TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o objetivo da Contabilidade?

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

a) Qual o objetivo da Contabilidade?
A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação de informações econômicas, financeiras,físicas e de produtividade de empresas em geral. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada empresa, a avaliação da sua situação econômica e financeira, bem como fazer referências sobre suas tendências futuras. 

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da 
Contabilidade? 
Estamos em uma era em que se está começando a reconhecer a importância do conhecimento contábil, com a evolução exige-se cada vez mais profissionais que atuem nessa área – e competentes – tornando assim o profissional desta área um pilar indispensável para o crescimento financeiro. Este fato por sí só já demonstra quão grande tem sido crescimento da contabilidade e seu desenvolvimento.

C )Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.
são todas as pessoas que tenham interesse na avaliação de sua situação patrimonial Por exemplo, os acionistas de uma empresa, as instituições financeiras, administradores em geral, enfim, todos que de alguma maneira buscam informações financeiras.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis? 
Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física como terrenos. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes.

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos. 
Bens são tudo o que possui valor econômico e possa ser convertido em dinheiro, classificam-se em: Bens Móveis como dinheiro, veículos e até animais. Bens Imóveis, como arvores, edifícios e terrenos. Bens Tangíveis, são os que podem ser tocados. Bens Intangíveis, bens imateriais que não são físicos como marcar, patentes. Chamado patrimônio bruto.
Direitos são os recursos que a empresa tem a receber. Pode ser, por exemplo, o valor que uma empresa ainda tenha a receber sobre uma venda. Fazem parte do patrimônio bruto. Exemplos: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc.
São obrigações dívidas, como valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Exemplo: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar e Fornecedores.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial? 
Balanço Patrimonial tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa.

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos 
Contas de resultado são as contas que representam as receitas. Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes das receitas.

Exemplo: fornecedores, duplicatas a pagar e empréstimos a pagar.

h) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios? 
A demonstração dos resultados dos exercícios tem por finalidade ofereceruma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.

i) Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique. 

O sistema contábil (normas) é essencial para o bom funcionamento da economia, todas as decisões sobre a finalidade a dar aos recursos dependem da credibilidade das informações financeiras. Informações que também são utilizadas pelo público para tomar suas decisões. Estas informações para serem confiáveis deves seguir a norma, ou seja estar de acordo com a sistemática contábil.

j) O que se entende por capital de terceiros? Explique
Capital de terceiro são os recursos originários de terceiros, utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível. É o conjuntos de normas ou leis que versam sobre a constituição, legalização, estruturação, funcionamento, contabilização, reorganização, dissolução,liquidação e extinção da sociedade e geral.

Contabilidade societária:

É a contabilidade que esta sempre presente na contabilidade de todas as entidades juridicamente constituídas.assim como a contabilidade gerencial fiscal

Lei 6.404/76

As demonstrações contábeis previstas no art. 176 da lei nº 6.404/76: balanço patrimonial, a demonstração de resultados do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração de valor adicionado (DVA). Podendo também ser considerado, entretanto, no processo de avaliação, as notas explicativas que acompanham os balanços, assim como os pareceres de auditoria e outros relatórios emitidos pela empresa.

Segundo a Lei 6.404-76, as demonstrações contábeis são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidade da empresa perante aos acionistas, o Governo e a comunidade em geral. Onde Reis salienta que as demonstrações contábeis consistem num conjunto de demonstrativos previstos em Lei, elaborados no encerramento do exercício social.

Somente pelo entendimento da estrutura contábil das demonstrações é que se podem desenvolver avaliações mais detalhadas das empresas. De modo que todo processo de analise requer conhecimento sólidos da forma de contabilização e apuração das demonstrações sem os quais ficam seriamente limitadas as conclusões extraídas sobre o desempenho da empresa.

 Lei 11.638/07

 A partir da mesma as sociedades de grande porte ainda que não constituídas sobre a forma de sociedade anônimas de capital aberto, deveram seguir a disposição da lei 6.404/76 que está sendo alterado pela referida lei que tange a escrituração e elaboração, demonstração, financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente. O objetivo dessa lei é atualizar a legislação societária brasileira possibilitando a convergência das praticas contábeis adotadas no brasil e permitir que novas normas contábeis sejam enviadas pela comissão de valores mobiliários com base na normas internacionais de contabilidade. A nova legislação trouxe varias alterações, que não se refere somente a classificação de contas, como balanço patrimonial, com a extinção de grupos de contas e inclusão de outros. As principais alterações são: alterações da lei 6.404/76 apresentou mudanças na estrutura das demonstrações contábeis, bem como nos critérios de avaliação de ativos e passivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com