TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sistemas de Informações

Por:   •  16/11/2020  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

A história da informação – Documentário BBC

Estamos cercados por ordem. Durante os últimos 300 anos, o ser humano desenvolveu novas e incríveis maneiras de utilizar a energia, e é possível usar essa habilidade para transformar o nosso ambiente ao redor. No entanto, existe um outro tipo de ordem invisível, tão complexa quanto, que estamos apenas começando a entender.

O documentário apresentado pelo professor Jim Al-Khalili e produzido pela emissora BBC abordou a evolução da descoberta do poder dos símbolos e como a humanidade deu um grande avanço no aprendizado das técnicas de transmissão e armazenamento das informações. Como a escrita, códigos e computadores revolucionou o nosso entendimento do universo.

Na Contabilidade antigamente era bem diferente do que estamos habituados hoje. Os primeiros registros contábeis ou até mesmo indícios de formas de se contabilizar algo, não foram em computadores, e sim por homens primitivos que necessitavam fazer a contagem e controle do seu rebanho.

Nossos cérebros estão cheios de informações e constantemente a trocamos uns com os outros. Porém, a informação foi um dos conceitos mais difíceis e sutis que a ciência teve que desvendar. Entendê-la e utilizá-la têm sido um processo extremamente longo e difícil. O poder da informação seria inicialmente vislumbrado a mais de 5.000 anos atrás, quando uma tecnologia revolucionária foi desenvolvida e colocaria em curso o mundo moderno. Sendo assim, é possível dizer que informação é o conjunto de dados manipulados e organizados, que gera referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno.

Diante deste contexto, pode-se afirmar que, o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar ou registar, e por isso, houve a necessidade da criação das máquinas. Nos dias hoje, isso se tornou indispensável.

O documentário cita o processo de tecelagem, de um mecânico francês, onde cartões perfurados eram utilizados para tecer padrões de forma programada, passando pela invenção do telégrafo e também do código morse, que deu um novo sentido ao processamento e à transmissão de informações por meio de seu alfabeto de bips.

Para complementar ainda mais o documentário assistido, em 1946, surgiu o ENIAC, o primeiro computador, projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Este computador contava com algumas características básicas, como: capacidade de processamento de 5.000 operações por segundo, tinha como principal finalidade cálculos balísticos, possuía 18.000 válvulas, de 175 Kw de potência e pesava mais de 30 toneladas.

O físico James Clerk Maxwell expos os estudos que acabaram servindo como base para o matemático Alan Turing trazer à sociedade os seus algoritmos computacionais que marcaram o nascimento da era dos computadores. Além disso, o documentário também enfatiza o valor à evolução e à manutenção dos meios de comunicação, tornando-os, as próprias extensões do ser humano.

Isso contribui para o que temos hoje, as redes de computadores, mais precisamente a Internet.

Nos dias de hoje, as organizações estão refém da tecnologia, ou seja, torna-se quase impossível uma empresa existir sem o uso de internet.

O avanço da tecnologia trouxe muitos benefícios para a atividade e para o profissional contábil, além de simplificar o que antes levava mais tempo e trazia mais custos, as atividades também podem ser feitas com mais agilidade. A Contabilidade deixa de ser apenas registros e torna-se uma ciência, e o profissional que antes era apenas um “guarda livros” que só registrava os fatos,  passa a ser um profissional gerencial que analisa as informações e as utiliza para tomada de decisões mais ágeis, eficientes e assertivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com