TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica do documentário: Os Mais Espertos da Sala

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso Técnico em Logística

Turma I/B

Disciplina:

Contabilidade

Professor (a):

Michelle Oliveira

Aluno (a):

Josemar Pereira de Souza

 

Resenha crítica do documentário: Os Mais Espertos da Sala.        

A Enron era a maior empresa norte americana no ramo de distribuição energética, porem tinha outros projetos no ramo de usinas elétricas na Índia e também com internet.

Em 16 anos fez com seus ativos passassem de 10 bilhões para 65 bilhões e em 24 dias foi a falência, se tornando o maior caso de falência, nesses 16 anos de ascensão a empresa passou de vários limites para que tivesse sempre com as suas ações estivessem em alta no mercado acionista.

Com ajuda de uma empresa de auditoria a empresa manipulou os dados contábeis, para que sempre tivesse com o seus saldos positivos, mesmo com os seus fracassos na Índia com as usinas e com os projetos de internet.

As influências de Kenneth Lay foram muito mais além do que o mercado financeiro, após George Bush assumir a presidência mexeu ele com seus “pauzinhos” para que as regulamentações sobre preços do antecessor de Bush fosse retiradas e assim também fez com o governo de Schwarzenegger, fazendo com que os preços no estado da Califórnia tivesse livre comercio.

Através de empresas fantasmas a Enron ia encobrindo todos os seu prejuízos decorrentes de seus projetos paralelos e desviando dinheiro para os bolsos das pessoas responsável pela ganância.

Com a empresa em alta muitas pessoas e inclusive funcionários da própria empresa investia em suas ações estimulando a alta das ações e as supervalorizando. Mas como eles faziam que suas ações continuassem em alta com os prejuízos da empresa elevado? Era simples, eles faziam a marcação no mercado dos valores altos, sempre justificando que as ações iriam se valorizar em um curto prazo.

As falcatruas da Enron só veio à tona por conta da investigação da SEC, que é uma empresa de investigação financeira, após o início da investigação as ações que valiam 85 dólares passaram a valer muito menos que isso, assim deixando várias pessoas que tinha investido nas ações com prejuízos.

Além dos 29 mil desempregados, foram presas várias pessoas, fora o suicídio de um dos envolvidos no esquema da Enron.  Muitos que compraram as ações acabaram entrando com processo contra a empresa e os funcionários que possuíam ações dentro da empresa por incentivo tiveram suas contas bloqueadas.

Vemos onde a ganância e a falta de ética pode levar algumas pessoas, fraudar todo um sistema econômico, levando não só a empresa como várias pessoas ao fundo do poço e um rombo de mais 150 bilhões de dólares. Mas no final das contas não conseguimos identificar qual foi o principal motivo para o “barco afundar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com