TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Por:   •  14/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PORTO NACIONAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM  LOGÍSTICA

Judimar  Junior P. Dos Santos

DIAGNÓSTICO DO SETOR DE ESTOQUE DA EMPRESA AL. SOUTO GÁS

 PORTO NACIONAL-TO.








Projeto integrador apresentado a disciplina de Atividade Integradora Orientada Profª: Lucivania Glória do 5º período do Curso Tecnologia em Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Porto Nacional.

                                                              PORTO NACIONAL

                                                            Março / 2020






Sumário

1.INTRODUÇÃO        3

1.2 Problemática        3

1.3 Justificativa        4

1.4 Objetivos        4

1.4.1 Objetivo geral        4

1.4.2 Objetivos específicos        4

2. REFERENCIAL TEÓRICO /LITERATURA        5

3. METODOLOGIA        7

4. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO        7

5. CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

1.INTRODUÇÃO

    A empresa A.L Souto Gás  sendo uma rede privada situada na cidade de Porto Nacional, fundada no ano 2004 por Adevaldo Lopes Souto  onde com seu espírito empreendedor  no primeiro momento montou um chaveiro,logo depois veio a ideia de abrir um depósito de gás ,no início era só sua esposa que comandava o negócio ficando responsável por atender os telefonemas  a entrega de início tinha apenas um com ajudante ;com passar do tempo atividade no depósito de gás foi crescendo foi necessário se adaptar às normas CNI onde foi feita uma reforma onde era executada suas atividade construindo uma plataforma que funciona como acondicionamento de mercadoria ,ou seja dos botijões , a partir daí foi necessário  a contratação de novos funcionários .

 Empresa A.L Souto Gás  conta atualmente com três funcionários  na entrega dentro da cidade um motorista do caminhão que realiza as rotas fora da cidade ,uma secretária , mais sua esposa na área administrativa e financeira.  A.L Souto Gás possui quatro motocicletas , um triciclo ,um carro modelo strada ,dois caminhões para entrega do produto de acordo com a demanda do pedido sendo entregue com  planejamento  logístico   de cada entregador que tem que minimizar tempo e distância.

 

1.2 Problemática

      Às  vezes  ocorre falta de estoque  ? 

    Durante uma operação foi notado que a quantidade de botijões estocados não era suficiente para atender a demanda de uns dos revendedores da empresa, por haver uma falta planejamento  em termos da integração dos parceiros dentro do sistema de estocagem do produto.

    1.3 Justificativa

 Segundo (BEM ,2012) o aumento da participação do gás natural na matriz energética nacional ,o seu uso passou de 5,4% em 2000 para 10,2% em 2011, diante disso tem demonstrando o quando  gás natural  tornou-se importante   não só para  economia nacional mais para um todo. 

 Com o crescimento populacional passou haver necessidade  da contratação do fornecimento de Materiais /serviços que  visam suprir as necessidades básicas contínua  ,que oportunizar a capacitação profissional, e facilitar a inserção no mercado de trabalho  gerando renda .O GLP demanda uma logística bastante integrada entre distribuidores e revendedores para que o gás possa chegar de forma eficiente aos mercados consumidores. As distribuidoras adquirem nas refinarias milhares de toneladas de GLP. Esse gás é transportado por dutos, caminhões tanques e navios-tanque para a central de distribuição. Já na central de distribuição, é armazenado e posteriormente envasado em recipientes de diferentes capacidades (Sindigás, 2008).

1.4 Objetivos 

1.4.1 Objetivo geral

   Identificar e observar a possível capacidade de armazenagem do  botijões de gás.

1.4.2 Objetivos específicos 

  • Identificação as necessidade do setor de armazenamento do Gás ; 
  • Solucionar e customizar o atendimento da demanda;
  • Promover o crescimento competitivo

2. REFERENCIAL TEÓRICO /LITERATURA 

Logística

 A logística surgiu a partir da necessidade observada nos períodos de guerra. 

Onde era preciso realizar a análise das quantidades de materiais a serem utilizados, fazendo com que nada faltasse aos soldados em campo. A palavra logística é originada do francês, do verbo “loger”, que significa alojar. Segundo Bazoli apud Fretta (2006), o vocábulo “logistique”, é derivado do posto do Marechal de Logis responsável pelas atividades administrativas relacionadas com os deslocamentos, alojamentos e acompanhamentos das tropas do exército francês durante o século XVII. De acordo com

Novaes (2004), a evolução da logística decorre com as relações de trocas entre as mercadorias e/ou serviços existentes nos postos de troca, surgindo assim, os armazéns gerais. O comerciante que adquirisse os produtos dos armazéns, permaneceram com eles em suas prateleiras até que fossem vendidos, não existindo diferencial de marcas, tamanhos, ou mesmo de qualidade dos demais comerciantes.Com o desenvolvimento comercial, além do processo evolutivo da tecnologia; a dinâmica consumidora, vem tomando novos formatos, novas exigências são apresentadas pelos clientes, e o mercado vem buscando por produtos e serviços que possuam níveis de qualidade cada vez melhores. Onde segundo Novaes (2004) “a Logística tem um papel muito importante no processo de disseminação da informação, podendo ajudar positivamente caso seja bem equacionado, ou prejudicar seriamente os esforços mercadológicos, quando for mal formulado. Isso porque a Logística é, na empresa, o setor que dá condições práticas de realização das metas definidas pelo setor de Marketing. Sem ela, tais metas não têm condições de se concretizar adequadamente.” Observa-se o grande papel da logística, que une as etapas de produção, transporte e na disseminação final, fazendo com que se alcance o público alvo. Gerando um processo logístico sistêmico, capaz de atuar em inúmeros setores, dependendo assim, deste sucesso sistêmico, para realização do objetivo principal da empresa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com