TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Asseguração Razoável x Asseguração Limitada

Por:   •  21/7/2020  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 3

Bruno Nobrega de Paiva Alves – Introdução a Auditoria

Resumo Asseguração Razoável x Asseguração Limitada

Asseguração é o ato ou efeito de assegurar, ou seja, dar uma garantia ou mesmo promover uma segurança naquilo a que se propõe. O trabalho de asseguração (na visão da auditoria) nada mais é do que uma atividade em que um auditor independente revela uma conclusão sobre um determinado trabalho de auditoria realizado. A finalidade da asseguração é promover uma elevação no grau de confiabilidade nas informações contábeis da empresa auditada, para os usuários interessados (vale salientar que esses usuários não são a parte responsável). No que concerne a estas partes existem três nessa relação que merecem esclarecimento: a primeira vem da parte responsável que prepara uma informação (como as demonstrações contábeis financeiras, por exemplo), a segunda seria o auditor que de forma independente a examina e atesta sua autenticidade e por fim a parte mais relevante desse processo uma vez que são os maiores interessados nesse resultado (visto que eles irão tomar decisões econômicas importantes por meio do parecer recebido) que são os usuários interessados nas informações. Muitas vezes, estes usuários contratam o auditor independente para realizar o trabalho de asseguração da parte responsável.

Essa informação apontada pelo auditor pode ser, por exemplo, as demonstrações contábeis de uma entidade ou até mesmo uma assertiva da eficácia do seu controle interno. Assim sendo, o auditor independente irá emitir um relatório final, emitindo sua opinião acerca do que foi estudado. Se por exemplo for uma auditoria de demonstrações contábeis, ele poderá firmar uma opinião sobre qual o grau de cumprimento dos critérios estabelecidos nas normas e/ou práticas contábeis. De outro modo, caso fosse de uma auditoria de controle interno, o auditor independente poderia firmar sua opinião revelando se a eficácia de seu sistema de controle interno está funcionando de maneira adequada.

No que tange aos tipos de trabalhos de asseguração, existem dois: asseguração razoável e asseguração limitada. O trabalho de asseguração razoável tem o objetivo de reduzir o risco a um nível aceitavelmente baixo, levando em consideração as circunstâncias do trabalho como elemento basilar para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente. Já o objetivo do trabalho de asseguração limitada é o de reduzir o risco a um nível que seja aceitável, contudo, considerando um risco maior do que o trabalho de asseguração razoável, tendo como elemento basilar, neste caso, uma forma negativa de expressão da conclusão do auditor independente. Vale salientar que nem todos as atividades executadas por auditores independentes são trabalhos relativos a asseguração, neste quesito pode-se exemplificar os trabalhos de consultoria. Dessa forma, qualquer serviço que detenha características de trabalho de asseguração, não será considerado um serviço de consultoria.

No que concerne aos elementos de aceitação de um trabalho de asseguração, além do relacionamento entre três partes, ou seja, o auditor independente, a parte responsável e os usuários previstos, deve-se observar também que o auditor independente somente deverá aceitar um trabalho de asseguração quando ele puder, de antemão, cumprir com exigências éticas relevantes de independência e competência profissional, quando observar que o objeto do trabalho é apropriado, que os critérios são adequados e disponíveis aos usuários do trabalho, quando o auditor tem acesso irrestrito a todas as informações necessárias para basear sua conclusão (não é conveniente que um auditor independente aceite um trabalho de asseguração se ele não possuir conhecimento preliminar) e quando o trabalho tem um propósito racional. Após seu trabalho ser finalizado, a conclusão do auditor será revelada em um relatório por escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com