TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  18/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

Este relatório de conclusão é referente ao estágio realizado na Empresa Stora Enso Arapoti Indústria de Papel S/A, onde descreve os conhecimentos e as habilidades adquiridos no Departamento de Controladoria, tendo um foco exclusivamente no setor fiscal,  no período de seis meses iniciando em 10 de março de 2015 a 04 de setembro de 2015.

O estágio teve como objetivo aprimorar e desenvolver as habilidades e o conhecimento do estagiário, e colocar em prática tudo o que é visto em sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem e no desenvolvimento profissional e pessoal.

  1.  CONTROLADORIA

A controladoria é o departamento responsável pelo controle de resultados das empresas, onde mostra demonstrações financeiras de todas as entradas e saídas da empresas, e é através dela que conseguimos saber qual a situação que a empresa se encontra.

        Ela tem que ter uma total transparência e clareza, pois, os dados apresentados por esse setor influenciam em todas as tomadas de decisões da empresa. É composta por quatro departamentos são eles: Departamento Financeiro, Departamento de Custo, Departamento de Contabilidade e o Departamento Fiscal.

  1.  Departamento Fiscal

  1. Documento Fiscal

NF-e

De acordo com o art. 199 do Código Tributário Nacional a Nota Fiscal Eletrônica ( NF-e), foi instituída no dia 30 de setembro de 2005, foi criada com intuito de informatizar e facilitar o processo de fiscalização da Receita Federal referente as operações de circulação de mercadoria ou prestação de serviço, pois, o governo não conseguia fiscalizar todas as circulações, de modo que certas informações importante era omitidas nas notas de modelo 1/ 1A .

A NF-e tem por objetivo substituir a nota fiscal de modelo 1/1A (papel) bem como: Nota Fiscal de entrada / saída, importações, exportações e operações interestaduais, a utilização dela é obrigatória apenas em empresas que exercem certas atividades comerciais, principalmente para contribuintes do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e/ou do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). No entanto este documento não é destinado para substituir os outros modelos de documentos ficais existentes na legislação.

É um documento digital emitida, transmitida, assinada pelo emissor  e armazenada pela Receita, sendo todo esse processo eletrônico, para fins de verificação e fiscalização, tanto do emitente  como do destinatario e da propría receita, desde que se tenha.o numero completo da chave de acesso. Para emissão da NF-e, o contribuinte deverá solicitar, previamente, seu credenciamento na unidade federada em cujo cadastro de contribuinte do ICMS estiver inscrito. Existe um espelho da NF-e que é chamado de DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), que serve para auxiliar o transporte da mercadoria caso haja fiscalização nas ruas e também a empresa deverá enviar o arquivo eletrônico para o cliente.

DANFE

A DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é a representação gráfica ou o espelho da NF-e impressa em papel com o objetivo de acompanhar a mercadoria para facilitar a fiscalização em ruas e o acesso às informações.

        Ela é composta pelos mesmos dados da NF-e e dentre esses dados é obrigatório ter as informações sobre: a transportadora, placa do veiculo, chave de acesso, o código de barras, natureza de operação, data e horário de saída da mercadoria;

O DANFE não substitui a Nota Fiscal Eletrônica, no entanto tem que acompanhar a saída do material da empresa emitente, até a chegada do mesmo no local destinado.

CT-e

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) tem por objetivo documentar as prestações de serviços de transporte de cargas, ou seja, documentar os fretes de mercadorias deslocadas de um local para outro.

Ele também é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, onde assim como a NF-e devem constar vários dados para validação do mesmo na receita, tais como; numero do documento, peso bruto/liquido da mercadoria, valor do CT-e, dados do remetente, dados do destinatário, identificação do tomador do serviço, entre outras informações.

  1. Tributos
  1.  Lançamento de Documento Fiscal

Para ocorrer o registro dos documentos fiscais na controladoria, é necessário que os produtos tenham sido recebidos e conferidos pelo setor responsável que é o almoxarifado, que apesar de verificar se há divergências de dados e quantidades das mercadorias recebidas, efetua a entrada do material no estoque através da transação MIGO no sistema SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados). Após dar entrada das mercadorias o almoxarifado protocola as notas fiscais e encaminha ao setor fiscal que é responsável pelos lançamentos contábeis e ficais.

O setor fiscal antes de iniciar o lançamento compara todos os dados constantes no documento fiscal com os dados do pedido efetuado pelo departamento de compra, para certificar-se de que não há divergências com valores, formas de pagamentos e outras negociações.

Verifica também junto com as normas e artigos da legislação a validade de informações fiscais do documento, para que seja efetuado o lançamento correto como diz a legislação.

Após todas as certificações que o documento esta de acordo com o pedido e com a legislação inicia o seu registro no sistema SAP na transação MIRO e J1B1N, onde devem ser preenchidos de forma correta todos os dados da nota fiscal, tais como: número do documento, datas de emissão e entrada, descrição dos produtos, quantidade, valor sem impostos, valor dos impostos, data de vencimento, identificação do fornecedor, NCM, CFOP, chave de acesso, entre outras informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com