TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PRELIMINAR DE ESTÁGIO-EMPREGO V2

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO PRELIMINAR DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL  (AV)

  SEMESTRE 2016.01

(Emprego)

Aluno (a):

DANIEL GABRIEL TORRES

Matrícula:

200201161926

Empresa:

Contek Engenharia S/A.

Endereço:

AVENIDA RIO BRANCO, 257, 16º andar – CEP 20.040-009

Telefone:

21 2544-0207

e-mail:

contek@contek.eng.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Contek possui, a mais 40 anos, foco em obras de engenharia civil, para melhoria de infraestrutura em obras públicas e privadas. A empresa é familiar, porém tem desejo ter uma operação mais profissionalizada e com mais foco no domínio das informações contábeis e financeiras, assim como nos controles internos.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

 Função exercida:

Controller

Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas:

Controladoria, com foco nas operações contábeis e gerenciais, de caixa e controle de contratos de financiamentos e de clientes.

Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas:

Buscar informações com a contabilidade e equipe de engenharia das obras da Contek e seus sócios e preparar relatórios de acompanhamento do resultado contábil, gerencial e fluxos de caixa, participando de reuniões mensais com apresentação para acionistas e frentes de obra.

Para preparação dos relatórios devo utilizar os razões e balancetes das obras, assim como relatórios de medições de fornecedores e do andamento da obra junto à órgãos governamentais, O foco dos relatórios é no acompanhamento dos resultados, custeio e analises de liquidez dando ênfase nos custos e andamento de obras, se as obras estão no prazo e dentro do orçamento combinado.

Para o fluxo de caixa o foco é de apresentar o fluxo realizado e onde estão sendo empenhados os valores, quais custos estão sendo gastos (materiais, mão de obra, serviços dentro outros) e preparação de fluxos de caixas projetados com base em orçamentos.  

Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade:

Desde 02/05/2016 até presente data.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

- Missão da empresa:

A Contek Engenharia S/A tem como missão a de atender completamente os procedimentos estabelecidos em contratos firmados e licitações disponíveis. Sempre prezando pela qualidade e prazo estabelecido para satisfazer os clientes assim como se manter atual às tecnologias disponíveis.

. Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos objetivos organizacionais.

Controlar os recebimentos, pagamentos e fluxos de caixas assim empenhando esforços para aumentar a qualidade de informações distribuída internamente, reduzindo prazos de atendimentos aos clientes e otimizando os custos realizados, também pela preparação de fluxos futuros projetados mantendo os orçamentos dentro do valor esperado.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

Tipos de treinamentos e orientações:

No próprio local de trabalho pelo supervisor, por outros membros da equipe; cursos fora do local de trabalho, curso de excel. São oferecidos cursos junto ao CRC e empresas de consultoria parceiras. Treinamento nas normas ISO 9000, e em qualidade de apresentações de relatórios internos.

Orientação diária sobre as expectativas da empresa sobre meus trabalhos e sobre normas contábeis e controles internos. Curso no sistema RM TOTVS.

Experiência adquirida através do supervisor e cursos de extensão com empresas parceiras.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

Manual interno de condução e preparação de informações;

Computador; Excel. Sistema contábil RM TOTVS;

Manual de conduta e ética interno.

E) RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA

Melhoria na qualidade das informações contábeis e gerenciais, melhor planejamento financeiro da empresa através dos fluxos de caixas. Mais praticidade nas apresentações das informações e maior controles sobre os custos, pagamentos, receitas faturadas e receitas a receber.

F) RESULTADOS ALCANÇADO

Mudança de cultura sobre os controles contábeis, estimulando mais controles, alterações em relatórios internos e melhoria na qualidade das informações, mais confiabilidade nos valores demonstrados e contabilizados, alinhamento com as normas contábeis brasileiras vigentes. Aumento na preocupação com a boa gestão do caixa, reduzindo sobre custos em obras e com um controle mais eficaz.

Devido ao pouco tempo de trabalho o impacto ainda não é muito significativo, porém já é possível notas as mudanças.

G) INDICADORES RELACIONADOS AO SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL

O desempenho foi avaliado através de feedback e acompanhamento diário dos procedimentos, não existe um procedimento formalizado para avaliação por isso a mesma foi informal e diária, com supervisão constante.

H) DIFICULDADES ENCONTRADAS X OPORTUNIDADES

 Dificuldades encontradas no processo de trabalho descrito.

