TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL PROINTER III

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE JARDIM MS

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

OSMAR AMORIM RIBEIRO - RA 5321479448

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III (PROINTER III)

(Relatório Parcial - ETAPA 1)

Tutor (a) EAD: JOICE SIQUEIRA LIMA

JARDIM / MS

2018


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE JARDIM MS

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

OSMAR AMORIM RIBEIRO - RA 5321479448

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III (PROINTER III)

(Relatório Parcial - ETAPA 1)

Trabalho desenvolvido para o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, disciplina projeto interdisciplinar aplicado a tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas III, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER III , No 3º semestre 2018, sob orientação da tutor (a) EAD Joice Siqueira Lima.

JARDIM / MS

2018

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO............................................................................................4

2 ANÁLISE SITUACIONAL4                                              

2.1 Situação Atual4

2.2 Mapeamento dos Sistemas de Informação5

2.3 Problemas e Oportunidades6

2.4 Proposta7

3 PROJETO LÓGICO..........................................................................................8

3.1 Visão de Projeto.8

3.2 Modelagem de Negócios.8

4 CONCLUSÃO.................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA....................................................................18


1 APRESENTAÇÃO

        O presente trabalho apresentara como requisito para avaliação do Prointer III a elaboração de um projeto do qual identificara as necessidades de desenvolvimento ou evolução de um sistema de informação para uma organização, dessa maneira foi escolhido uma empresa de pequeno porte do ramo de hotelaria localizada no Município de Jardim do Estado do Mato Grosso do Sul.

        Gestão de Hotel é uma tarefa que requer um processo de atividades cuidadoso, sendo assim a principal linha deste estudo foi compreender a situação atual da empresa, fazer um mapeamento dos Sistemas de Informação existentes, identificar os problemas e as oportunidades e por fim apresentar uma proposta com base nos dados coletados, aprimorando assim projeto que atendera as necessidades da empresa em estudo.

        Neste relatório como metodologia, se utilizou de pesquisa bibliográfica para embasamento teórico assim como a compreensão da atividade a ser desenvolvida, também foi utilizada a pesquisa exploratória para obtenção de dados para realização do desenvolvimento do projeto para a empresa escolhida.

2 ANÁLISE SITUACIONAL

2.1 Situação Atual

A organização a ser estudada como foco nesse trabalho trata-se de um empreendimento hoteleiro, conhecido como Vitória Hotel, teve iniciou das suas atividades no dia 22 de fevereiro de 2001, tendo como administradora, a própria proprietária. Localiza-se na cidade de Jardim, no Estado de Mato Grosso do Sul, na Avenida Duque de Caxias, Bairro Itapé, na saída para o município de Bela Vista-MS. O hotel tem como prioridade principal o bom atendimento, com apartamentos padronizados, com instalações aconchegantes. O empreendimento é de pequeno porte; no ano de 2011 o mesmo passou por reforma e construção de mais doze apartamentos, ampliando assim o número de leitos. O número de apartamentos de vinte aumentou para trinta apartamentos, para atender a grande demanda que o hotel possui.  

        A cidade de Jardim/MS possui uma rede hoteleira de onze hotéis para prestar os serviços de hospedagem, possuindo dessa forma quinhentos e treze leitos. Podemos observar que o Vitoria Hotel possui uma concorrência em termos de leitos, a proposta desse trabalho e estudar se há um sistema de informação desenvolvido ou em desenvolvimento no hotel em questão, visando maximizar sua qualidade no atendimento bem como a satisfação dos seus clientes.

        No empreendimento os principais usuários chaves do sistema de informação trata se dos recepcionistas, pois são eles que lidam com as primeiras informações, sendo responsáveis pelo atendimento ao hóspede, pelo registro de hóspede, pela entrada e saída do mesmo, pela mudança de hóspede de apartamento e pela informação do hotel, da cidade e da região.

Neste relatório como metodologia, se utilizou de pesquisa bibliográfica para realização e desenvolvimento lógico deste trabalho. A pesquisa bibliográfica, de acordo com Severino (2007, p. 122) é considerada “aquela que se realizam a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricos já trabalhados por outros pesquisadores”.  Também foi utilizada a pesquisa exploratória para obtenção de dados para realização deste trabalho. Para Dencker (1998, p. 128) a pesquisa exploratória “compreendem, além do levantamento das fontes secundárias, o estudo de casos selecionados e a observação informal”.

2.2 Mapeamento dos Sistemas de Informações

        

Entende se por sistemas de informação um Sistema  do qual seja ele automatizado ou manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente. Foi identificado através de uma análise exploratória que os sistemas existentes no empreendimento em estudo, tratam se de um sistema manual aonde através dos livros de registro geral de hóspede se tem as informações do hospede para realização do check in e o check out, além do site do empreendimento que é utilizado para a solicitação de reservas online e visualização do empreendimento atrás das fotos disponibilizados no mesmo e também algumas informações importantes da cidade e localização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (138.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com