TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS - CAPITULO 7 Idalberto Chiavenato

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  2.780 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DE PESSOAS - CAPITULO 7

MODELAGEM DO TRABALHO

As maneiras como as pessoas trabalham depende de planejamento, as tarefas estão contidas nos cargos, a estrutura dos cargos são condicionadas pelo desenho organizacional. Os cargos fazem parte do formato estrutural da organização. Esse condiciona e determina a distribuição, configuração e o grau de especialização dos cargos. Se a estrutura organizacional é rígida e imutável, os cargos também serão fixos, se a estrutura é flexível e adaptável, os cargos também serão maleáveis. Quanto mais a estrutura organizacional for flexível, mais forte a presença de equipes multidisciplinares e autogeridas no lugar de órgãos permanentes e definitivos.

Conceito de cargo

O cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, os cargos estão sendo gradativamente transformado em atividades conjuntas através de equipes, para a organização, o cargo constituí a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais. Para a pessoa o cargo constitui uma das maiores fontes de expectativas e de motivação na organização. A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação. Os cargos constituem os meios pelos quais a empresa aloca e utiliza os seus recursos humanos para alcançar objetivos organizacionais. Na outra ponta os cargos contituem os meios pelos quais as pessoas executam as sua tarefas dentro da organização para alccançar os objetivos individuais

Desenho de cargo

O desenho de cargo(job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos . O desenho dos cargos constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, desenhar um cargo significa definir 4 condições básicas:

1 -O conjunto de tarefas e atribuições( qual é o conteúdo do cargo)

2 -Como devem ser desenhadas (quais são os métodos e processos de trabalho)

3 -Quem é o seu superior imediato

4 -Quem são seus subordinados ou pessoas que dele dependem para trabalhar.

Modelos de desenho de cargo

Existem três modelos de desenho de cargo: o clássico o humanístico e o contingencial.

Modelo clássico ou tradicional A partir da divisão do trabalho e da fragmentação das tarefas definia o cargo. O gerente manda e o operário recebe as tarefas simples e repetitivas os aspectos principais do modelo clássico de desenho de cargo são:

1- As pessoas como apêndice da maquina: É a tecnologia, que serve para a base do desenho de cargos

2- Fragmentação do trabalho: o Trabalho é dividido e fragmentado afim de que cada pessoa faça apenas uma sub-tarefa simples e definitivao trabalho das pessoa devem ser feito de forma harmoniosa, cadenciada e coordenada.

3 -Ênfase na eficiência: Cada operário trabalha segundo o método as regras e os procedimentos estabelecidos

4 -Permanência: O desenho clássico repousa na presunção da estabilidade e de permanência a longo prazo do processo produtivo

O desenho clássico funciona dentro da abordagem do sistema fechado. O trabalhador e o cargo recebem o mesmo tratamento das máquinas.

Vantagens do desenho clássico:

1 –Redução de custos

2 –Padronização das atividades

3 –Apoio a tecnologia

Desvantagens e limitações do desenho clássico

1 –Cargos simples e repetitivos tornam-se monótonos

2 –Desmotivação pelo trabalho

3 –Trabalho individualizado e isolado, as pessoas estão fisicamente juntas mais distantes socialmente

4 –Monopólio de Chefia, o gerente monopoliza os contatos do trabalhador

5 –Era da informação, as rápidas transformações sociais, culturais e econômicas mostram que o desenho clássico tende a criar ou transferir problemas para o futuro.

Modelo Humanístico, é também denominado modelo de relações humanas pelo fato de ter surgido com a experiência de Hawthorner. Foi a partir dela que surgiu a escola de relações humanas, na década de 1930. O conceito de Homo economicus (a pessoa motivada exclusivamente por recompensas salariais) foi substituído pelo conceito de homo social (a pessoa motivada por recompensas sociais). Com ela surgem os primeiros conceitos de liderança, motivação, comunicações e assuntos relacionados com as pessoas e sua supervisão.

Modelo Contingencial, considera três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e estrutura da organização, é dinâmico e se baseia na continua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou da sua equipe de trabalho. Assim, o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. O modelo contingencial supõe a utilização das capacidades de autodireção e autocontrole de pessoas e, sobretudo, objetivos definidos conjuntamente entre o ocupante e o seu gerente para tornar o cargo um verdadeiro fator motivacional.

O modelo contingencial se baseia em cinco dimensões essenciais que todo cargo deve possuir e,m maior ou menor grau:

1 –Variedade. Variedade de habilidades exigidas pelo cargo

2 –Autonomia. Grau de independência e de critério pessoal, para planejar e executar seu trabalho

3 –Significado das tarefas. A noção da interdependência do cargo com os demais cargos da organização e da contribuição do trabalho na atividade geral do departamento, noção do significado das tarefas que executa.

4 –Identidade com a tarefa. Grau que o cargo requer que a pessoa execute e complete uma unidade integral do trabalho. A montagem total de um produto em lugar da realização de apenas uma simples etapa da operação introduz identidade com o trabalho.

5 –Retroação. Informação de retorno que o ocupante recebe para avaliar a eficiência de seus esforços na produção de resultados

Enriquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com