TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de atividades

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.165 Palavras (25 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

RESUMO[pic 2]

O Objetivo deste trabalho é a demonstração de custos para uma empresa que tem receio em registro de funcionário. A maioria dos empresários pretende não registrar os seus funcionários devido aos encargos sociais gerados com os registros do mesmo. O presente trabalho vai demonstrar a Contabilização da folha de pagamento constando nele um benefício que é muito solicitado pela previdência social. Veremos que no final deste trabalho acredito que o os empresários ira mudar o modo de pensar referente ao registro de funcionários, pois ele só tem a perder sendo que, se somos contribuintes da previdência social temos vários benefícios que a previdência nos proporciona quando necessitamos, seja qual for por auxílios, pensão, acidentes salários. A previdência social é um seguro que temos quando alo acontece com algum segurado, pois ele sempre será a nossa fonte de sustendo quando necessário.

Palavras-Chave: Contabilidade. Folha de Pagamento. Benefícios Previdenciários.

[pic 3]

 

INTRODUÇÃO[pic 4]

O presente trabalho justifica-se em razão do receio e resistência de alguns empresários em registrar os seus funcionários, sob a ótica de que esse procedimento trará como resultado a imposição de uma alta carga tributária, acrescidos de pesadas obrigações trabalhistas e previdenciárias.

A Previdência Social oferece vários benefícios tento também a aposentadoria. Oferece varias formas de seguro com que o cidadão pode contar, quando se torna um segurado do INSS -Instituto Nacional do Seguro Social.         

Esclarecer a respeito do verdadeiro papel da Previdência Social, que não é o de sobrecarregar e muito menos o de punir as entidades com pesados encargos, mas, ao contrário, criar condições para administrar e oferecer as garantias fundamentais tanto para os empregadores como para os empregados, estabelecidas pela Constituição Federal.

Divulgar o esforço da Previdência Social em fazer chegar ao conhecimento de todos, esses benefícios através do Prev-Móvel.

Relatar os diversos tipos de benefícios oferecidos pela Previdência Social, com foco no Benefício da Licença Maternidade, inserido neste trabalho a título de exemplo de como a contabilidade efetua o controle através da sua contabilização.                

A metodologia deste projeto foi fundamentada em uma pesquisa explicativa e exploratória, pois a mesma demonstra os benefícios da previdência social utilizados nos diversos tipos de empresas, onde estes, as vezes chega a ser não utilizados pelos próprios empresários.

A pesquisa também foi bibliográfica e de campo, pois está fundamentada em livros, artigos, periódicos e sites relacionados ao assunto e um estudo de caso onde foi obtido informações sobre a utilização destes auxílios pelos empresários.

CAPITULO I[pic 5]

A CONTABILIDADE E OS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, COM FOCO NA LICENÇA MATERNIDADE

1.1 CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das Empresas. (RIBEIRO, 2009, p. 10).

O patrimônio da empresa que é composto pelos bens, direitos e obrigações é controlado pela contabilidade que é responsável por gerar informações que auxiliem o empresário na tomada de decisões. É por meio dos registros contábeis efetuados na contabilidade que é feita a análise das demonstrações contábeis que informam a atual e futura situação financeira que a empresa se encontra.

A Contabilidade estuda as situações patrimonial, financeira e econômica das organizações, tem a função de elaborar relatórios que resumem a situação das organizações (ABREU, 2006, p. 02).

A contabilidade é fundamental para qualquer empresa, seja ela de grande, pequeno ou médio porte, tendo o contador, acesso a todos os dados e movimentações que estão ocorrendo. Assim, o contador tem o importante papel de cuidar e controlar o patrimônio de seus clientes, podendo se manifestar sempre que necessário.

O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração de resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas. (RIBEIRO, 2005, p. 03 - 04).

A contabilidade controla o patrimônio da empresa que mantém um controle permanente de seu patrimônio fornecendo informações financeiras que facilitem aos proprietários e administradores as tomadas de decisões a serem efetuadas, e também é composto pelos bens direitos e obrigações.

1.2 PREVIDÊNCIA SOCIAL

COMENTÁRIO

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão. (BRASIL, 2011a).

Previdência Social é uma proteção do segurado e sua família quando algo acontece com o mesmo por certos motivos, tais como: doença, acidente, prisão, morte e vários outros, podendo usufruir dessa renda para seu sustento. A previdência social é responsável por todos os salários referente aos benefícios que o mesmo precise, esse seria o motivo para os empresários mudarem de idéia quando falamos de registro de funcionários pois os funcionários teriam esses benefícios quando necessário.

“O artigo 194 da constituição federal relata que; a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. (BRASIL, 1988).

A previdência social, tem com dever assegurar todos os benefícios que o assegurado  esteja necessitando, de todos os modos em três em três meses o prevmóvel sempre esta aqui na nossa cidade para tirar duvidas de todos os segurados que o necessita, emitindo relatórios para fazer contagem de contribuições, para ver quantos meses falta para sua aposentadoria, temos também os remédios a quem precisa e os salários para quem necessita de auxílios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com