TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio parcial de estágio

Por:   •  15/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE 2021.01

Aluno (a): Iago Soares dos Santos Netto                

Matrícula: 20200949477454        

Empresa: Ministério da economia – Receita Federal – Agencia Cabo Frio

Endereço da empresa: Av. Nossa Sra. da Assunção, 360 - 02 - São Bento, Cabo Frio - RJ, 28906-200

Telefone da empresa: (22)2443-2020                        

Site/e-mail da empresa: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Receita Federal do Brasil é um órgão público o importante para administração de tributos federais, controla a entrada   e saída   de mercadorias do território brasileiro (controle aduaneiro).  Também responsável pelo cadastro de pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ). Em 1968, foi criado para que o Ministro da Fazenda fique diretamente subordinado a este órgão. O sistema de arrecadação e fiscalização dos tributos ficou bem coordena do e eficiente, onde ganhou o formato organizacional e recebeu o nome de Secretaria da Receita Federal do Brasil.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Atuação do estágio, auxiliar os contribuintes Pessoa Física no uso do Sítio da Receita Federal do Brasil na internet e o uso do E-CAC (Centro Virtual de Atendimento), bem como estudo da legislação especifica para orienta-los quanto as regras de atendimento da Receita Federal e de preenchimento de requerimentos seguem:

  • Descrever o Processo do Trabalho Indicando as Atividades Desempenhadas

Atendimento e orientação aos contribuintes, fornecendo um vasto apoio e suporte ao sistemas (E-CAC, Imposto de Renda Pessoa Física, Procuradoria Geral Fazenda Nacional, Simples Nacional, Micro Empreendedor Individual, Parcelamentos, Processos de Impugnação) onde, o contribuinte possa compreender  todas as atividades da Receita Federal, Cadastros  CNPJ e CPF, Certidões e Situação Cadastral, Cobranças e Fiscalizações, Restituição e Compensação, Legislação, Regimes e Registros Especiais e Dívida ativa da União.

  • APRESENTAR FLUXOOU MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • O sistema do E-CAC serve para o contribuinte acompanhar a sua situação fiscal de débitos sendo pessoa física ou jurídica, o Extrato do Imposto de Renda Pessoa Física caso esteja em pendência, o contribuinte tem a opção da retificadora, ou realizar uma antecipação de análise nos documentos que a Receita solicitar. Consegue também fazer o parcelamento simplificados previdenciários e não previdenciários. Esse sistema é um atendimento do Serviço da Receita Federal do Brasil (RFB) e qualquer contribuinte pode ter o acesso com o certificado digital, ou criando um código de acesso caso seja pessoa física.

  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, um programa criado pelo governo com objetivo de tributar os contribuintes acima do valor de um ganho determinado pela RFB, obrigando as pessoas físicas brasileiras a prestar contas.
  • PGFN- Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, em algum caso a RFB cobra ao contribuinte algum tipo de imposto, depois de um certo tempo cobrando, eles encaminham a dívida para PGFN, caso o contribuinte não pague a multa e a dívida, pode ser enviada para cartório, obrigando o contribuinte pagar. Orientamos para que realizem o parcelamento através do site REGULARIZE. O regularize cuida totalmente virtual da sua dívida ativa, dentro do site tem acessos a todas informações necessárias para consiga resolver. O sistema de parcelamento, libera parcelas de até 60 vezes.
  • Simples Nacional é um regime de arrecadação e cobrança de tributos federais, municipais e estaduais gerados no PGDAS dentro do período para não haver multas, as empresas que são regidas pelo Simples precisam fazer também o DEFIS que é a declaração Anual Pessoas Jurídicas.
  • Além de relatar todos os sistemas, a Receita se responsabiliza por todos os dados cadastrais de CPF e CNPJ dos contribuintes, hoje os órgãos estão todos unificados Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social, Tribunal Regional Eleitoral, se houver qualquer tipo de erro nos dados cadastrais na base de dados da Receita, os órgãos se informam para poder fazer o acerto. Também é importante citar que a RFB realiza o requerimento de Isenção do IPI ou IOF, serve para os taxistas e pessoas com doenças graves ou deficiência, o cadastro é feito pela internet através do site SISEN, juntamente com o laudo médico e sendo aprovado pela Secretaria do Estado e Fazenda, está liberado para compra automóvel de 30% do valor à vista e isenção no IPVA. Em algum caso os contribuintes podem receber um AR, pedindo o comparecimento a base da RFB para uma negociação, um desses AR é a intimação fiscal, é os documentos para poder apresentar ao auditor fiscal como também a notificação de lançamento do IRPF.
  • Estou exercendo a atividade de estágio da RFB há dois anos.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

