br/

Organograma:

Organograma cedido pela diretoria da empresa

[pic 2]

Figura 1: Organograma Expresso São Pedro Ltda

Algumas características que norteiam a construção desse projeto: necessidade, desafios e demais benefícios que esse projeto pode trazer para a empresa.

  1. Cada linha concedida exige a disponibilidade de veículo adequado, pessoal e manutenção. A mecânica do veículo, por falta de manutenção ou imperícia no uso nas atividades com certeza irá gerar uma depreciação maior, podendo em alguns casos o veículo estragar no meio de uma viagem, podendo ainda causar um acidente. Entra aí a necessidade da comunicação com o principal envolvido, o motorista, que através do setor de controle de qualidade e tráfego, comunicará possíveis danos pequenos que futuramente iriam gerar danos maiores;
  2. Nas linhas tidas como “pinga, pinga” são cobradas passagens extras, além daquelas de costume nas rodoviárias, cada linha conta com um fluxo já documentado através de relatórios e comparativos com sistema próprio de vendas de passagens e lançamentos avulsos de vendas de passagens, sendo extramente necessário o controle para que a empresa evite desvios e ou falta de atenção na hora do troco por parte de cobradores e motoristas. Valores que chegam a cifras exorbitantes no final do resultado do exercício, em alguns casos.
  3. Todo trabalhador no setor do transporte rodoviário de passageiros tem direito a diárias para custear hospedagem e alimentação, devidamente comprovadas através de notas fiscais, as quais o setor pode se responsabilizar em verificar a procedência e o que gerou a despesa, se realmente o colaborador estava fazendo linha fora da sua base;
  4. O Setor de Fiscalização, Controle de Qualidade e Tráfego é o responsável direto pela cobrança do cumprimento das legislações que norteiam a atividade, através de comunicados e circulares;
  5. O Setor de Fiscalização, Controle de Qualidade e Tráfego pode altruistamente exercer a cobrança de um melhor desempenho no cuidado, através da análise dos discos tacógrafos, verificando se há acelerações em demasia de acordo à rota e com o conhecimento adequado dos trechos, realizar a cobrança e aplicar as devidas providências para que o motorista tenha maior perícia no uso da viatura em suas atividades;
  6. Cabe ao setor fiscalizar e aplicar advertências se for o caso, aos motoristas e cobradores que não cumprirem com as normas da atividade e as internas, também cabe ao setor exigir que realizem o registro das ocorrências de qualquer imprevisto que possa ter acontecido na viagem, sejam eles responsáveis pelo atraso no itinerário, que possa gerar dano imaterial aos passageiros, como atrasos para entrevistas de emprego, perda de consulta médicas, assuntos acadêmicos e outros. A ocorrência e a advertência são situações diferentes, cabe o estudo do caso a aplicação da advertência, mas a primeira situação deve ser sempre registrada, seja pelos motivos já expostos ou por qualquer coisa que atrapalhe a viagem. É obrigação do motorista comunicar a empresa.
  7. O setor é o responsável pela organização dos documentos pertinentes aos itinerários realizados pela empresa, alguns documentos são exigidos pelos órgãos competentes, sendo o já mencionado disco tacógrafo e ficha cadastral de linha;
  8. O Setor de Fiscalização, Controle de Qualidade e Tráfego atuará juntamente com o setor da escala e itinerários para a verificação de possíveis alterações e ou ocorrências que tenham gerado ou gerarão problemas em algumas linhas;

Esses são alguns dos motivos pelos quais o projeto de implantação do setor se torna fundamental para o desenvolvimento estrutural e financeiro da empresa.

Como toda atividade de pleito licitatório e de prestação de serviços ao governo, destacam-se diversas legislações para nortear o andamento e a manutenção permanente dos prestadores, formando um compromisso de zelo, segurança e qualidade para os usuários. As regulamentações exigidas pelos órgãos de fiscalização, em diversas esferas, sendo eles competentes pela cobrança do cumprimento das normas para a concessão de linhas, através de atos licitatórios, sejam linhas intermunicipais ou interestaduais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (797.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com