TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Contabilidade Empresarial

Por:   •  12/1/2023  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: 02

Nome:

ROL escolhida: 01

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na aula do modulo 01, ministrada pela Ma. Rosangela Vieira, foi abordado a importância da contabilidade nas empresas. Empresas que exercem a função contábil correta, tomam decisões mais assertivas sobre a gestão da empresa em relação a corporações que possuem uma má gestão. Com as informações contábeis, a empresa tem o controle de garantir que as metas almejadas sejam alcançadas e com isso, consegue planejar ações mais assertivas a serem tomadas no futuro.

“Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 48% das companhias brasileiras não conseguem permanecer operando por mais de três anos, justamente pela falta de controle financeiro.” (REDE JORNAL CONTÁBIL, 2022, Online). Diante deste dado, é possível imaginar que estas empresas não realizava a contabilidade financeira, apurando e elaborando informações econômicas sobre a empresa e quais variáveis do macroambiente iriam impactar na lucratividade e geração novos negócios. Elas provavelmente não realizavam também a contabilidade gerencial, controlando os custos de cada área, a fim de verificar informações em todo ciclo operacional (produzir, vender, receber, comprar e estocar), com a finalidade de tomar decisões que gerassem retorno em curto, médio e longo prazo.

Esse tipo de gestão foi realizado pelo Rogério Silva, CEO do CEBRAC, rede de cursos e ensinos no Brasil. Com a gestão financeira, a rede obteve uma economia nos custos de reformas nas novas unidades em até 80%. Com esse resultado, ele conseguirá expandir mais de 150 franquias no Brasil (TERRA, 2021, Online).

O CEBRAC abrangeu na gestão de reforma das novas franquias, todos os gastos que teriam, sendo eles custos (gastos de bens e serviços efetuados), despesas (consumo de bens e serviços, a vista ou a prazo), perdas (gastos anormais ou involuntários) e investimentos (aquisição de bens).

 Ou seja, para o bom funcionamento de qualquer empresa, é fundamental uma boa gestão contábil, sendo possível realizar mudanças até em empresas que estão com baixo rendimento, corrigindo rapidamente a rota de funcionamento do negócio e obtenha retornos igualitários aos investidos ou até superávit no balanço patrimonial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARQUES, Vanessa. Por que a gestão financeira é tão relevante para PMEs?. Rede Jornal Contábil, 2022. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/por-que-a-gestao-financeira-e-tao-relevante-para-pmes/. Acesso em: 31 ago. 2022.

PMEs do Brasil não duram nem 3 anos por má gestão financeira. Terra, 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/parceiros/homework/pmes-do-brasil-nao-duram-nem-3-anos-por-ma-gestao-financeira,557ea688278a92359eaebb92e5811e7dssktd5f1.html#social-comments. Acesso em: 31 ago. 2022.

e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (991 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com