TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


ÍNDICE

INTRODUÇÃO ............................................................................3

DESENVOLVIMENTO ................................................................4

ÍTEM 2.1 .....................................................................................4

ÍTEM 2.2 .....................................................................................5

ÍTEM 2.3 .....................................................................................5

ÍTEM 2.4 .....................................................................................5

ÍTEM 2.5 .....................................................................................6

ÍTEM 2.6 .....................................................................................6

CONCLUSÃO..............................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

A empresa fundamentada para o desenvolvimento do trabalho é a Tudo Limpo Conservação e Limpeza LTDA, atuando com maior engajo no ramo da conservação de condomínios residenciais e comerciais bem como a prestação de serviços gerais de conservação para entidades públicas mediante contratos de licitação. A quantidade de funcionários é bem variável, dependendo do número de contratos ativos, sendo que hoje são 50 colaboradores e a empresa necessita contratar 5 novos Auxiliares de Serviços Gerais devido a captação de um novo cliente condominial.


  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo Chiavenato (1999; 2010), a Descrição de Cargos, como o próprio nome já diz, refere-se a descrever o que o ocupante do cargo faz (as atividades e tarefas), como ele faz (os recursos que utiliza e sob quais condições ele faz) e para que ele faz (a finalidade da realização destas atividades). “A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo das principais responsabilidades do cargo” (CHIAVENATO, 1999, p. 176). A descrição do cargo de auxiliar de serviços gerais é proposta pelo setor de terceirizações, sendo o superior imediato do cargo o supervisor do contrato de manutenção e conservação. Compete a esse profissional um conjunto de ações integradas, conjuntamente orientadas que resultem no melhor nível de asseio e limpeza do condomínio ou entidade pública onde esse serviço é prestado. Em relação as atribuições, cabe à esse profissional a limpeza de áreas externas, verificação das estruturas de asseio do condomínio ou estabelecimento, limpeza completa das áreas internas desses locais, limpeza das caixas de gordura e esgoto, limpeza de sanitários, fortalecer o nome e imagem da empresa perante os clientes no contato diário e também acondicionar no condomínio de forma adequada e segura os produtos necessários ao desempenho de sua função que serão fornecidos pela empresa.

A forma como o profissional desempenhará as suas funções é utilizando-se de ferramentas manuais como vassouras e rodos ou com máquinas, caso a superfície do local em questão necessite, respeitar os locais indicados pelo condomínio para armazenagem de produtos inerentes a natureza do serviço, para limpeza de superfícies lisas sempre com o uso de vassouras para retirada de poeira e posteriormente deverá usar panos úmidos nesses pisos. Quando houver necessidade de corte de grama, avisar tempestivamente o supervisor para que o mesmo contate o setor de jardinagem, quando em limpeza de paredes, usar o produto especificado pela empresa, para não incorrer no risco de danos a pintura ou revestimentos e em áreas internas usar somente a quantidade de produto indicado, evitando odores excessivos.  

O desempenho correto dessa função é para que a empresa consiga cumprir com os compromissos acordados em contrato quanto a conservação e limpeza das instalações dos clientes, servindo de contato direto da organização com os seus contratantes, e contribuindo enormemente para imagem que os clientes terão da empresa, sendo o mais positivo possível.

Em relação às competências técnicas, é exigido o 1º Grau colegial completo, pela necessidade da habilidade de desenvolver diálogos corretamente com o público e também será exigida experiência comprovada em carteira de trabalho de no mínimo 1 ano. Quanto as competências comportamentais, é imprescindível que o candidato seja extrovertido e comunicativo, alinhados a atual imagem que a empresa quer remeter ao público, candidatos retraídos e tímidos devem ser evitados.        

                

2.2

Chiavenato (1999; 2010) afirma que o recrutamento é um processo de comunicação, no qual divulga-se as oportunidades de trabalho para atrair as pessoas nelas interessadas. O tipo de recrutamento usado será o recrutamento externo, preferencialmente com indicação de um colaborador que já faz parte do quadro de funcionários, o que trará um maior grau de confiabilidade ao processo. As técnicas de recrutamento serão a afixação de cartazes e avisos na portaria da empresa e em conjunto com isso, o anúncio nos jornais de maior circulação na cidade, devido a necessidade de um provimento rápido desses vagas.

2.3

A primeira técnica eliminatória de seleção será a análise dos currículos dos candidatos para enquadramento de perfil, evitando assim o contato desnecessário com candidatos que não atendem as expectativas, o que evita inclusive gastos desnecessários com esse processo de seleção. Com a seleção parametrizada de currículos finalizada, os candidatos passarão para entrevista com o responsável pelo setor, sendo essa entrevista realizada com roteiro pré-estabelecido e elaborado pela área técnica com suporte e consultoria de um profissional de Psicologia, com o objetivo de mitigar o risco de contratações que não atendam o perfil desejado e causem com isso uma rotatividade não esperada na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com