TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA - ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA

Por:   •  7/3/2020  •  Artigo  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Resenha Crítica de Caso

DIEGO DO CARMO SIMÕES

Trabalho da disciplina GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA

                                                     Tutor: Prof. RICARDO BARBOSA DA SILVEIRA

Niterói

2019

ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU

Referência:

   - MITSURU, M. Escândalo da contabilidade da Toshiba: como a governança corporativa falhou. Asia Case Research Centre, n. HK 1097, The University of Hong Kong VA, China, Agosto 2016.

  O artigo “Escândalo da contabilidade da Toshiba: como a governança corporativa falhou.” aborda o escândalo contábil vinculado em mais de 1,5 bilhões de dólares americanos em lucros operacionais. A prática irregular teve seu inicio em 2008 e foi descoberta em 2015, refletindo em seis divisões de negócios da Toshiba.

Em 2015, um painel de investigação independente publicou um relatório descrevendo as irregularidades contábeis, nas quais A Semp Toshiba inflou os lucros contábeis. Neste relatório relevou que houve uma pratica de contabilidade inadequada por sete anos, resultado de metas de lucros extremamente agressivas e havia leniência do corpo diretivo com as práticas.

No relatório investigativo relatou algumas técnicas usadas pelos gerentes executivos da Semp Toshiba para inflar os resultados. Dentre elas, o reconhecimento de custos menores dos que o real; e, o adiamento do reconhecimento de perdas. Além disso, a forte pressão sobre os subordinados e a cultura descendente de hierarquização de fidelidade cega aos funcionários superiores resultou nas praticas contábeis indesejáveis e ilegais, sem denuncias.

A Toshiba foi pioneira na governança corporativa, iniciando seu processo no final da década dos anos 90. Com a criação de comitê de governança externo, criando uma forte fiscalização externa, colocou a Toshiba como exemplo de sistema avançado e robusto. No entanto, as praticas contábeis fraudulentas não foram impedidas pelos controles de governança corporativa, expondo as fraquezas do modelo de governança corporativa da Toshiba.

No modelo de governança corporativa da Toshiba apresentava algumas características, no que tange a prática, diferente de empresas norte-americanas. No caso da Toshiba, o comitê de controle externo não apresentavam os membros com maior conhecimento técnico, expondo uma falha no modelo.

As práticas irregulares de contabilidade tiveram inicio em 2008, devido à crise financeira mundial, reduzindo a rentabilidade da Toshiba. As técnicas de contabilidade inadequadas que foram empregadas foram fruto de desafios rígidos, com implicação de fracasso não aceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com