TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO SOBRE POSITIVISMO

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: Ciências Contábeis

TURNO: Noturno

DOCENTE: Alexnaldo Rodrigues

TURMA: D_16

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Sociais

DATA: 25/09/2015

ESTUDANTE: Rafaela Almeida, Ravena Dantas, Tamara Sena, Jucileide Almeida

                [pic 1]

Questionário referente à apostila

Positivismo: uma primeira forma de pensamento social

  1.  Qual a influencia das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista.
  2.  Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do imperialismo?
  3.  Como as ciências naturais influíram na formação do pensamento positivista?
  4.  De que maneira esse trecho expressa a descrença na religião e a crescente fé na ciência, às quais aludimos neste capítulo?
  5.  As explicações religiosas e científicas da sociedade até hoje representam oposições. Você consegue perceber isso na reportagem?

RESPOSTAS

  1.  O pensamento positivista tem como centro a ideia de que o homem é produto do seu meio social.  Por outro lado a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da seleção natural: princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem no mesmo sentido e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo.
  2.  Acreditando na superioridade de sua cultura, os europeus interviram nas formas tradicionais de vida existentes nos outros continentes, procurando transformá-las. A Europa deparou com civilizações organizadas sob princípios tais como o politeísmo, a poligamia, formas de poder tradicionais, castas sociais sem qualquer tipo de mobilidade, economia agrária de subsistência. As sociedades não europeias eram vistas como inferiores para os europeus. Consideravam o mundo a partir dos valores europeus, assim toda cultura, raça e religião diferentes daquela existente na Europa eram tidas como inferior (selvagens, povos bestializados) ao se referirem aos povos dos outros continentes.
  3.  Resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social. Demostrando a que vida em sociedade era possível; que o homem possuía - além de seu corpo e sentimentos uma natureza social. O positivismo exaltava coesão social e harmonia dos indivíduos em sociedade.
  4.  No texto fala sobre medidas tomadas pelo governo de esquerda contra a igreja e suas instituições. Isso levou algumas pessoas a se afastarem da religião. O fato do governo de esquerda mostrar outra realidade diferente do que as pessoas se acostumaram, na verdade formas alienadas a aceitar e mostrar que o contrário do que o imposto pela a igreja as pessoas tem SIM, o direito de escolha, liberdade, democracia, se tornou uma escolha entre religião e ciência onde na opção que a religião propõem a pessoa é de viver em um mundo obscuro de reclusão e alienação não tem escolhas, pois tudo é parametrizado de acordo com as regras da religião já no mundo da ciência que é basicamente o meio do conhecimento, onde tudo é comprovado se tornando real.
  5. No texto esta mais que escancarado à discordância de opiniões a respeito da ciência e religião, qualquer um que tente descrever seja uma coisa ou outra, acaba se perdendo no meio do caminho, até mesmo uma pessoa que tem pu tinha uma religião acabou também se perdendo em meio as explicações da sociedade. Nós indivíduos crescemos sabendo que existe uma divindade a qual criou o mundo e todas as coisas que nele esta, e também existe pessoas que tentam mostrar o contrário falando que no inicio tudo era caos. A ciência apesar dos seus progressos não será capaz de explicar tudo, pois existe certo limite no saber e nisso a fé ganha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (172.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com