TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais São Os Principais Estudos Da Ciência Atuária

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  11.931 Palavras (48 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 48

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 Quais São Os Principais Estudos Da Ciência Atuária .............................................2

3 A Controladoria tem uma importante função dentro da empresa ..................... 14

4 Regime Cumulativo e não Cumulativo ................................................................ 18

5 Planejamento Tributário é uma ferramenta. qual a diferença existente entre elisão fiscal e evasão fiscal. .............................................................................................. 22

6 Como a Auditoria Interna pode contribuir com a Gestão da Empresa? .......... 33

7 Sistema Tributário Nacional ................................................................................ 38

8 Conclusão .............................................................................................................45

9 Referências ....................................................................................................... 46



  1. INTRODUÇÃO


A contabilidade registra e controla o patrimônio e suas variações com o fim de medir, avaliar e gerar informações sobre bens, direitos, obrigações e resultados obtidos pela gestão administrativa das entidades. Sua metodologia consiste em organização e registro, em sistema de informações e de controles internos de todos os documentos que suportam e comprovam as diversas transações econômicas realizadas pela entidade. Essa ação permite o controle em qualquer etapa do processo operacional e ao mesmo tempo, a geração de informações legais, fiscais e outras necessárias à organização.

A atuária é o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de se analisar os riscos inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como os negócios de seguros, fundos de aposentadorias (fundo de pensão), além é claro de outras atividades que envolvam riscos de perda, como financiamentos.

Com isso para se verificar a eficiência e a eficácia do controle contábil, a economia no uso dos recursos físicos, materiais, humanos e financeiros, a postura ética dos gestores a equidade na execução dos procedimentos de gestão, a aplicação dos princípios e normas contábeis no registro das transações, entre outras, aplicamos a técnica contábil denominada auditoria.

2- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ESTUDOS DA CIÊNCIA ATUÁRIA?


A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).

            O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.

            No Brasil, o interesse pelo assunto se iniciou com os atuários sociais ligados as Caixas de Previdência existentes e aos Institutos que se constituiam (IAPM, IAPI, IAPB) e os atuários das Seguradoras.

Embora a criação de cursos de formação de atuários tenha ocorrido na década de 30,particularmente na UFPE na década de 50 somente em 1970 a profissão foi regulamentada, pelo Decreto Lei 66.408/70, e define o atuário como “o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e politicas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemática”.

            O processo agudo de deterioração da Previdência Social Publica evidenciado nos últimos anos tem aumentado a procura pela Previdência Privada e, consequentemente, pelo profissional de Atuaria.   Na concepção moderna de gestão atuarial, esse profissional e importante tanto para o calculo dos fundos a serem criados para a cobertura dos compromissos futuros, como também na gestão desses mesmos fundos, de tal maneira que os objetivos das instituições de previdência e de seguros sejam alcançados.

O atuário deve ter solida formação em calculo de riscos subjacentes aos negócios, possuindo acentuado acervo de economia, administração, contabilidade, matemática, finanças, estatística e demografia. Segundo o professor Reinaldo Guerreiro(2006), chefe do departamento de contabilidade e atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), alguns desses profissionais não são formados hoje em Ciências Atuariais, mas sim em um desses campos. E com a internacionalização em alta do setor, o mercado para esse profissional tende a crescer 30%. Uma área em crescimento e a dos fundos de pensão fechados, existem cerca de 350 fundos no pais, e cada um deles precisa ter a frente pelo menos um atuário.


A Necessidade do Profissional em Ciências Atuariais  no Brasil nos Dias Atuais.

            A VOCE S/A fez um levantamento sobre profissões promissoras. Três critérios orientaram a pesquisa: grande quantidade de vagas, pouca gente qualificada e salários cada vez mais altos. Uma das carreiras de mais destaque foi a de atuário. O mercado para a área esta aquecido e ainda ha mais vagas do que profissionais.

            “A carreira continua em ascensão pelo amadurecimento do mercado e do setor de seguros, com novas regras estabelecidas pelos órgãos reguladores, como a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agencia Nacional de Saúde (ANS)”, diz Olívio Lucas Filho, diretor executivo de estatística e atuaria da AGF Seguros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.7 Kb)   pdf (405.7 Kb)   docx (71.1 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com