TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.021 Palavras (45 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 45

FACULDADE DOM ALBERTO[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Lucimara Elisa da Silva

Santa Cruz do Sul, dezembro de 2015.

Lucimara Elisa da Silva[pic 3][pic 4][pic 5]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II, ministrada pelo Prof. Ms. Rodrigo da Silveira Kappel, no Curso de Ciências Contábeis, como pré-requisito para aprovação.

Santa Cruz do Sul, dezembro de 2015.

RESUMO[pic 6][pic 7]

Este estudo tem como tema principal o estudo dos custos, seu controle e bem como seus reflexos sobre uma empresa do ramo da mecânica. A Gestão de Custos auxilia os gestores no processo de tomada de decisões e redução de custos, resultando em um comportamento de crescimento e fortalecimento em sua estratégia de controle. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal identificar se o método de custeio variável auxilia para a tomada de decisão na empresa de serviços mecânicos, analisando as estratégias a serem aplicadas na mesma, bem como avaliar e identificar qual é o atual processo de gestão de custos que a empresa utiliza. Por isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, na Oficina Mueller, localizada no município de Vale do Sol, RS, empresa de pequeno porte e familiar, que atua com diversos tipos de serviços na restauração de veículos automotores. Para tanto, a abordagem qualitativa para este estudo baseou-se em dados e documentos coletados pelo dono da empresa, que por sua vez auxiliou na identificação de possíveis processos para melhorar o bom andamento das atividades no ramo automotivo. Portanto, conclui-se com resultados parciais até o momento, que o sistema de gestão de custos na empresa é precários e ineficientes, que para tanto compromete com o funcionamento das atividades e também na tomada de decisão. Para tanto se recomenda a utilização da metodologia do custeio variável, ferramenta que irá auxiliar os gestores na melhoria da rentabilidade na atividade de prestação de serviços em oficina mecânica.

Palavras-chave: Serviços Mecânicos. Contabilidade de Custos. Custeio Variável.

[pic 8]

                     ABSTRACT[pic 9]

This study has as its main theme the study of the costs, and its control and its effects on the mechanical branch company. The Cost Management helps managers in decision-making and cost reduction, resulting in an increase of behavior and strength in your control strategy. In this context, this study aims to identify the variable costing method aids for decision making in mechanical services company, analyzing the strategies to be applied in the same, as well as assess and identify what the current management process costs that the company uses. Therefore, there was an exploratory research through a case study in the workshop Mueller, located in the city of Sun Valley, RS, small business and family who works together with various types of services in the restoration of motor vehicles. Therefore, the qualitative approach to this study was based on data and documents collected by the owner of the company, which in turn helped in identifying possible processes to enhance the smooth running of activities in the automotive industry. So concludes with partial results so far, that the cost management system in the company is precarious and inefficient, which for much committed to the operation of activities and also in decision making. For this we recommend the use of variable costing methodology, a tool that will assist managers in improving profitability in the activity of providing services in machine shop.

Keywords: Mechanical Services. Cost Accounting. Variable costing.

 

[pic 10]

[pic 11]

                                                 Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

2. REVISÃO DA LITERATURA        12

           2.1. Gestão Estratégica de Custos        12

 2.2. Contabilidade de Custos..........................................................................13

               2.2.1. Classificação dos Custos.................................................................14

           2.3. Sistema de Custeio        15

3. RELATO DE VISITAS        19

              3.1. Primeiro relato        19

              3.2. Segundo relato        21

              3.3. Terceiro relato        23

4. METODOLOGIA        25

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

6. REFERÊNCIAS        29

ANEXO A – Identificação do Aluno        30

ANEXO B - Plano de Atividade de Estágio        31

ANEXO C - Avaliação e parecer do supervisor        32

ANEXO D - Ata de Orientação Final de Estágio com Avaliação e Parecer do Orientador        33

ANEXO E – Termo de Realização de Estágio        36

ANEXO F – Avaliação de Relatório de Estágio        37

1. INTRODUÇÃO

         A Contabilidade de Custos é um ramo que tem muito a ser explorado, por sua vez possui papel de grande importância no auxílio da definição de estratégias e na tomada de decisões que compõe o processo de gestão das organizações. De acordo com Wernke (2004), a gestão estratégica de custos busca a obtenção e manutenção de uma vantagem competitiva, pois é preciso diferenciar o produto do serviço.

        Para se tiver grande diferenciação de produtos com serviços é necessário ter inspiração e iniciativa de criar algo novo e motivador, ao qual possa trazer resultados satisfatórios para o que realmente buscam e esperam, e é claro que a informação auxilia muito, no qual seria a maior vantagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (360.5 Kb)   docx (546.4 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com