TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  15/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.402 Palavras (22 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 22

A Auditoria interna como instrumento de controle de erros e fraudes nas organizações.

ANA CÉLIA SERRA SANTANA

ILENILDO FELIX LEITE TEIXEIRA

MARIA DOS MILAGRES DOS SANTOS MONTEIRO

   LAECY MAIARA COLARES DA SILVA

PEDRO LUCAS OLIVEIRA ASSUNÇÃO

TÉO OLIVEIRA

         

RESUMO:

O objetivo do artigo é mostrar a relevância da auditoria interna nas organizações, como instrumento de controle de erros e fraudes. Para tanto, abordaremos a contabilidade, os conceitos e origem da auditoria interna, suas vantagens e desvantagens, normas, fraudes, erros e procedimentos de controle de auditoria interna utilizada nas organizações. Veremos também uma pesquisa sobre fraudes nas empresas, feita pela KPMG Brasil, no ano de 2000. Conclui-se que uma adequada estrutura de controle interno contribui para o alcance de um bom nível de excelência corporativa.

PALAVRAS-CHAVE: Auditoria interna, Contabilidade, Erro e fraude.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo visa demonstrar os benefícios que as organizações obtêm com o auxílio da auditoria interna, que é um efetivo controle para proteger o patrimônio da empresa, identificar erros e fraudes, evitar prejuízos futuros e conseguir recursos financeiros com qualidade dentro das normas da empresa aumentando a confiabilidade nas informações contábeis.

A auditoria interna é executada por funcionários da empresa de forma permanente e com absoluta independência, cujo objetivo principal é atender à administração da empresa na implementação e vigilância nas normas internas definidas, avaliando e aperfeiçoando com sugestões o controle interno. Antigamente tinha uma postura punitiva, voltada para o passado e enfoque na legalidade, atualmente ela exerce um caráter mais preventivo, voltado para o presente e para o futuro e o enfoque na gestão sem prejuízo na legalidade.

Vivemos em um mundo culturalmente, economicamente e mercadologicamente globalizado, onde as empresas se enfrentam não mais em uma concorrência local, regional ou setorial e sim uma concorrência a nível global. Nesse cenário se faz necessário um maior controle dos processos produtivos, a fim de que se diminua ao máximo qualquer desvio de conduta, desperdícios de materiais, erros, falhas, fraudes, etc.

 O auditor interno para alcançar o seu objetivo, também deve ter uma atenção permanente na identificação das possíveis fraudes e erros. A finalidade para a realização de uma auditoria é a emissão de uma opinião fundamentada por uma pessoa independente, mas com capacidade técnica e profissional para emiti-la. A auditoria tem que se basear em dados concretos para que sejam obtidas condições para concluir e firmar posições acerca das informações. É fundamental que o profissional contábil esteja atualizado em suas atividades, pois deverá absorver todas as mudanças que envolvem a sua área e será através das informações avaliadas por ele que a gerência poderá embasar-se na tomada de decisões.

O objetivo da auditoria interna é não só observar e dar opiniões de como os controles internos funcionam, mas também demonstrar a qualidade dos registros e seguranças  que estes oferecem, além de ter a função de criar uma cultura de controle para uma melhoria crescente nos processos de trabalho através da: Economicidade, Eficiência,  Eficácia, Efetividade Equidade.

Ressalta-se que uma adequada estrutura de controles internos nas organizações é primordial para o cumprimento de leis e obtenção de vantagens competitivas. Eles representam também um arcabouço de métodos e procedimentos com o objetivo de proteção dos ativos, elaboração de dados contábeis fidedignos e um forte auxílio à administração na gestão ordenada dos negócios.

2 CONTABILIDADE

         É uma ciência social que tem como objeto de estudo o “Patrimônio”, onde Franco destaca da seguinte forma:

É o patrimônio e seu campo de aplicação o das entidades econômico- administrativas, assim chamadas aquelas que para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessária a seus fin. (FRANCO, 1997,p. 19).

          Seu objetivo segundo Marion (2005, p. 26) “é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras”.

          A contabilidade desde muito tempo possui uma grande importância para a sociedade, pois seu surgimento se deu a partir da necessidade, que o homem teve, de fazer os registros do comércio, e desde então faz parte do desenvolvimento das entidades, seja de grande ou pequeno porte, e da sociedade.

         São várias às definições de Contabilidade, portanto, podemos evidenciar alguns sobre a visão de alguns escritores.

            Segundo Hilário Franco:

A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação– necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997, p. 21).

         

         Na visão de Sá (1998, p. 42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”.

         Já para Orrú (1990, p. 12) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.

           A finalidade principal da contabilidade é fornecer informações úteis para a melhor tomada de decisões dentro da entidade, além de registrar os fatos e a produção das informações, para que o administrador obtenha um melhor planejamento e controle das ações da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com