TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  25/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO – PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA

SEMESTRE 2022 .1

Nome: Rafaele Costa dos Santos        

Matrícula: 201803167033

  1. IMPACTO DA PANDEMIA NA JORNADA DE TRABALHO DO CONTADOR

1.1        Home Office

Todos nós fomos afetados de alguma forma, seja profissionalmente ou pessoalmente. Evidente que, depois das vítimas, os mais afetados pela pandemia foram os setores trabalhistas. O estudo apresenta a definição do Home Office, também conhecido como teletrabalho, juntamente com sua origem histórica e diferentes modalidades. Com foco no trabalho exercido parcialmente ou integralmente num ambiente diferente do espaço físico da empresa, indicando as obrigações trabalhistas que a empresa sofre. Com os últimos acontecimentos o trabalho remoto ganhou destaque como modalidade de organização do trabalho e mostrou-se promissor em vários setores onde a tecnologia da informação se faz presente.

A pandemia da COVID-19 surpreendeu a todos. A alta capacidade de transmissão do vírus fez com que o mundo buscasse se adaptar rapidamente e de muitas maneiras, sendo o isolamento social um dos meios mais eficazes indicado pelas autoridades ligados a saúde. Para tanto, milhões de trabalhadores e trabalhadoras tiveram suas atividades laborais impactadas e precisaram se ajustarem a uma nova forma de trabalhar, a de exercer suas funções profissionais de forma remota, em home-office.

     A perspectiva que conduziu este estudo também é o da incerteza no âmbito do trabalho pós pandemia. Como o mundo do trabalho ficará depois da crise da COVID-19? Qual é a percepção dos trabalhadores frente a essas mudanças na sua vida profissional? O discurso do trabalho remoto/home-office se sustentará pós pandemia? Qual o impacto dessa forma de labor na qualidade do trabalho realizado? Quais são as atividades que de fato podem ser feitas de modo remoto?

A pesquisa teve como objetivo principal verificar sob quais condições os trabalhadores do Brasil tiveram que se adaptar à mudança do trabalho presencial para o trabalho remoto em razão da pandemia, em especial em relação: a) ao trabalho que realizam; b) ao setor que pertencem, bem como aos cargos que ocupam; c) as condições ergonômicas, técnicas, de equipamento para a realização do trabalho remoto/home office ; d) dificuldades e facilidades da modalidade em questão; e) alteração de jornada de trabalho, salário e contrato; e) experiência do trabalho remoto/home-office durante esse contexto.

A justificativa para a realização da pesquisa está na emergência dessa modalidade no cenário da crise sanitária que atingiu milhões de trabalhadores no país e no mundo. Busquei por essa tema por estar sendo implantadas nas empresas, pois foi observado o quanto é significativa para ambos, empresa e funcionário, de forma segura e qualitativa.

3        METODOLOGIA

A pesquisa possui um caráter descritivo e uma abordagem qualitativa exploratória, buscando informações a partir de pesquisas, bibliografias e documentos. A partir da análise dos dados coletados, com colaboradores, nos quais estão super aptos a essa nova modalidade, que acreditam ser uma tendência por conta da mobilidade e flexibilidade, acreditando que esse novo modelo de trabalho é o futuro. O trabalho que realizam não teve nenhuma dificuldade ou insegurança ao ser desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com