TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Asseguração Razoável x Asseguração Limitada

Por:   •  21/7/2020  •  Resenha  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Bruno Nobrega de Paiva Alves – Introdução a Auditoria 

Resumo NBC TA 300 

 

 

 

Da mesma maneira que a NBC TA 200, a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria 300 (NBC TA 300) surgiu em janeiro de 2010. Ela vem tratar da responsabilidade do profissional da auditoria no planejamento de seu trabalho acerca das demonstrações contábeis. Esta norma, como as demais, deve ser lida em paralelo com a NBC TA 200 que trata dos objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria. Essa norma estabelece que o objetivo do auditor é planejar a auditoria de forma a realizá-la de maneira eficaz. 

No que concerne ao planejamento da auditoria, a NBC TA 300 aponta que um planejamento adequado é de grande valia para este fim, bem como teria o benefício de auxiliar o profissional de auditoria a dedicar atenção apropriada às áreas importantes do trabalho, auxiliar o auditor a identificar e resolver problemas oportunos e potenciais, auxiliar o auditor a organizar apropriadamente seu trabalho a fim de que seja realizado de maneira eficaz, auxiliar na seleção dos membros da equipe de trabalho com níveis apropriados de capacidade e competência para responderem aos riscos esperados e na alocação apropriada de tarefas, facilitar a direção e a supervisão dos membros da equipe de trabalho e a revisão do seu trabalho, e por fim, auxiliar, caso necessário, na coordenação do trabalho realizado por outros auditores e especialistas. 

A norma estabelece que o sócio do trabalho e outros membros-chave da equipe, sejam envolvidos no planejamento da auditoria bem como na sua execução (incluindo o planejamento e a participação na discussão entre os membros da equipe de trabalho) e que no início da atividade laboral, o auditor execute os procedimentos demandados na NBC TA 220 (que trata do Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis), faça avaliação de conformidade com os requisitos éticos, inclusive independência, conforme também exigido pela NBC TA 220, e por fim, aponte o entendimento dos termos de trabalho conforme NBC TA 210 (que trata do Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria). Como se observa, o trabalho de auditoria é complexo e exige que o auditor se utilize de diversas normas em conjunto para a realização do seu trabalho. 

Ao planejar uma auditoria, o auditor deve revelar uma estratégia global de trabalho, ou seja, deve definir o alcance, identificando as suas características; objetivos do relatório desse trabalho a fim de planejar a época; direção; natureza das comunicações requeridas; considerações para orientar a equipe, bem como acerca dos resultados das atividades iniciais; determinação da extensão dos recursos necessários para a realização da auditoria e a descrição de outros procedimentos requeridos para que a atividade laboral esteja em conformidade com as normas exigidas. Sempre que necessário o profissional da auditoria pode e deve atualizar e alterar a estratégia e o plano de trabalho. 

Ao realizar seu trabalho, o auditor deve providenciar a documentação da estratégia global de auditoria, do plano de auditoria e de eventuais alterações que necessitem serem feitas, em conjunto com suas justificativas. Além do mais, o profissional de auditoria deve aplicar, inicialmente, os procedimentos exigidos na NBC TA 220 que são relacionados à aceitação do cliente e do trabalho de auditoria, e o contato com o auditor antecessor, caso exista. 

A NBC TA 300 estabelece que a natureza e a extensão das atividades de planejamento variam de acordo com o tamanho e a complexidade da entidade auditada, a experiência anterior dos membros-chave da equipe de trabalho e as mudanças nas circunstâncias que ocorrem durante o trabalho de auditoria. A norma também aponta que o planejamento não é uma fase isolada da auditoria, contudo seria um processo contínuo e iterativo, nos quais muitas vezes se inicia logo após a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com