TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto motivos e razões que levam o adolescente ao hospital: o atendimento psicológico

Por:   •  22/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Psicologia

Resumo do texto motivos e razões que levam o adolescente ao hospital: o atendimento psicológico

Resumo do texto para compor a nota de eficiência, apresentado para compor os requisitos da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente e Adulto Curso de Psicologia.

Resumo

O texto inicia com a pergunta central “Quem sou eu?” que segundo a autora é a grande pergunta que nos fazemos ao longo de toda a vida já que a todo momento estamos buscando nos conhecer melhor.

Essa pergunta também é central na vida do adolescente e segundo Becker (1985) não existe uma adolescência e sim várias. O texto também diz que na nossa sociedade a adolescência abrange um período longo de tempo e que esta é uma fase marcante, onde ocorrem transformações no pensamento, no sentimento e no movimento de busca de abertura para o mundo. Estas transformações causam angústias e preocupações ocasionando ao jovem um afastamento do convívio social.

O jovem é sensível a própria imagem corporal, gerando assim questões de obesidade, dermatológicas e como o adolescente pensa diferente da criança em consequência das transformações corporais, tem dificuldade em aceitar seu próprio corpo. Alguns autores definem esta fase como um novo nascimento, já que neste período ocorrem muitas mudanças significativas para a vida do indivíduo. E é necessário também lembrar que a sociedade e o meio em que ele vive influenciam seu pensamento e suas decisões.

É nesta fase também que o adolescente entra em contato com os erros dos pais, suas fraquezas, seus problemas e tem dificuldade de aceita-los. Também os pais se desprendem de seu filho criança e evolui para uma relação com o filho adulto, o que não é fácil, já que lhes impões muitas renúncias.

Entendendo-se que nesta fase há também o egocentrismo adolescente torna-se possível compreender o modo de pensar e agir destes jovens que levam a acidentes, doenças e a hospitalização. Ele acredita que os outros estão preocupados com sua aparência e comportamento.

O adolescente também está continuamente construindo ou reagindo a uma audiência imaginária porque o adolescente crê ser o foco da atenção e presume que as outras pessoas estão tão obcecadas com seu comportamento e aparência quanto ele próprio.

Juntando-se ao egocentrismo há também a chamada fábula pessoal, onde o adolescente encara a si mesmo e seus sentimentos como algo único e especial, acredita que somente ele pode sofrer ou sentir naquela intensidade e também acredita que nada de mal acontecerá a ele. O adolescente busca no perigo e nos desafios mostrar sua imortalidade, negando a si a possibilidade de morte.

O adolescente também tem relação confusa com seus pais, busca proteção e apoio enquanto busca sua autonomia e independência o que confunde também os pais com esta ambiguidade de pensamentos, já que os pais são constantemente criticados e algumas vezes sentem inveja da juventude dos filhos.

O jovem percebe também que é responsável pela própria vida, suas coisas e que ele deve escolher seus próprios caminhos. Essa liberdade de escolhas faz com que eles sejam influenciados pelos colegas para vícios como cigarro, drogas e bebidas. Querendo diferenciar-se do adulto, o jovem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com