TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o conceito da Administração Estratégica?

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA

TAREFA E CONTEÚDO ABORDADO

Estratégias Empresariais.

Tarefa 01.

Aluno: Antônio Carlos da Conceição.

  1.  Qual o conceito da Administração Estratégica? Analisando, a postura de cada autor para este conceito, para você, qual a importância das Estratégias Empresariais?

R. A administração estratégica tem como conceito base a organização da empresa no aspecto ambiental externo e interno da empresa e estes em constante sincronismo e  atualização entre si, e é de total importância para a empresa, pois quando se tem uma estratégia traçada, é o mesmo que dizermos que temos um foco, uma meta a ser alcançada, e com isso temos controles e procedimentos a serem seguidos, o que nos faz com que à curto e longo prazo tenhamos resultados positivos para a organização, tais como: a satisfação de nossos clientes, realização pessoal e profissional dos colaboradores, e na minha opinião o principal, manter-se competitivo no mercado.

  1.  O processo estratégico, de acordo com Certo e Peter (1993) utiliza-se de um conjunto de etapas. Quais são elas?

R. Sãos elas as etapas:

Execução de uma análise do ambiente: analisar o ambiente e avaliar as oportunidades e possíveis riscos.

Estabelecimento de uma diretriz organizacional: indicar qual a missão e os objetivos da empresa. (“Ter um norte”).

Formulação de uma estratégia organizacional: estratégias que gerem ações para alcançar objetivos.

Implementação da estratégia organizacional: colocar em prática as etapas desenvolvidas anteriormente, sem isso não haverá êxito no final do processo.

Controle estratégico: monitorar e avaliar se os objetivos foram alcançados e se necessário tomar ações corretivas.

  1. Mintzberg et al (2000), busca relacionar os diversos conceitos ás várias linhas de pensamento que são dez escolas de formulação da estratégia. Quais são elas? Como estão subdividas?

R. São três escolas prescritivas: do design, do planejamento, do posicionamento e sete escolas descritivas: empreendedora, cognitiva, aprendizado, poder, cultural, ambiental e configuração.

  1. Como são representadas as quatro fontes de lucro da Matriz BCG? Qual a importância desta ferramenta?

R. Estão representadas por estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras, vira-latas; sua importância é para a tomada de decisões nas questões estratégicas e em relação a estratégia de negócio a ser seguida para a alocação de recursos a curto prazo.

  1. Quais são as Forças Competitivas de Porter? Para você, qual a importância da análise destas forças?

R. Sãos elas as forças: ameaça de novos entrantes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos ou serviços substitutos, e os concorrentes do setor.

Na análise inicial com base nas cinco forças é possível ter uma visão geral do mercado à sua volta e com informações privilegiadas, com isso ter um direcionamento mais preciso na tomada de decisões, minimizando os custos, aumentando a lucratividade e tendo uma projeção futura para eventuais imprevistos que possam surgir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (224.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com