Primeiramente, entender o ciclo operacional da empresa e sua operação;

Controles contábeis e as informações disponíveis não desenvolvidas, oportunidade de melhor esse aspecto com a experiência adquirida no mercado. Com o tempo de empresa já posso sentir a mudança nos relatórios emitidos, antes eram confusos e com poucas informações, hoje já se tornaram mais informativos e claros.

O sistema operacional não era conhecido, porém é uma oportunidade de aprendizado em um novo sistema.

I) FATORES OBSERVADOS

Como você percebe (ou percebeu) os seguintes fatores no exercício do seu trabalho na empresa

Remuneração – (política de remuneração e adequação do seu salário ao mercado e a função)

Adequado, conforme o mercado. Um pouco abaixo das minhas expectativas, já que devido à crise fui desligado de uma empresa e consegui esse emprego a pouco tempo. Os benefícios são excelentes, porém não existe política de remuneração variável, o que espero que mude dentro dos próximos anos.

Supervisão – (tipo de supervisão exercida)

Adequada, com supervisão diária e extensiva. Estabelece prazos e objetivos alcançáveis, porém sempre no limite do possível, ou seja, o limite é forçado semanalmente, o que é ótimo. A supervisão poderia ser mais esclarecedora nas suas necessidades, ou seja, traçar objetivos mais claros para minha função, porém até o momento ela é adequada mesmo.

Autonomia – (liberdade para tomar decisões, obter, lidar com informações)

Grande autonomia para produção das informações e dos trabalhos realizados, autonomia nas decisões sobre o layout dos relatórios e mudanças nos controles contábeis assim como nos relatórios de fluxo de caixa. Obtenção das informações facilitada com relação com os funcionários.

Diferenciação – (diversidade de ações e de requisitos de exigências das diferentes atividades)

Adequada, já que lido com controles contábeis e financeiros. Em relação à contabilidade os controles são abordados desde o input inicial até o final com a produção dos relatórios, já para o financeiro estou inserido tanto no controle do caixa com decisões de opções de investimentos e financiamentos até na projeção futura do caixa.

Participação – (espaço para questionar, sugerir, modificar, implementar novas ideias)

Acima das expectativas, já que todos os relatórios foram sempre preparados com meu auxilio, além dos controles contábeis já que eu exerci grande influência nas modificações realizadas. Em relação às atividades de caixa é adequada já que minha opinião é levada em consideração, porém a decisão é da diretoria. Sobre os estudos e apresentação dos resultados dos relatórios é adequada também já que algumas vezes meu supervisor apresenta os resultados além de mim, porém estou sempre presente para tirar dúvidas da diretoria e compartilhar as decisões tomadas.

Clima da organização – (atmosfera da organização e de sua área de trabalho)

Bom o clima, com profissionais experientes e dedicados, alinhados com a cultura da empresa. Muitos funcionários estão a muito tempo na empresa, portanto sempre presto atenção quando eles compartilham experiências com o intuito de entender melhor ainda a cultura da empresa e como lidar com os pares e líderes.

Relações de poder – (hierarquia, pares, subordinados e poder de influência)

Adequado a empresa possui poucos funcionários em seu escritório do RJ, que é a minha localidade. A hierarquia é grande já que a empresa é familiar, portanto os membros da família são os diretores e estes estão acima de todos, é claro isso, porém como descrito anteriormente o poder de influência é grande já que os diretores possuem a menta aberta para novas mudanças e sugestões. No momento não tenho equipe, portanto não possuo subordinados e como minhas funções são específicas não possuo pares diretos.

Liderança – (estilo de liderança dominante)

Liderança conforme esperada, presente e parceira. Existe um nível de exigência grande e, portanto, a liderança está sempre presente cobrando.

Satisfação com o trabalho – (grau que você identifica estar com referência a sua experiência de trabalho)

Ótimo, aumento minha rede de contatos diariamente, adquiro muita experiência e consigo produzir com calma dentro dos prazos que são razoáveis e estou sempre aprimorando meu lado inovador já que estou criando muitos controles desconhecidos dos funcionários da empresa.

Significado do trabalho – (grau de relevância do trabalho para a organização e para o cliente)

Razoável, já que meu trabalho é mais interno não afetava diretamente o cliente, mas para organização é de grande relevância já que a cultura foi alterada para ter mais controle sobre os gastos e recebimentos e como a informação é trabalhada e apresentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com