TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio parcial PROINTER III RH

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

PROINTER III

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

(RELATÓRIO PARCIAL)

PROINTER III – GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar apresentado como requisito do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Anhanguera de Osasco sob a orientação do tutor Jaquelini Tonon Stefanello.

RELATÓRIO

Planejar, gerenciar e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas é fundamental independente do tamanho da empresa. Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir colaboradores, gestão de pessoas abrange conhecer as necessidades e expectativas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional.

A área de recursos humanos representa a empresa, estrategicamente, atuando para garantir a eficiência e melhoria dos processos, garantindo o sucesso dos resultados da empresa. Isso inclui a identificação de oportunidades para formação, clima organizacional, benefícios melhorados, retenção de talentos, entre outros.

O primeiro passo para implantar um departamento de RH em uma empresa é fazer um diagnóstico, internamente e externamente, para determinar quais áreas precisam de mais atenção e tem mais força para a organização. Este diagnóstico pode ser feito internamente ou com o acompanhamento de uma empresa de consultoria.

        Para exemplificação, tem-se um modelo de uma empresa privada com cerca de 100 colaboradores, a qual atualmente não possui um departamento de Recursos Humanos. Foi efetuada uma entrevista analítica com alguns desses colaboradores para compreender melhor o que pensam sobre a ausência do departamento de RH.

Os principais comentários foram reclamações voltadas à falta de integração entre todos os setores da empresa, à falta de reconhecimento profissional e o clima pesado dentro do ambiente de trabalho devido à existência de cobranças excessivas. Em contra partida o empregador ressaltou o pouco comprometimento dos colaboradores, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos, etc. Além disso, nos últimos dois anos houve um aumento de passivos trabalhistas na empresa.

Uma empresa privada pode apresentar diversas necessidades e deficiências a serem trabalhadas em relação à gestão de pessoas em geral. A primeira necessidade a ser desenvolvida é criar  um modelo de gerenciamento participativo. Isso pode ser desenvolvido através de um Grupo Gestor, devidamente treinado e habilitado, composto de representantes de todas as áreas da empresa, pautado nos princípios da melhoria contínua, no planejamento, delegação e treinamento, gerando mais envolvimento e participação de seus colaboradores, o que resultará também no maior comprometimento e motivação de toda equipe.

O próximo passo será delegar ao Grupo Gestor a utilização do planejamento como ferramenta em todas as atividades da empresa, seja ela de qualquer natureza, com o objetivo de evitar ações impensadas, que na maioria das vezes geram altos custos, desperdícios e falhas de toda espécie.

Como terceira necessidade,  será monitorar continuamente o ambiente interno e externo da instituição, registrando, analisando e tomando medidas para todas as falhas, erros e desperdícios, além de avaliar periodicamente o clima organizacional interno e a satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com