TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Por:   •  17/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa , técnicas usadas para maior custo benefício da empresa , a comunicação entre seus colaboradores, baseando-nos nas disciplinas aplicadas durante o primeiro semestre do curso, para demonstrar o grau de aproveitamento que obtive e, ao mesmo tempo, ampliar os conhecimentos através da pesquisa. A empresa analisada é o “O Mundo do Estudante Livraria e Papelaria LTDA situada em uma região administrativa de Brasília- DF .”, uma empresa com espaço muito importante no sistema educacional do nosso País Os dados obtidos foram coletados na empresa, momento que tivemos a oportunidade de realizar entrevistas com os funcionários, o gerente administrativo, gerente comercial , com o responsável pelo sistema operacional da empresa . A empresa foi por conter um grande crescimento gerado a partir de 1987 por um jovem empresário que tomou a decisão de tentar coisas novas, mudar seu ramo para papelaria, no início havia poucas técnicas com isso não obteve um crescimento desejado, crescimento que só foi alcançado com o avanço da tecnologia e as mesmas técnicas estudadas neste primeiro semestre, destacamos o grande crescimento com a tecnologia inovadora e em pleno desenvolvimento do ramo, sendo que atualmente proporciona resultados exuberantes quando aplicados adequadamente.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Cada um de nós poderia elaborar uma definição do que entende por administração. Afinal, estamos constantemente administrando várias atividades recursos, planejando, dirigindo e controlando objetivos e resultados esperados.

Nas empresas, a ideia é a mesma! Tudo o que se espera atingir deve ser planejado e administrado para que desta forma a organização consiga prosperar no mercado em que atua.

Por meio desta definição, podemos perceber que administrar é sincronizar as atividades da empresa, realizadas por pessoas, e estas precisam ter seus objetivos pessoais alinhados aos objetivos da empresa. Ou seja, se a empresa é inovadora, ousada e buscam resultados agressivos, os funcionários também precisam ser pessoas com estas características, pois assim o sucesso da empresa, também será o sucesso do profissional que nela trabalha.

Administrar nada mais é do que buscar objetivos comuns para a organização. E estes objetivos comuns devem ser positivos para todos os envolvidos, sejam eles fundador , gerentes, funcionários, e demais envolvidos no negócio. Para as empresas, o principal objetivo é o lucro, mas este não é o único. Podemos dizer que as empresas além do lucro, também buscam alcançar altos índices de eficiência nas operações, bons níveis de satisfação de clientes, buscam ser a líder no mercado em que atuam, ser a marca mais lembrada entre os consumidores, ser a pioneira no setor, ser socialmente responsável e ambientalmente correta. Tudo isso que acabamos de elencar/comentar formam os objetivos que devem nortear o trabalho dos administradores.

2.1. A empresa do projeto tem razão social.

Razão Social: O Mundo do Estudante Livraria e Papelaria LTDA. Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização.

A empresa teve início em 1987 com investimento inicial do próprio dono, o Sr. Wesley de Solza e atualmente a empresa conta com duas lojas na região. Natureza e Ramo de Atuação: Papelaria e livraria.

Loja localizada na cidade: Brasília-DF Ceilândia Centro.

2.2. Número de Funcionários;

A empresa conta com 12 funcionários entre esse numero consta , 2 gerentes (financeiro e administrativo ) ; 3 operador de caixa; 6 atendentes comerciais; 1 estoquista isso durante o ano pois no período de volta as aulas esse numero triplica.

Principais Produtos: Material escolar material para escritório , livros.

2.3. Principais Fornecedores

Faber castell; e um dos principais fornecedor da empresa ela integra em um grande setor desde um simples lápis .

Tilibra; voltada a linha de papel, cadernos, agenda e não apenas isso pois contem grandes materiais ligado a escritórios .

Report. Suzano; mais um grande fornecedor de papeis para imprensao , tanto para uso interno quanto para venda.

Cis; ligada a grande parte dos materiais escolares

Luxcel , Sestine, Diplomata , Lamasb; são fornecedores de mochila , estojo e lancheira

Citado acima os principais fornecedores de mercadoria para a empresa, onde exerce uma grande função no desenvolvimento da empresa no qual a cada ano renova a qualidade dos produtos de acordo a necessidade dos clientes. ( informação colhida a parti de uma entrevista com o Gerente de administrativo.

2.4. Elementos de Comunicação Interna e Estratégica da Organização.

A empresa utiliza a comunicação, por meio de contatos via telefone, internet e formulários de satisfação em suas unidades de vendas, a empresa vê a comunicação empresarial como uma poderosa ferramenta para um bom atendimento, além de harmonizar a convivência profissional entre os colaboradores e administradores, visando o perfeito funcionamento para alcançar o sucesso da empresa.

2.5. Gestão estratégica;

Usa-se na organização (empresa ) do projeto uma gestão estratégica precisa contendo os seguintes tópicos para gerar resultado positivo para o negocio:

• Como agem os principais concorrentes e quem são eles? Analisando todas as suas características, pontos fortes, pontos fracos, principalmente preço de mercadorias relacionada e a marcas e qualidade das mesmas.

• Logística a empresa busca levar mercadorias e suas qualidades ate o cliente através de brindes como testes de mercadorias.

• Preocupação com ameaças contida no comércio, produtos sem qualidade gerando a perda de clientes.

• Desenvolvimento a curto, médio e logo prazo onde a cada dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com