TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial - PROINTER III - 3º semestre

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

West consultoria educacional – Irecê/Ba

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Financeira II (PROINTER III)

Relatório Parcial

18 de maio de 2017

Irecê / Bahia

Edclea Oliveira da Silva RA: 6001008868

Gerffson Ribeiro da Silva RA: 6001008872

Jumara Ribeiro da Silva RA: 6001008874

Vargas Matos dos Anjos RA: 6001004051

Relatório Parcial

Relatório Final apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira III na Faculdade Anhanguera, sob vista da tutora presencial Dione Conceição do Nascimento e da tutora a distância Luciana Dau Pereira.

18 de maio de 2016

Irecê / Bahia

Introdução

        A criação de uma cooperativa de reciclagem de co-produtos na cidade de Irecê vislumbra a possibilidade que novas vagas de empregos irão surgir e poderão de certa forma auxiliar o dia-a-dia de muitas pessoas, podendo também trazer muitas chances de crescimento profissional para quem conseguir entrar para o quadro de funcionários da mesma, quadro esse que será ocupado no geral por pessoas com dificuldade de ingressar no mercado de trabalho devido a vários fatores. Novos conhecimentos poderão ser aprendidos assim como outros serão passados a diante, o foco da empresa será o trabalho com eficiência e qualidade, em ambos os serviços, assim como na hora da reciclagem como na hora da parceria na criação dos co-produtos. Riscos estão envolvidos, já que os mesmos serão 100% de material reciclado, isso poderá acarretar em centenas de dúvidas em fato de qualidade do produto podendo não ser aceito. Fora os fatores críticos o sucesso possui 80% de chances de acontecer, custo/benefício o lucro promete acontecer em longo prazo. Com parceria junto a prefeitura e com o associação de comerciantes da cidade, empregos serão gerados e mais famílias terão uma fonte de renda fixa.

Como funciona a Reciclagem de co-produtos?

        Para melhor entender o conceito da reciclagem de co-produtos devemos saber que o mesmo deve-se ao processo em que se converte qualquer tipo de material ou então produtos que obtenham outro tipo de potencial após ser utilizado. Através desse processo é possível diminuir vários fatores de ajuda ambiental na não necessidade de outro processo industrial  como por exemplo: a poluição do ar e da água e a emissão de gases que colaboram para o efeito estufa.

        A partir destas informações o entendimento da produção conjunta (Co-Produtos).  Temos três tipos desta atividade, sendo:

  • Co-produtos;
  • Subprodutos;  
  • Resíduos ou Sucatas,

O Co-produtos trata-se dos produtos que passam pela produção conjunta como foi dito acima, onde todo o seu faturamento é de maneira significativa voltado a empresa, é chamado também de produtos principais.

        Quando a produção conjunta aparece podemos dividi-la em 3 grupos distintos, sendo eles: produtos principais, produtos secundários e resíduos.

Produtos Principais: são os produtos que possuem o seu valor de venda alto e de muito valor significativo, possuem o objetivo do processo.

Produtos Secundários: são os produtos que possuem o seu valor de venda baixo e seu valor significativo é inferior aos demais co-produtos, sendo assim não possuem o objetivo do processo, acabam sendo gerados de maneira acidental.

Resíduos: possuí o valor de venda totalmente reduzido.

Para exemplificar de forma mais simples o conceitos demonstrando acima vamos utilizar o exemplo de produção dos mesmo em um frigorífico:

CONCEITOS DE CO-PRODUTOS EM UM FRIGORÍFICO

Categoria

Exemplo

Produto principais

No frigorífico, por exemplo, é o filé mignon, a alcatra, o contra-filé, o coxão-mole, o patinho etc.

Produtos secundários

são os ossos, os chifres e os cascos do boi.

Resíduos

Seria os órgãos miúdos do animal como o intestino, as tripas, língua, coração entre outros    

Outra forma de entender esse conceito pode ser observado no infográfico da produção do aço e seus co-produtos:

[pic 2]

Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional:

Com o avanço das tecnologias e pelas grandes oportunidades de ensino, o mercado de trabalho vem exigindo, com toda razão, maior qualificação por parte dos candidatos a uma vaga no vasto mercado brasileiro. Em uma pesquisa feita pelo IPEA ( Instituto de pesquisa e Econômica Aplicada) em 2013,  cerca de 37,7% das pessoas entrevistadas estavam sem emprego pela falta de capacitação profissional. No Brasil são oferecidas várias oportunidades de cursos de capacitação, mas isso não é suficiente devido ao baixo índice de investimentos.

Um dos motivos para haver grande escassez da falta de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho, é a falta de investimentos por parte dos governos ao longo dos anos. Investimentos esses, que ainda são feitos na universalização do acesso e não na qualidade da educação, seja por falta de interesse ou até mesmo por falta de entendimento do cidadão comum, que ainda se contenta com o ensino ser gratuito e em muitas vezes não reclamar da qualidade.

Uma área que está cada vez mais criando oportunidades para pessoas sem qualificação profissional é a reciclagem. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para aqueles que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais recicláveis. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população. Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), ela é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (494.4 Kb)   docx (271 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com