TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Situação Econômica Atual do Brasil

Por:   •  15/4/2017  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

ALUNO: Wanderson Luiz de Paula                                                               PERÍODO:

SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUAL DO BRASIL

Os números mostram a gravidade da atual situação econômica brasileira, mesmo com o governo tentando mascarar a crise com interpretações convenientes e a negação dos dados captados pelas diversas consultorias econômicas, instituições de classe e até mesmo das próprias agências e órgãos governamentais, a inflação de 10,67% em 2015, a previsão inflacionária de 7,36% para 2016, a queda de 3,8% do PIB brasileiro no ano de 2015 e o preço do dólar atingido a casa dos R$ 4,00 provam que a economia brasileira se encontra estagnada.

A falta de investimentos em infraestrutura tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo, aliado a falta de planejamento estratégico de longo prazo para a economia e a estratégia de reação de fatos por parte do governo mais conhecida como operação tapa buracos onde medidas emergenciais são adotadas para tratarem problemas que seriam facilmente resolvidos se houvesse um planejamento macro resultaram no colapso econômico atual. A submissão da política econômica a política partidária é mais um grande vilão que tem levado a uma desestruturação da máquina pública e que vem prejudicando todos os setores da sociedade, como a educação, saúde pública, segurança e obviamente a economia. Se não bastasse todos esses fatores o país ainda conta com a falta de credibilidade, os escândalos no governo vão se acumulando e a impunidade gracejando, mesmo que estivesse bem intencionado o governo não teria credibilidade suficiente para contar com apoio dos diversos setores da economia nacional. Este é o grande problema que deixa os brasileiros temerosos em relação ao futuro.

Porém nem tudo está perdido, através de uma boa estratégia econômica, investimento na indústria, agricultura e reajuste fiscal, o Brasil pode sair desse conturbado momento e retomar o equilíbrio econômico. Uma retomada da economia brasileira dependerá mais do Governo, pois segundo todas as análises, foi ele quem não fez seu papel em termos de fomento do desenvolvimento do país. Enquanto a agricultura, indústria e serviço davam seu sangue para atingir patamares de produtividade e competitividade, o Governo falhava no planejamento estratégico, infraestrutura e política fiscal. A crise pode ser revertida mas se depender apenas dos empreendedores e não haver colaboração do governo, será impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com