TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES LIVRO “GESTÃO DE PESSOAS” – IDALBERTO CHIAVENATO

Por:   •  4/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  2.279 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA  

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO 

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 

GESTÃO DE PESSOAS 

 

 

 

QUESTÕES LIVRO “GESTÃO DE PESSOAS” – IDALBERTO CHIAVENATO

 

 

 

 

Michele dos Santos Gimenez 
C62789-5 
ADP406 

 

 

 

 

 

SANTANA DE PARNAÍBA  

2016 

REMUNERAÇÃO

Exercícios Páginas 262 e 263

Recompensa organizacional é quando há uma combinação de entradas (esforço humana, competências, tecnologias, matérias-primas e capital em um conjunto de trabalho integrado) para produzir um resultado desejado pela empresa, no caso, o lucro (recompensa). 

 

  1. Remuneração – recompensa oferecida ao funcionário, para que o mesmo contribua alcançando os objetivos da empresa. 

 

Remuneração Total – A remuneração total é o conjunto de 4 componentes: remuneração básica (pagamento fixo); incentivos salariais (prêmios, bônus, entre outros…); incentivos financeiros (prêmios em bens, em viagens, etc...); e por fim, benefícios (Seguro de Vida, Convênio Médico, Vale Transporte, etc...) 

 

  1. Recompensas financeiras: As recompensas financeiras podem ser diretas ou indiretas, mas o principal objetivo é recompensar o funcionário com objetos tangíveis, na maioria dos casos, dinheiro.  

 

Recompensas não financeiras: As recompensas não financeiras são intangíveis, por ex: satisfação do funcionário, oportunidade de desenvolvimento, segurança no trabalho, promoções, entre outras. 

 

 

  1. As recompensas financeiras diretas consistem no pagamento em forma de salários, bônus, prêmios e comissões.  

 
As recompensas indiretas não estão no plano da organização, mas o funcionário as recebem mesmo assim, como por exemplo:  gratificações, gorjetas, adicional noturno, adicional de insalubridade e periculosidade, entre outras... 

 

  1. Salário Nominal é aquele especificado no contrato, o quanto de “dinheiro” que o funcionário recebe. 

 

Salário Real é aquele que representa o poder aquisitivo da pessoa, o quanto ela pode comprar com aquele valor recebido. 

 

Salário Mínimo é o menor pagamento monetário (definido por lei) que um funcionário deve receber. 

 

  

  1. TIPOS DE SALÁRIOS: 
    Salários por unidade de tempo é o valor pago pelo tempo que o funcionário trabalha, seja por hora, semana, quinzena e mês. Por hora e por mês, são os mais comuns. 

 

Salários por resultado é o valor pago com base no que o funcionário produziu para aquela empresa (comissões ou porcentagens). 

 

Salário por tarefa é a junção do salário por unidade de tempo com o salário por resultado. O funcionário é recompensado de acordo com a sua jornada de trabalho e de acordo com a quantidade de produtos e/ou serviços produzidos.   

 

 

  1. SIGNIFICADOS DE SALÁRIO: 

Para a organização: o salário significa custo (reflete no preço do produto final) e investimento (aplicação do dinheiro em um fator de produção, o trabalho).  

 

Para o indivíduo: o salário é o mais importante elemento para o seu poder de compra (satisfação de suas necessidades e desejos). 

 

 

  1. Os nove critérios são: 1. Equilíbrio interno vs Equilíbrio externo; 2. Remuneração fixa ou remuneração variável; 3. Desempenho ou tempo de casa; 4. Remuneração do cargo ou remuneração das competências; 5. Igualitarismo ou elitismo; 6. Remuneração abaixo ou acima do mercado; 7. Prêmios monetários ou não monetários; 8. Remuneração aberta ou remuneração confidencial; 9. Centralização ou descentralização das decisões salariais. 

 

  1.  Igualitarismo é quando a empresa inclui o maior número de colaboradores com o mesmo nível de remuneração. 

 

Elitismo é um sistema antigo que reforça a ideia de hierarquia nas organizações, ou seja, a remuneração é diferente entre os colaborados. 

 

  1. Remuneração aberta traz a ideia de que os funcionários podem saber qual o valor da remuneração dos colegas; e como as decisões sobre remuneração são tomadas. 

Remuneração confidencial não permite o acesso dos funcionários às informações de remuneração dos demais colegas. 

 

 

11. Conceituar administração de salários e suas formas de equilíbrio.

São normas e procedimentos utilizados que mantém e/ou estabelece a estrutura salarial de forma justa e distributiva na organização. A estrutura salarial, por sua vez, é composta por diversas faixas salariais em diferentes cargos, que são equilibrados de duas formas:

1.       Equilíbrio interno: cargos e salários consistentes dentro da empresa;

2.       Equilíbrio externo: salários equivalentes para o mesmo cargo em outras organizações, e em comparação com o mercado de trabalho.

 

12. Conceituar avaliação e classificação de cargos.

Avaliação de cargos: Internamente, aplicam-se critérios de comparação dos cargos para valorização de saláriso de diversos cargos.

Classificação de cargos: Comparação do valor relativo dos cargos, colocando-os em uma hierarquia de classes para utilizar na base de estrutura de salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (183.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com