  • Missão da empresa:  A receita Federal do Brasil tem como missão prestar serviços com segurança, confiança e excelência a sociedade, facilitar os comércios internacionais e prover o Estado de recursos para garantir o bem-estar social.
  • Tenho com função auxiliar os contribuintes para poder facilitar o procedimento realizados na RFB e assim aumentar o nível de competência da Receita.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • TIPOS DE TREINAMENTOS E ORIENTAÇÕES: Não há treinamentos, o responsável do setor atual no local de trabalho, atendendo e orientando os contribuintes, os estagiários são como um suporte para os atendimentos presenciais.
  • ORIENTAÇÕES: As orientações são com os chefes dos setores quando há dúvida relacionadas aos contribuintes, encaminhamos para a chefia. Onde faço a triagem se souber orienta-los.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

  • A RFB possui o ambiente climatizado e bastante confortável para o contribuinte. As maquinas são novas, entretanto o sistema que a receita utiliza é bastante fali-o, costuma cair bastante assim como a internet a cabo também, ela cai bastante, ja passamos até 3 dias sem atendimento por conta da internet.

E) RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA:

  • A receita Federal prepara o estagiário, para ser um profissional competente ao mercado de trabalho. Na atividade que eu exerço hoje procuro me aperfeiçoar, mostrando interesse e comprometimento com RFB. Onde eu oriento e atuo de forma correte diante aos problemas apresentados pelos contribuintes, tomando melhor o atendimento.

F) RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Tenho facilidade em aprendizado, realizo todas as atividades da Receia sem dificuldades, surgem algumas dúvidas, mas sempre procuro orientações com os chefes dos setores para evoluir no meu conhecimento profissional. Procuro executar com atenção para não ser necessário refazer o procedimento, sempre que atualizam as informações eu pergunto a chefia antes mesmo de passar para os contribuintes. Trabalhar com público tem sido uma experiência muito boa, me ensina a ser um profissional melhor.

G) INDICADORES RELACIONADOS AO SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL

  • A empresa contratante é a AGIEL – Agencia da integração Empresa Escola LTDA – EPP, visa preparar e desenvolver o estudantes na área, com a responsabilidade de periodicamente uma avaliação do supervisor responsável do estágio, aprovando os seguintes itens: Pontualidade, interesse pelo estagio, iniciativa, espírito inquisitivo, espírito cooperador, trabalho, disciplina, confiável, relacionamento, atitudes com supervisor, a atitudes com a empresa, conhecimentos gerais, conhecimento teóricos, conhecimento prático, cumprimentos de tarefas, tarefas, organização, desenvolvimento, responsabilidade e aprovações gerais.

H) DIFICULDADES ENCONTRADAS X OPORTUNIDADES

  • Não encontrei grandes dificuldades, vejo esse estágio como umas das grandes oportunidades para minha vida profissional. Não me interessei em sair do estágio em momento nenhum, pois vem acrescentando bastante sobre a área de atuação a qual desejo seguir. Que todo conhecimento que adquirir com o tempo venha me trazer grandes coisas e me torne um melhor profissional.

I) FATORES OBSERVADOS

  • Remuneração: A política de remuneração quando entrei não era alterada a bastante tempo, segundo a colegas de trabalho, depois de que começou a pandemia devido ao COVID, diminuíram a quantidade de estagiários na agencia e consequentemente aumentou o valor remunerado do estágio. Hoje com o vale-transporte chega a quase mil reais, por quatro horas trabalhada.
  • Supervisão:  A supervisão é bem exercida.
  • Autonomia: Eu atuo na área sem dependência do meu chefe, mas o supervisor responsável e pergunta se preciso de algumas informações.
  • Diferenciação: Cada atividade necessita de conhecimento e experiência.
  • Participação:  Não participo de reuniões e também cursos oferecidos aos servidores.
  • Clima da organização:  O clima é bastante agradável entre os funcionários, percebo que o chefe está sempre à disposição para dar suporte aos estagiários.
  • Relações de poder: Realização forma, bastante acessível.
  • Liderança: Democrática
  • Satisfação com o trabalho: É com satisfação do meu trabalho que atendo os contribuintes na RFB, me sinto realizado com o conhecimento adquirido nesses dois anos de estágio, pois agrega na minha vida, me capacitando cada vez mais no crescimento profissional.
  • Significado do trabalho: É uma atividade importante, pois procura atender e orientar as necessidades dos contribuintes que não tem suporte para poder resolver os procedimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com